Personalidades protestam contra racismo da H&M

The Weeknd e outros astros responderam à campanha com frases de impacto

Do Sou Moda 

Acusada de racismo após veicular a imagem de uma criança negra usando um moletom com a frase “o macaco mais legal da selva” e outra de um menino branco escrito “especialista em sobrevivência“, a H&M se desculpou nas redes sociais e retirou a propaganda do ar e as peças das suas lojas. Contudo, a indignação à rede de confecção sueca ainda vem repercutindo, inclusive entre os famosos.

Um dos maiores exemplos foi o cantor The Weeknd, que tinha uma parceria com a marca, e encerrou o seu contrato com a empresa.

Em seu Twitter, o astro fez um desabafo. “Acordei esta manhã chocado e envergonhado por essa foto. Estou profundamente ofendido e não trabalharei mais com a @hm…”.

‘Black is beautiful’

You’re prince soon to be a king 🤴🏿 Don’t let anybody tell you different … #blackexcellence

Uma publicação compartilhada por Romelu Lukaku (@rlukaku9) em

Também indignados com o ato de racismo da H&M, algumas celebridades compartilharam imagens do mesmo garotinho com o moletom verde da marca, porém usando frases positivas e de bastante impacto.

O jogador do Manchester United Romelu Lukaku mudou os dizeres do casaco para “Black is Beautiful”. Ele comentou em seu Twitter: “Você é um príncipe e em breve será um rei. Não deixe ninguém te dizer o contrário… #blackexcellence“.

O rapper e produtor Diddy postou um desenho da mesma imagem, mas com outra frase: “o rei mais descolado do mundo.” E ainda escreveu na legenda: “Tenha respeito. Quando você olhar para nós tenha certeza que você vê realeza e glória natural enviada por Deus. Qualquer outra coisa é desrespeito“.

O jogador de basquete LeBron James também protestou. Em seu Instagram, acompanhado de uma imagem do garoto negro de coroa, o astro do Cleveland Cavaliers da NBA escreveu: “Eu vejo um jovem rei! O soberano do mundo, uma força intocável que não pode ser negada!“.

Foto: Divulgação/H&M

+ sobre o tema

para lembrar

Vereadora alvo de ofensa racista: ‘Disseram que era liberdade de expressão’

Em entrevista ao UOL News, a vereadora Paolla Miguel (PT-SP)...

OAB diz que internautas são responsáveis por publicações

TARYNE ZOTTINO   Após denúncia recebida pelo Ministério...

Não queremos mais Marielles

Às vésperas do Dia Internacional dos Direitos Humanos, vereadores negros...

Luta contra o racismo: pela emancipação do povo brasileiro

Mônica Custódio (Secretaria Estadual de Luta Antirracismo do...
spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=