Stop blaming the victim! Parem de culpar a vítima

A pesquisa do IPEA desnudou uma triste realidade, mas muitos ainda se negam a olhá-la de frente e transformá-la.

Por: Maria Frô

O que dizer de um país onde membros da polícia militar, marinha, estudantes universitários, bispos, juízes, comediantes, políticos e tantas outras instituições têm homens que estimulam em seus discursos e práticas ou são acusados de estuprar mulheres e vulneráveis? Uma rápida olhada nas matérias linkadas ao final deste post nos dá a dimensão da barbárie ao longo de quatros anos, apenas daquilo que virou notícia.

Portanto, se você culpa a mulher por ser estuprada devido às roupas que ela usa, ou ao seu comportamento, moço, você é machista; moça, você é machista. E como tal, você colabora com a violência, você estimula a violência, você educará homens violentos e mulheres que reproduzem a violência, você também será responsável por estupros de crianças. Acha que eu exagero? Então, vejamos os dados de 2011 baseados nas notificações feitas ao Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) que permitem revelar o perfil das vítimas nas estatísticas de estupro:

1) no Brasil 50,7% das vítimas de estupro têm até 13 anos de idade.

2) Os adolescentes (entre 14 e 17 anos) são vítimas em 19,4% dos casos.

3) Mais de 70% dos estupros vitimizaram crianças e adolescentes, 88,5% das vítimas eram do sexo feminino, 51% de cor preta ou parda e apenas 12% eram ou haviam sido casadas anteriormente.

4) É bom lembrar que 24,1% dos estupradores são os próprios pais ou padrastos e 32,2% são amigos ou conhecidos da vítima.

5) O estuprador desconhecido ataca em sua maioria vítimas adultas. Na fase adulta, este responde por 60,5% dos casos.

6) No geral, 70% dos estupros são cometidos por parentes, namorados ou amigos/conhecidos da vítima.

Ou seja, você é responsável se continua fechando os olhos pra esta barbárie, porque queira vc ou não se todos nós adultos não encararmos de frente esta barbárie seremos reprodutores dela.

O vídeo abaixo é uma campanha indiana, país onde o estupro é igualmente assustador.

Nadilson Teixeira que postou o vídeo fez legendas em português a partir da versão inglesa “It’s Your Fault”. trata-se de uma sátira pedagógica (aprende aí Rafinha Bastos, Danilos e todo o resto da canalha que em suas piadas de mau gosto estimulam ainda mais esta cultura da violência, ao ridicularizar vítimas de crimes tão gravíssimos) como comediantes indianos se posicional com ironia acerca da onda de estupros no país.

Enraizada na sociedade indiana e em TODAS AS DEMAIS CULTURAS, INCLUINDO A NOSSA O DISCURSO de criminalização da vítima, onde a mulher vítima de estupro é vista como a culpada pelo ocorrido, INCLUSIVE POR OUTRAS MULHERES como nos mostra a pesquisa do IPEA publicada na última quinta-feira. Como diz Nadilson “Um absurdo dos mais nojentos! Nada mais.”

Obs.: o termo “Bhaiya” que aparece no vídeo significa “irmão” e é utilizado na Índia entre amigos próximos. Já o termo “Chow Mein” é uma comida típica chinesa.

Fonte: Maria Frô

 

+ sobre o tema

Feministas indicam desafios para avanço das políticas para as mulheres

Em reunião com a ministra da Secretaria de Políticas...

Graciliana Selestino Wakanã: ‘O que a gente quer é viver bem’

Graciliana Selestino Wakanã, do povo Xucuru Kariri, fala sobre...

Vozes femininas disputam espaço na Rio+20

"Se alguém acha que somos invisíveis, está na hora...

Agressor de mulher terá que pagar gastos do INSS

Medida começará por Espírito Santo e Brasília, mas deve...

para lembrar

Homens e mulheres concordam: o preconceito de gênero interfere no salário

De 13 perguntas da pesquisa Mitos & Verdades, feita...

Mulher Negra Brasileira Um Retrato – Rebecca Reichmann

A opinião publica brasileira raramente reconhece ou critica os...

Diálogos Feministas: Análise de conjuntura e desafios para a defesa da democracia

Esta publicação traz uma síntese do debate realizado: uma...

Thorning-Schmidt é nomeada primeira-ministra da Dinamarca

A líder dos social-democratas dinamarqueses, Helle Thorning-Schmidt, foi oficialmente...
spot_imgspot_img

Sonia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em Física no Brasil: ‘é tudo ainda muito branco e masculino’

Sonia Guimarães subverte alguns estereótipos de cientistas que vêm à mente. Perfis sisudos e discretos à la Albert Einstein e Nicola Tesla dão espaço...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=