Suíço é vagabundo? – Por: ALEXANDRE BRAGA

Quando a elite dissemina seu ódio sobre os beneficiários do Bolsa Família, fico pensando: como essa minoria nefasta que sempre viveu do Bolsa BNDES recrimina uma solução que é aplaudida pelo mundo?

Quando a grande maioria da elite brasileira dissemina seu ódio sobre os nossos beneficiários do Bolsa Família, querendo até liquidar o direito sagrado do voto, fico pensando: como essa minoria nefasta que sempre viveu do Bolsa BNDES e outras cositas mais recrimina uma solução que é aplaudida pelo mundo? Que já foi implantada na Suíça, Nova York e agora a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou como iniciativa modelo para distribuir renda e resgatar aos que foram alijados pelo rito cruel do capitalismo, ao direito de voltar a sonhar.

É isso mesmo, como fará a “elite” que usa os dividendos do BNDES, da CAIXA ou do BB, que ficam nas filas das embaixadas suados sob o sol escaldante do Brasil, para conseguir um visto de entrada nos países que adotaram o Bolsa Família como norteador para resolver suas mazelas sociais. Será que quando eles estiverem tomando um chocolate quente nos Alpes Suíços ou fazendo suas comprinhas “básicas” em New York vão se direcionar aos cidadãos de “primeiro mundo” beneficiários do programa Bolsa Família local como vagabundos?

O que existe no Brasil é uma profunda discriminação com quem foi discriminado com esse processo excludente ocorrido nesses 500 anos de Brasil, onde a lógica era que a mão de obra deveria ser mantida a qualquer custo, ofuscando as luzes do saber da maioria da nação. A Casa Grande deve imperar? Existem sim “canos” no Bolsa Família, mas são bem menores que os “canos” no BNDES e nas outras instituições criadas para propagar a riqueza, de uma minoria que não aceita o crescimento de todos os brasileiros.

O Bolsa Família está dando uma oportunidade aos excluídos dessa nação de garantirem aos seus filhos a oportunidade ao conhecimento, já que o programa cobra a frequência escolar dos filhos dos beneficiados. Dádiva que até pouco tempo atrás era monopólio de quem tinha um “crediário público” nas instituições financeiras. Ou seja, os filhos dos beneficiários do Bolsa Família vão garantir seu futuro com a educação recebida e dar um futuro digno que seus pais não tiveram.

Não podemos negar que esse preconceito brasileiro é uma cópia mal feita do ideal “o brinquedo é meu”, do Partido Republicano dos EUA. Onde o estado ultraliberal não pode servir ao cidadão, e sim para quem é bem recebido por um gerente de uma instituição financeira. Ou será que o medo da elite brasileira é que a sua empregada doméstica matricule seus filhos na escola, por meio do Bolsa Família consiga um emprego em um call center ou curse direito financiado pelo Fies?

Fonte: Brasil 247

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Ato político-cultural ‘Amor em SP’ leva milhares à Praça Roosevelt, no centro da cidade

Ato político-cultural convocado pelas redes sociais prega uma cidade...

Datafolha: Dilma tem 47% contra 30% de Serra

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (21) pelo jornal...

O fardo do homem branco

O presidente francês Emmanuel Macron, cuja popularidade manifesta já...

Por que criticar a abertura das Olimpíadas me torna um pária neste sábado?

Este autor gosta de esportes (tem até amigos que...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=