Sociedade Grisalha

Durante esse mês, eu, iniciando o ápice da minha jovialidade física e mental, percebi alguns fios de cabelo brancos, mais do que eu costumava encontrar, quando eventualmente empenhava-me a manter a hegemonia castanha nos meus cabelos.

Enviado por Christian Dottes Teixeira via Guest Post para o Portal Geledés

Não considero preocupante a situação – do ponto de vista estético ou biológico; apesar de ser um pouco estranha. Conversei com algumas pessoas e a conclusão me permitiu apreciar a ocasião sem stress.

Com a mão, afasto os meus cabelos e reflito que bandido bom é bandido morto. Contanto que não seja eu quando bebo e saio por aí dirigindo, porque apesar de ser crime, isso não me faz criminoso. Portanto, a máxima vale,desde que o bandido seja negro, pobre e… Bem não precisa muito mais do que isso, no final da história, todos sabemos o destino do nosso protagonista, e sorrimos vendo a justiça sendo feita, enquanto nasce mais cabelo branco.

Sobre o aborto, não é à toa que é crime, deve continuar sendo, afinal de contas, protege a vida e os bons costumes. Longe de mim, desejar mal a alguém, mas só permitiria (o aborto) se fosse com aquela prima rica e famosa, tudo para preservar a reputação da família. Mas essas faveladas que não tem responsabilidade, comigo não têm vez, se fizer, vai ter que criar. Mais fios brancos.

Sem querer falar muito sobre maconha, que isso não é coisa de Deus, mas eu nem sei o porquê de discutirem sobre a sua descriminalização. Droga é coisa de vagabundo, que precisa de uma substância ilícita para fugir das responsabilidades. A exceção é a turma dos brothers que, volta e meia, queimam um pra dar uma relaxada, mas aí tudo bem porque é tudo gente boa. E os cabelos brancos seguem povoando.

Veja bem, não há nada de errado em ter cabelos brancos, independentemente da idade, se há alguma disfunção genética que motive esse fenômeno, ou se eles surgem apenas pela casualidade. Todos nós temos, tivemos ou vamos ter cabelos brancos…

Há quem os cubra com tinta – para disfarçar a idade, na maioria dos casos. Mas como todo disfarce, o mistério se limita apenas à aparência. Tem aqueles que preferem ir arrancando, aos poucos, os fios que vão aparecendo, mas há de convir, que chega um momento que, de tanto arrancar, perde-se todos os cabelos e junto com eles o que há de mais essencial na subjetividade do indivíduo.

Imagino que o ideal não é tentar esconder os cabelos (quando brancos), pois são naturais às pessoas. O que se deve fazer é reconhecê-los, com toda a sua humanidade, sem deixar que a mentalidade do coletivo seja contaminada por preconceitos, hipocritamente, arcaicos e egoístas.

+ sobre o tema

Em Ceilândia, Anielle Franco anuncia R$ 1,6 milhão para organizações

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, anunciou, nesta...

OABRJ levará absolvição dos policiais no caso João Pedro ao STF

A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de...

O grande bazar de direitos

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, declarou nesta semana estar "muito...

para lembrar

Todos podem ter vida digna já, diz criador do Fórum Social Mundial

Outro mundo ainda é possível? Diante da trajetória recente...

Planalto confirma saída de Haddad que será substituído por Mercadante no Ministério da Educação

O ministro da Educação, Fernando Haddad, vai deixar o...

LULA VS. SERRA

Sob o título "Tucano alfineta Lula ao entregar estação...

Estudante britânico comenta o complexo de vira-latas dos brasileiros

"O Brasil tem uma reputação invejável no exterior, mas...

Saiba o que muda no ensino médio com novo texto aprovado no Congresso

Após sucessivos ajustes, com idas e vindas entre as duas casas do Congresso e nove meses de tramitação, a reforma do novo ensino médio...

É mito pensar que todos os pobres são empreendedores, diz ganhadora do Nobel de Economia

Uma das mais respeitadas economistas do mundo quando o assunto é pobreza, a francesa Esther Duflo tem gastado muito do seu tempo falando sobre os...

Brasileiras reunidas para enfrentar a extrema direita

Muito se diz que organização de base e ocupação das ruas são os caminhos mais efetivos para enfrentar a extrema direita. Difícil é encontrar quem...
-+=