Steinbruch aponta a destruição da indústria brasileira

Empresário e ex-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional criticou duramente o atual momento vivido pela indústria nacional no qual, segundo ele, “a desindustrialização avança a passos de gigante e o neoliberalismo radical impõe a ideia de que a indústria brasileira deve ser entregue à sua própria sorte, sem ter as condições para competir em igualdade com os concorrentes internacionais”; para ele, apesar da necessidade de reformas, ainda existe um “cunho ideológico liberal” que “é um desastre para o país”

Do Brasil247

Para o empresário e ex-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional criticou duramente o atual momento vivido pela indústria nacional no qual, segundo ele,” a desindustrialização avança a passos de gigante e o neoliberalismo radical impõe a ideia de que a indústria brasileira deve ser entregue à sua própria sorte, sem ter as condições para competir em igualdade com os concorrentes internacionais”.

Steinbruch ressalta que a produção industrial geral vem caindo nos últimos anos, “totalizando um retrocesso de quase 17% em três anos”, e que somente “a indústria de máquinas tenha perdido 50% de seu faturamento nesses mesmos três anos”. “Pouco importa que a indústria naval e a cadeia produtiva de petróleo e gás tenham sido praticamente destruídas. Pouco importa que o setor da indústria de transformação tenha cortado 323 mil empregos em 2016, e a da construção civil, 359 mil”, destaca Steinbruch em um artigo publicado na Folha de São Paulo.

“Pouco importa que a produção de veículos, de um setor que já foi o carro-chefe da economia brasileira, tenha caído para apenas 2,2 milhões de unidades no ano passado, fazendo o segmento industrial voltar para o seu nível de produção de 12 anos atrás”, diz o empresário. Ele também criticou as dificuldades de acesso ao crédito e as altas taxas de juros que “quando comparadas com as internacionais, inviabiliza qualquer iniciativa financiada e envergonha o país”.

Para ele, apesar da necessidade de reforma ainda existe um “cunho ideológico” liberal” que “é um desastre para o país”. “Fundamenta-se no pressuposto ingênuo de que o mercado regula tudo e que a indústria brasileira pode competir com os concorrentes internacionais em igualdade de condições, quando, na verdade, é assolada por uma série de desigualdades, como o custo do capital astronômico, a tributação excessiva, o custo incerto da energia e a burocracia infernal. “Sem tirar esses “penduricalhos”, expor a indústria à competição internacional é o mesmo que, digo eu, jogá-la na cova dos leões”, afirma.

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Entidades brasileiras participarão de audiência sobre violência política na Corte Interamericana

Um grupo formado por sete organizações, entre elas a...

Últimas tropas de combate dos EUA deixam o Iraque

Segundo redes americanas, tropas deixam o país em direção...

O que diz um jovem líder dos protestos que a Veja identificou e depois esqueceu

Matheus Pries, do MPL, falou do espírito das manifestações...

para lembrar

Justiça cassa 13 vereadores em São Paulo; advogado diz que lei não proíbe doações

Fonte:UOL - A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou...

Procon-SP alerta sobre oferta de produtos nas redes sociais

Cada vez mais usadas como ferramentas para o...

Boaventura: procuram-se horizontes, urgente

A barbárie pós-moderna alastra-se. Como alternativa, proporemos apenas a...

Maioria acha que Obama não mereceu Nobel

Fonte: Blog Sérgio Dávila - Pesquisa Gallup divulgada hoje confirma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=