STJD aplica multa ao Grêmio por caso de racismo da torcida

O Grêmio acabou sendo punido no valor de R$ 30 mil pelo caso de injúria racial que envolveu o atacante Yony González, do Fluminense. No encontro dos times pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, o colombiano, autor do gol da vitória por 5 a 4, foi alvo de gritos racistas da torcida gremista.

Por Cesar Esteves, Do Gazeta Esportiva

Yony González, homem negro de cabelo curto e crespo, durante uma partida
(Foto: Lucas Merçon/FFC)

A Quinta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o Tricolor Gaúcho por causa de cantos cânticos racistas vindo de um torcedor na Arena no jogo pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Durante a sessão alguns auditores indicavam que não foi possível ouvir, de forma clara, os possíveis cânticos racistas direcionados. Na votação o clube gaúcho foi punido por 4 a 1, mas pode recorrer da decisão.

Nessa situação o Grêmio não corre o risco de perder mando de campo ou pontos. O Tricolor Gaúcho já havia sido eliminado em 2014 da Copa do Brasil devido a expressões racistas ao goleiro Aranha, do Santos. Os torcedores na época foram identificados pelo clube.

 

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.