Socialistas chilenos proclamam Michelle Bachelet pré-candidata presidencial

Nas primárias do governo, disputarão os ex-ministros Laurence Golborne e Andrés Allamand

Por: France Presse

 

Santiago – O Partido Socialista chileno e o Partido Pela Democracia (PPD) proclamaram neste sábado a ex-presidente Michelle Bachelet (2006-2010) como sua pré-candidata presidencial nas primárias para as eleições de novembro, nas quais é favorita segundo as pesquisas.

Em um comício realizado no teatro Caupolicán, centro de Santiago, e na presença de centenas de dirigentes e militantes, Bachelet delineou os eixos principais de sua campanha.

“Desde que recuperamos a democracia, o Chile teve crescimento e progresso, mas sejamos justos: houve reformas que ficaram por fazer. O país necessita de mudanças profundas”, afirmou, em seu discurso, destacando que o pilar de sua proposta será “o combate contra a desigualdade”.

Bachelet, que desde sua volta ao Chile havia se mantido distante dos partidos políticos e apostara numa candidatura mais cidadã e vinculada aos movimentos sociais, pediu para que se construa uma “contundente maioria cidadã e parlamentar” para conseguir aprovar suas propostas eleitorais no Congresso.

Entre suas prioridades, Bachelet destacou a necessidade de elaborar uma nova Constituição, assim como o fim do lucro na educação e uma reforma tributária para poder sustentar a reforma educacional.

A atual Constituição chilena foi elaborada pela ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) e referendada em controvertidas eleições em 1980.

Em 2005, durante o governo de Ricardo Lagos, a Carta Magna foi reformada com a eliminação de elementos antidemocráticos mais criticados, mas as organizações de esquerda consideram essas mudanças insuficientes. Em 30 de junho, Bachelet se medirá nas primárias com outros três candidatos da oposição. Nas primárias do governo, disputarão os ex-ministros Laurence Golborne e Andrés Allamand.

 

Fonte: Correio Braziliense 

 

Saiba Mais:

Michelle Bachelet quer combater a violência doméstica

Michelle Bachelet fala sobre ‘mulheres na política’ com parlamentares da bancada feminina

CHILENOS

+ sobre o tema

Nota de preocupação e repúdio

Carta Aberta à Drª Gilda Carvalho Ministério Público Federal NOTA DE...

Dia de Luta pela Saúde da Mulher e de Redução da Morte Materna

A deputada Inês Pandeló, Presidente da Comissão de Defesa...

para lembrar

Sessão extraordinária na Câmara vai colocar em votação 7 projetos de Marielle

Na próxima quarta-feira (2) será realizada uma sessão extraordinária...

Mulheres ainda se dividem entre a casa e o trabalho, aponta o IBGE

Mesmo cada vez mais inseridas no mercado de trabalho,...

#GeledésnoDebate: “Não houve respaldo legal para a esterilização de Janaína”

#SomostodasJanaína# Por Kátia Mello Janaína Aparecida Quirino, 36 anos, moradora em...

Mulheres agredidas por PM serão indenizadas no Rio

Ele as xingou, atacou com cabo de vassoura e...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=