Sul-africanos protestam contra desigualdade na educação

Enviado por / FontePor France Presse, do G1 

Os protestos se multiplicam nos campi sul-africanos e assumem um caráter cada vez mais político porque os estudantes negros denunciam a persistência das desigualdades raciais 22 anos após o fim do”apartheid”.

“Queremos uma educação gratuita e descolonizada. Estamos ávidos por restabelecer a dignidade dos jovens negros. Não somos iguais na universidade”, denuncia, entre aplausos, Mcebo Dlamini, um dos líderes dos protestos na Universidade de Witwatersrand (Wits), em Johannesburgo.

Dlamini fala a centenas de estudantes, entre os quais apenas um punhado de brancos.

Há três semanas, a respeitada Universidade de Wits, assim como outras das grandes cidades do país, vivem sob tensão. Os confrontos violentos entre alunos e forças de segurança levaram as autoridades a suspender as aulas.

Nesta segunda (10), outros centros foram tomados pelos alunos e houve registro de confrontos. Os protestos começaram com a decisão do governo de autorizar em 2017 uma elevação de 8% no preço das matrículas.

safrica-protests-_siphiwe_sibeko_reuters
Estudantes utilizam escudos durante confronto com policiais em protesto por educação gratuita na universidade Witwatersrand em Johannesburgo, na África do Sul (Foto: Siphiwe Sibeko/Reuters)

Na Wits, como em outras universidades, a educação gratuita é a principal reivindicação.

“É uma maneira de conseguir igualdade, de reparar o que sofremos no passado”, explica um estudante, Tauriq, em alusão a décadas de domínio dos brancos no país.

“Os brancos não sabem o que é acordar às 5 horas da manhã para chegar a tempo para as aulas. Não sabem o que um negro sente dentro de um shopping: nos olhos das pessoas, dá para ver o medo de serem roubadas”, acrescenta Tauriq, que estuda engenharia.

Em 2014, 27,5% dos brancos obtiveram um diploma universitário, frente a apenas 5,3% dos negros, segundo o Instituto Sul-africano das Relações Raciais.

Apesar da ascensão da classe média negra em duas décadas, as desigualdades econômicas saltam aos olhos: 41,9% dos negros vivem na pobreza frente a 0,8% dos brancos.

A mãe de Tauriq ganha 400 euros por mês e se encarrega sozinha do sustento de seus quatro filhos. Sem a bolsa do Estado, que cobre os 4.000 euros de gastos anuais com universidade, Tauriq não poderia estudar na Wits.

“Um longo caminho a percorrer”
“Pedir a ‘descolonização não é uma surpresa em uma sociedade em que se fez todo o possível para legitimar a supremacia branca”, explica Mcebisi Ndletyana, professor de Ciências Políticas da Universidade de Johannesburgo.

Apesar dos progressos desde o estabelecimento da democracia em 1994 e de mais da metade dos alunos na Wits serem negros, ainda há um longo caminho a percorrer, explica Noor Nieftagodien, professor de História.

“A ‘descolonização’ passa pela gratuidade do ensino superior. A Wits não reflete a diversidade demográfica do país. Não há um só prédio batizado Winnie Mandela”, denuncia o líder estudantil Vuyani Pambo, em alusão à ex-esposa do primeiro presidente negro do país, Nelson Mandela.

No campus, as bibliotecas têm os nomes de Jan Smuts e William Cullen, um político africano de origem ‘afrikáner’ e um médico britânico, respectivamente.

“O tipo de ensino é muito europeu”, lamenta Dumisa, estudante que defende a introdução da medicina nativa no programa tradicional de medicina.

A greve também levou a dezenas de jovens, principalmente brancos, a lançar o movimento “Take Wits Back” (Recuperem a Wits). “A única coisa que pedimos é que se retome o ano letivo de 2016”, explica um desses manifestantes, Stuart Young.

O governo do Congresso Nacional Africano (ANC), partido de Mandela, criou uma comissão sobre ensino superior, cujo relatório é esperado para 2017.

Mpho Tutu van Furth, filha do Nobel da Paz e arcebispo emérito Desmond Tutu, advertiu: “Não haverá paz nas universidades sem democracia”.

southafrica2
Antes de confronto, estudante chegou a oferecer flores aos policiais (Foto: Siphiwe Sibeko/Reuters)

 

+ sobre o tema

Tambo e Sisulu. Rebeldes com uma causa ligados a Mandela por cordões umbilicais

Nelson Mandela não lutou sozinho contra o apartheid. A...

Amílcar Cabral e a cultura africana como resistência

Na história do continente africano surgiram diversas vozes que...

Professores democráticos devem encorajar a crítica dos alunos

Um educador verdadeiramente democrático é aquele que ajuda a...

para lembrar

Renato Janine Ribeiro é o novo ministro da Educação

Ele é professor da USP e tem 18 livros...

A escola e o terreiro: diversidade e educação antirracista em pauta

Palestrantes Do Sesc   Stela Guedes Caputo Doutora em Educação, professora do Programa...

Especialistas expõem seus argumentos na audiência pública sobre ensino religioso

Na sequência de apresentações da audiência pública sobre ensino...

Jovem passa em nove universidades dos EUA e arrecada dinheiro para viagem

Filha de cabeleireira e de um comerciante, a baiana...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=