Sindicato dos Jornalistas promove roda de conversa sobre Direito de Resposta e Racismo Religioso
Evento, que ocorre dia 30 de maio, às 19h30, na Rua Rego de Freitas, 530, terá como convidado o advogado Dr. Hédio Silva Junior e é promovido pelo Cojira-SP – Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, em parceria com o Nera – Núcleo de Estudos Étnico-Raciais das faculdades FMU-FIAM-FAAM.
Dr. Hédio falará sobre o processo de Direito de Resposta ganho contra o Grupo Record TV, por ofensas e injúria racial dirigidas aos seguidores de religiões Afro-brasileiras. A ação durou 16 anos para ser cumprida, acumulando prejuízos aos seguidores de Umbanda e Candomblé, resultando em práticas de racismo religioso e intolerância religiosa, que extrapolaram a tela da TV.
Jornalistas e convidados poderão debater questões importantes entorno do tema, como o papel da mídia na naturalização de práticas racistas; o lugar da religião na pauta diária de veículos de comunicação; o impacto da invisibilização e da esteriotipação do negro pela mídia brasileira, entre outros.
O evento é aberto, as inscrições gratuitas e podem ser feitas na data do evento, a partir das 18h30. Vagas limitadas sujeitas à lotação do auditório.
Sobre o Dr. Hédio Silva Jr.
- HÉDIO SILVA JR. é advogado e ativista histórico. Foi secretário da Justiça do Estado de São Paulo e é um dos mais respeitados defensores da cultura e das religiões de matrizes africanas. Em 2016, foi homenageado com o Troféu Asé Isesé (A força dos nossos ancestrais) conferido pelo Centro Cultural Africano à lideranças religiosas e personalidades públicas que se destacam na luta contra a intolerância religiosa.
Serviço
Roda de Conversa – Direito de Resposta, Religião e Racismo Religioso
Data: 30 de maio
Horário: 19h30
Endereço: Rua Rego de Freitas, 530 – Centro
Evento gratuito
Vagas limitas
Inscrições no local, a partir das 18h30
Assessoria de Imprensa
Central de Comunicação
Camila Alexandre – 11 97326-9170
Cris Molina – 11 97970-8822