Sobre o tráfico negreiro, série Rotas da Escravidão estreia no Brasil

Desde o século VII e por mais de 1.200 anos, a África foi o principal cenário do tráfico humano mundial. O sistema escravista, implantado no continente africano pelos países europeus, desencadeou a comercialização em massa de seres humanos e resultou em mais de 20 milhões de africanos escravizados ao redor do planeta.

Do Filmow

Imagem: Curta! / Divulgação

série “Rotas da Escravidão”, que estreia com exclusividade no Brasil no Curta!, revela, ao longo de quatro episódios, os caminhos do comércio de escravos e como a África se tornou o epicentro dessa tragédia social.

O primeiro episódio conta 700 anos de história e como as populações subsaarianas se tornaram, ao longo dos séculos, a principal “matéria-prima” do tráfico de escravos. Estreia na Sexta da Sociedade, 19, às 23h.

Filho de um sapateiro e de uma quituteira, Solano Trindade foi um poeta e ativista político que fez dos versos uma arma contra as injustiças do mundo.

O episódio inédito da série exclusiva do Curta! “República da Poesia” traça um perfil de Trindade. Ney Matogrosso, Jorge Mautner e Ruth de Souza estão entre os entrevistados que comentam a trajetória do poeta, um dos fundadores do Congresso Afro-Brasileiro. Um dos poemas mais conhecidos de Trindade, “Tem gente com fome”, foi transformado em música por Ney Matogrosso. Estreia na Quinta do Pensamento, 18, às 20h.

Segunda da Música – 15/10

22h15 – “O Piano que Conversa” (Documentário)

Os encontros do pianista Benjamim Taubkin com diferentes formações e tradições musicais, tanto no Brasil quanto na Coreia do Sul ou na Bolívia. Narrado apenas por sons, o documentário é uma experiência musical sem entrevistas ou depoimentos. Diretores: Caio Jobim e Pablo Francischelli. Duração: 77 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 16 de outubro, terça-feira, às 2h15; 17 de outubro, quarta-feira, às 10h15; 20 de outubro, sábado, às 9h05.

Terça das Artes –  16/10

20h – “Arquitetos” (Série) – Episódio “Jáuregui”

O episódio mostra o impacto da identidade latino-americana nos trabalhos realizados pelo arquiteto Jorge Mario Jáuregui, nascido na Argentina, radicado no Brasil e com projetos que reconfiguram a geografia, a precariedade e a informalidade do Rio de Janeiro.Diretor: Herbert Henning. Duração: 26 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 17 de outubro, quarta-feira, à 0h; 18 de outubro, quinta-feira, às 8h; 20 de outubro, sábado, às 21h30.

Quarta de Cinema – 17/10

20h – “A Vida é Curta!” – traz três conteúdos com o tema “cidades líquidas”

Aluga-se (Documentário)

Quanto o espaço urbano influi no nosso espaço interior? Como será amar alguém numa cidade que vive apagando sua memória? Na história de Clarice e Antonio, um retrato da verticalização caótica de São Paulo e a percepção do espaço público como uma tradução de nós mesmos. Diretora: Marcela Lordy. Duração: 15 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 18 de outubro, quinta-feira, à 0h; 19 de outubro, sexta-feira, às 8h; 20 de outubro, sábado, às 14h.

Ofusca (Ficção)

Quatro pontos de vista, um triângulo amoroso e um carro. Com os atores Fernando Alves Pinto, Petrônio Gontijo e Júlia Feldens no elenco. Diretor: Flávio Frederico. Duração: 12 min.Classificação: livre. Horários alternativos: 18 de outubro, quinta-feira, à 0h20; 19 de outubro, sexta-feira, às 8h20; 20 de outubro, sábado, às 14h20.

A Cidade (Documentário)

Distante de outros centros urbanos, Itapuã (RS) é uma comunidade com hábitos bem característicos. A localidade, que abrigou 1.454 pessoas durante mais de 70 anos de existência, conta hoje com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos. Diretora: Liliana Sulzbach. Duração: 15 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 18 de outubro, quinta-feira, à 0h40; 19 de outubro, sexta-feira, às 8h40; 20 de outubro, sábado, às 14h40.

21h20 – “Infância Clandestina” (Ficção)

Juan e sua família retornam à Argentina. Assim como sua mãe, seu pai e seu adorado tio Beto, ele usa outro nome fora de casa. Juan, na escola, se chama Ernesto, conhece Maria e descobre o amor. Baseada em fatos reais, esta é uma história sobre o primeiro amor e o fimde uma infância clandestina. Diretor: Benjamín Avila. Duração: 112 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 18 de outubro, quinta-feira, às 1h20; 19 de outubro, sexta-feira, às 9h20; 20 de outubro, sábado, às 22h10.

Quinta do Pensamento – 18/10

20h – “República da Poesia” (Série) – Episódio “Solano Trindade”

Solano Trindade fazia dos seus versos uma arma contra as injustiças do mundo. Recifense do Bairro de São José, filho de um sapateiro e uma quituteira, Francisco Solano Trindade foi poeta, ativista político e artista múltiplo. Diretor: Beto Viana. Duração: 45 min.Classificação: livre. Horários alternativos: 19 de outubro, sexta-feira, à 0h; 21 de outubro, domingo, à 0h.

Sexta da Sociedade – 19/10

23h – “Rotas da Escravidão” (Série) – Episódio “476 – 1375: Além do Deserto”

O primeiro episódio da série conta 700 anos de história e revela como as populações subsaarianas se tornaram, ao longo dos séculos, a principal “matéria-prima” do tráfico de escravos da história. Diretores: Daniel Cattier, Fanny Glissant e Juan Gélas. Duração: 52 min.Classificação: livre. Horários alternativos: 20 de outubro, sábado, às 3h10 e às 12h; 21 de outubro, domingo, à 23h; 22 de outubro, segunda-feira, às 17h.

+ sobre o tema

Depoimentos de Escravos Brasileiros

Em julho de 1982, o estudante de história Fernando...

Arqueólogos acham peças de engenho de 1580 em São Paulo

Descoberta ajuda a documento o início do ciclo da...

Juremir Machado da Silva: ‘muitos comemoram Revolução sem conhecer a história’

Samir Oliveira O jornalista e historiador Juremir Machado da Silva...

Fotografias definiram a visão que o Ocidente tem da África

Imagens de africanos começaram a circular pela Europa no...

para lembrar

Rotas da escravidão

É difícil saber quantos africanos foram trazidos para o...

África: Um Continente sem História? por Emir Sader

Os atravessamentos políticos e sociais na África, que levam...

A “novidade” da divisão do Brasil

Precisamos unir o Brasil, sim. Mas a união virá...

Projeto reúne testemunhos de africanos escravizados

Site publicará em fevereiro 400 relatos feitos entre séculos...
spot_imgspot_img

Toussaint Louverture, o general negro que libertou o Haiti

Toussaint Louverture liderou a revolução haitiana que conquistou a libertação de dezenas de milhares de escravos negros da antiga colônia francesa no Haiti e abriu caminho...

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante alguns dias me achei feia, como a sinhá sempre dizia que todos os pretos eram...

Caso de dona Maria de Moura pede urgência no combate ao crime de escravidão

Quantas pessoas brancas alguém aqui conhece que passou um, dez, 20, 40, 72 anos em regime análogo à escravidão? Tenho curiosidade em saber. Conte-me nos...
-+=