SOS Corpo capacita mulheres para monitorar o orçamento público

Instituto Feminista para a Democracia, em parceria com o CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessorias, promove em janeiro e fevereiro o Ciclo de Capacitação sobre Monitoramento do Orçamento Público para mulheres da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata de Pernambuco.

 

O Ciclo tem início no dia 27 de janeiro com uma oficina de dois dias sobre Direitos Sociais, na RMR e a segunda atividade será a oficina de Direito à Participação na Zona da Mata do estado nos dias 3 e 4 de fevereiro. Um seminário, que acontece de 5 a 7 de fevereiro, fecha o ciclo e vai reunir o público das duas oficinas, para debater monitoramento do orçamento público.

 

A educadora do SOS Corpo, Joana Santos, diz que as mulheres têm o direito de pensar o orçamento público e incidir nos rumos das políticas públicas. “Para isso, elas precisam saber que a efetivação das políticas depende de dinheiro e devem ser capacitadas para intervir nesses processos”.

 

Joana diz ainda que o controle público se faz por meio de várias ações e é um instrumento político que pode favorecer a participação das mulheres, seja no orçamento participativo, seja em formas de pressão para efetivação das políticas públicas e direito das mulheres.

 

As oficinas e seminários tiveram suas vagas destinadas às mulheres militantes de movimentos sociais que atuam nas áreas onde serão realizadas as atividades. Os debates sobre orçamento público e participativo e a capacitação das mulheres para esses espaços faz parte de uma das frentes de trabalho do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, que já lançou cartilha e realizou outros cursos e oficinas sobre o assunto.

 

Fonte: SOS Corpo

+ sobre o tema

Feministas apoiam nova ministra e aguardam debate sobre aborto

Para representantes de entidades ligadas às causas feministas, escolha...

O uso do crack na gestação causa sérios riscos ao feto

Aumento do consumo do crack entre mulheres e as...

Ministra Eleonora Menicucci critica médico que não faz aborto legal

Para secretária de Políticas para Mulheres, profissional que não...

SEMDF participa do Encontro das Trabalhadoras da CTB

Desenvolvimento, autonomia e igualdade foi o tema que conduziu...

para lembrar

Sarney e Maia destacaram a presença de uma mulher na Mesa diretora

A cerimônia que deu início aos trabalhos legislativos da...

Diversidade sexual no meio acadêmico é tema de encontro na Universidade de Brasília

Brasília – Diversidade sexual foi o tema que norteou...

Como o 8 de Março mudou a ciência

Eva Alterman Blay é Professora Emérita da USP e...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=