Sonia Sotomayor é nomeada à Suprema Corte dos EUA

Fonte: G1 –

Indicada por Obama, ela vai ser a primeira latina na corte do país.
Sotomayor foi eleita por 68 votos a favor e 31 contra

 

A juíza indicada pelo presidente norte-americano, Barack Obama, à Suprema Corte, Sonia Sotomayor, foi nomeada nesta quinta-feira (6) pelo Senado do país para se tornar a primeira pessoa de origem hispânica a integrar a máxima instância jurídica dos Estados Unidos.

O Senado, de maioria democrata, votou majoritariamente de acordo com as orientações partidárias. A aprovação da juíza, indicada pelo presidente Barack Obama para o cargo vitalício, ocorreu por 68 votos a 31. O grande número de republicanos que rejeitou a indicação refletiu a resistência do partido a várias iniciativas do presidente, como a proposta de reforma do sistema de saúde.

Quando tomar posse, Sotomayor, de 55 anos e juíza de apelações em Nova York desde 1998, será a primeira pessoa de origem hispânica e a terceira mulher a ocupar um posto na Suprema Corte, de 220 anos.

“Outra barreira foi derrubada na vida norte-americana”, disse o senador Joe Lieberman, independente que votou a favor de Sotomayor. Ela é filha de pais porto-riquenhos, e nasceu em uma família pobre. Os democratas elogiaram Sotomayor, dizendo que ela é sensata, mas os republicanos a acusaram de parcialidade.

As críticas eram focadas a comentários feitos no passado por Sotomayor, que afirmou que uma “latina sábia” poderia tomar decisões melhores que um homem branco. Em sua audiência de confirmação, Sotomayor, juíza federal por 17 anos, não pediu desculpas, mas afirmou que um jurista deve tomar cuidado com o preconceito interno.

 

Balança ideológica

 

Ao substituir o aposentado David Souter, Sotomayor não deve mudar a balança ideológica da corte. Souter estava entre a ala liberal dos juízes, que nos últimos anos normalmente perdia por 5 votos a 4 para os conservadores. Se a história se confirmar, pode levar anos para se determinar o tipo de juíza que ela será.

A indicação ressalta o esforço de Obama, há seis meses no cargo, para levar a corte para a esquerda após oito anos de influência conservadora durante o governo de seu antecessor, o republicano George W. Bush.

A Suprema Corte é o árbitro final na Justiça norte-americana, e decide sobre temas que vão do aborto à pena de morte e direitos civis. Ao se oporem a Sotomayor, os republicanos se arriscam a sofrer alguma retaliação do eleitorado hispânico, minoria que mais cresce nos Estados Unidos.
Matéria original: Sonia Sotomayor é nomeada à Suprema Corte dos EUA

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Um quinto dos americanos acha que Obama é muçulmano, diz pesquisa

Obama frequenta a igreja e já reiterou publicamente sua...

Olimpíada é aprofundamento do modelo militarizado de segurança

Para diretor da Anistia Internacional, aumento da violência do...

Em prol das crianças e jovens

Menino, negro, 13 anos, vivendo na zona rural do...

para lembrar

Capital estrangeiro vai ser taxado em 2% a partir desta terça, diz Mantega

Fonte: UOL - O ministro da Fazenda, Guido Mantega,...

Machismo e racismo dentro e fora do BBB

por Karen Polaz de Blogueiras Feministas Não sou fã...

Entrevista – Fábio Mesquita: “Talvez a solidariedade nos leve a viver em um mundo melhor”

“Este ciclo vai passar… e talvez esse momento tão...

A FAVOR:Nobel é reconhecimento a multilateralismo

Folha de São Paulo - por: Sérgio Dávila - MAIS do...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=