SOS Corpo capacita mulheres para monitorar o orçamento público

Instituto Feminista para a Democracia, em parceria com o CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessorias, promove em janeiro e fevereiro o Ciclo de Capacitação sobre Monitoramento do Orçamento Público para mulheres da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata de Pernambuco.

 

O Ciclo tem início no dia 27 de janeiro com uma oficina de dois dias sobre Direitos Sociais, na RMR e a segunda atividade será a oficina de Direito à Participação na Zona da Mata do estado nos dias 3 e 4 de fevereiro. Um seminário, que acontece de 5 a 7 de fevereiro, fecha o ciclo e vai reunir o público das duas oficinas, para debater monitoramento do orçamento público.

 

A educadora do SOS Corpo, Joana Santos, diz que as mulheres têm o direito de pensar o orçamento público e incidir nos rumos das políticas públicas. “Para isso, elas precisam saber que a efetivação das políticas depende de dinheiro e devem ser capacitadas para intervir nesses processos”.

 

Joana diz ainda que o controle público se faz por meio de várias ações e é um instrumento político que pode favorecer a participação das mulheres, seja no orçamento participativo, seja em formas de pressão para efetivação das políticas públicas e direito das mulheres.

 

As oficinas e seminários tiveram suas vagas destinadas às mulheres militantes de movimentos sociais que atuam nas áreas onde serão realizadas as atividades. Os debates sobre orçamento público e participativo e a capacitação das mulheres para esses espaços faz parte de uma das frentes de trabalho do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, que já lançou cartilha e realizou outros cursos e oficinas sobre o assunto.

 

Fonte: SOS Corpo

+ sobre o tema

Estupro e consentimento explicados em simples tirinhas

Consentimento no sexo é ignorado o tempo todo, e...

O Mais Ordinário dos Estupros

Neste artigo de Patricia Valério, cuja inspiração é o...

para lembrar

Estupro e consentimento explicados em simples tirinhas

Consentimento no sexo é ignorado o tempo todo, e...

O Mais Ordinário dos Estupros

Neste artigo de Patricia Valério, cuja inspiração é o...
spot_imgspot_img

Epsy Campbell compartilha decálogo de poder e compaixão com líderes negras latino-americanas

Entre a comunidade negra latino-americana (especialmente a feminina), Epsy Campbell é um marco histórico: foi a primeira mulher afrodescendente a chegar a uma Vice-Presidência...

Feminicídio: DF supera quantidade de casos do mesmo período de 2024

O Mapa de Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira (11/6) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, revela que houve uma redução de 25,81% nos casos...

Justiça do Rio condena médico que estuprou mulheres na sala de parto

A Justiça do Rio condenou o médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra a 30 anos de prisão, em regime fechado, por estupro de vulnerável contra...