Personalidades protestam contra racismo da H&M

The Weeknd e outros astros responderam à campanha com frases de impacto

Do Sou Moda 

Acusada de racismo após veicular a imagem de uma criança negra usando um moletom com a frase “o macaco mais legal da selva” e outra de um menino branco escrito “especialista em sobrevivência“, a H&M se desculpou nas redes sociais e retirou a propaganda do ar e as peças das suas lojas. Contudo, a indignação à rede de confecção sueca ainda vem repercutindo, inclusive entre os famosos.

Um dos maiores exemplos foi o cantor The Weeknd, que tinha uma parceria com a marca, e encerrou o seu contrato com a empresa.

Em seu Twitter, o astro fez um desabafo. “Acordei esta manhã chocado e envergonhado por essa foto. Estou profundamente ofendido e não trabalharei mais com a @hm…”.

‘Black is beautiful’

You’re prince soon to be a king 🤴🏿 Don’t let anybody tell you different … #blackexcellence

Uma publicação compartilhada por Romelu Lukaku (@rlukaku9) em

Também indignados com o ato de racismo da H&M, algumas celebridades compartilharam imagens do mesmo garotinho com o moletom verde da marca, porém usando frases positivas e de bastante impacto.

O jogador do Manchester United Romelu Lukaku mudou os dizeres do casaco para “Black is Beautiful”. Ele comentou em seu Twitter: “Você é um príncipe e em breve será um rei. Não deixe ninguém te dizer o contrário… #blackexcellence“.

O rapper e produtor Diddy postou um desenho da mesma imagem, mas com outra frase: “o rei mais descolado do mundo.” E ainda escreveu na legenda: “Tenha respeito. Quando você olhar para nós tenha certeza que você vê realeza e glória natural enviada por Deus. Qualquer outra coisa é desrespeito“.

O jogador de basquete LeBron James também protestou. Em seu Instagram, acompanhado de uma imagem do garoto negro de coroa, o astro do Cleveland Cavaliers da NBA escreveu: “Eu vejo um jovem rei! O soberano do mundo, uma força intocável que não pode ser negada!“.

Foto: Divulgação/H&M

+ sobre o tema

‘Estou com medo e não estou saindo de casa’, diz haitiano atingido por balas

Imigrantes haitianos atacados relatam dificuldades encontradas na busca por...

As desigualdades raciais são categóricas e duradouras, estúpido!

Talvez o maior erro de avaliação para usos e...

Apresentador é demitido após fazer comentário racista sobre Michelle Obama

Um apresentador de TV foi demitido nos Estados Unidos...

Diretor de jornal francês é condenado a prisão por racismo contra Christiane Taubira

O diretor do jornal de extrema-direita Minute foi condenado...

para lembrar

Racismo: Itália estabelece cota de 30% de estrangeiros nas salas de aula

ROMA (Reuters) - Crianças estrangeiras não vão poder ultrapassar...

A invisibilidade do racismo nos dados da Covid-19

As respostas às desigualdades em saúde só podem ser adequadas quando...
spot_imgspot_img

O papel de uma líder branca na luta antirracista nas organizações 

Há algum tempo, tenho trazido o termo “antirracista” para o meu vocabulário e também para o meu dia a dia: fora e dentro do...

Mortes pela polícia têm pouca transparência, diz representante da ONU

A falta de transparência e investigação nas mortes causadas pela polícia no Brasil foi criticada pelo representante regional para o Escritório do Alto Comissariado...

Presos por racismo

A dúvida emergiu da condenação, pela Justiça espanhola, de três torcedores do Valencia por insultos racistas contra Vini Jr., craque do Real Madrid e da seleção brasileira. O trio...
-+=