Comissão analisa 105 processos que envolvem atos de discriminação por raça ou cor em São Paulo

Casos são avaliados por mediadores de conflitos e denunciado pode ser advertido ou multado. Denúncias podem ser feitas pela internet.

Por G1 

Artesã Esperança Santana vive na comunidade remanescente de quilombo Sapatu, em Eldorado — Foto- Divulgação:Secretaria de Justiça

No dia em que a abolição da escravatura completa 131 anos, a Comissão Especial de Discriminação Racial da Secretaria da Justiça informou nesta segunda-feira (13) que estão em andamento 105 processos que envolvem atos de discriminação por raça ou cor no estado de São Paulo.
Segundo a secretaria, os processos são avaliados por mediadores de solução de conflitos. Se não houver acordo entre as partes, o denunciado pode ser advertido ou multado. É possível denunciar atos de discriminação racial pelo site da secretaria.

No dia 25 de março, Fernanda Vicentina da Silva relata ter sido impedida de comprar sorvete para os filhos de sete e três anos na loja do McDonald’s da Rua Domingos de Moraes. O Ministério Público abriu um inquérito civil para investigar o caso. A rede informou, por meio de nota, que o funcionário terceirizado foi afastado até que tudo seja esclarecido.

Comunidades remanescentes de quilombos

A Fundação Itesp, ligada à Secretaria de Justiça, trabalha no reconhecimento da comunidade quilombola Abobral Margem Direita, em Eldorado, no Vale do Ribeira, sul do estado de São Paulo. A previsão é a de que a comunidade, com 44 famílias, seja reconhecida até o final deste ano
Com o reconhecimento, os agrônomos, veterinários e técnicos agrícolas da Fundação passam a prestar os serviços gratuitos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). A atividade envolve produção com técnicas de plantio, cuidados com o solo e educação ambiental.
Desde 1998, a Fundação reconheceu 36 comunidades quilombolas em São Paulo, 29 no Vale do Ribeira, sendo 6 tituladas em terras públicas estaduais. Ao todo, 1.445 famílias vivem nessas áreas.

+ sobre o tema

Violência sexual em espaços noturnos e responsabilização de agressores

As recentes notícias de que duas mulheres teriam sido...

Polícia Civil de Alagoas prende homem por injúria racial e ameaça

A Polícia Civil, por meio da seção de capturas...

Quase metade das crianças até 5 anos vivia na pobreza em 2022, diz IBGE

Quase metade das crianças de zero a cinco anos vivia em...

para lembrar

Ator é vítima de racismo durante espetáculo:’Isso não pode ficar impune’

Uma espectadora interrompeu a peça e deu uma banana No...

Grupo antirracismo critica apoio do Liverpool a Suárez

Um grupo que realiza campanhas contra o racismo no...

Minas registra um novo caso de racismo a cada 22 horas e 16 minutos

Expressivo, número de crimes raciais levados aos tribunais está...

Austrália propõe mudar lei, mas aborígenes querem mudança real

Por: Liz Lacerda Alison Golding tinha 10 anos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=