STF define cronograma de julgamento do mensalão

Leitura do relatório do ministro Joaquim Barbosa começa em 1º de agosto

Por: Isabela Azevedo

O STF (Supremo Tribunal Federal) definiu nesta quarta-feira (6) o cronograma de julgamento do mensalão. Serão duas fases. A primeira será destinada à leitura do relatório do ministro Joaquim Barbosa e às sustentações orais da acusação e da defesa. A segunda será composta pelos votos dos ministros.

O processo do mensalão possui 38 réus, entre eles, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Eles são acusados de integrar um esquema de compra de votos de parlamentares em troca de atuações favoráveis ao governo Lula no Congresso. O escândalo foi revelado em 2005, durante o primeiro mandato de Lula.

O julgamento terá início em 1º de agosto, às 14h, com a leitura do relatório abreviado do ministro Joaquim Barbosa, principal relator do processo. Em seguida, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, fará a sustentação oral para acusar os réus.

A partir do dia 2 de agosto, os advogados dos réus terão uma hora cada para falar pela defesa. O STF estima que a defesa ocupará as cinco horas diárias das sessões, de segunda a sexta, até o dia 14 de agosto.

A segunda fase está programada para começar no dia 15 de agosto, com o início da leitura do voto de Barbosa (que pode durar mais de um dia). Ao contrário da primeira fase, não haverá limite de horas diárias para as sessões. Depois, será a vez do relator revisor, ministro Ricardo Lewandowski, proferir seu voto. Os demais ministros vão ler suas conclusões em seguida.

O presidente do tribunal, Carlos Ayres Britto, será o último a ler seu voto. Ele se aposenta no início de novembro deste ano.

O STF ressalta que não há data definida para o fim da segunda fase, já que não há previsão de quanto tempo os ministros vão demorar a ler seus votos.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

para lembrar

Renda baixa e racismo impedem conclusão do ensino básico, diz pesquisa

O racismo estrutural e a necessidade de garantir renda são...

Caminhos para Exu celebra resistência dos povos de terreiro no DF

Mais de uma centena de praticantes e simpatizantes das...

Cineastas negras reivindicam mais ações afirmativas para audiovisual

A Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan) promoveu nesta...

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil de 2023 para 2024, segundo o relatório do Observatório Brasileiro das Desigualdades, publicado nesta quarta-feira. O...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de escravidão Tomoya Obokata afirmou estar "alarmado" com o fato de o Poder Judiciário brasileiro ter...

Quilombo de Itararé: herança de forças e histórias de 26 famílias ecoam em cada canteiro

Na Fazenda Silvério, em Itararé (SP), a terra vermelha não guarda apenas hortaliças e grãos: ali resistem memórias que atravessam séculos. A comunidade é formada...