SUS fará teste de anemia falciforme em bebês

– CLIPPING – IROHIN –
09/05/2009 – Fonte: Folha de S. Paulo

– Identificação será realizada no exame do pezinho

Foto: Venilton Kuchler/Agência de Not

O SUS (Sistema Único de Saúde) passará a oferecer em todo o país a identificação de anemia falciforme no teste do pezinho. Esse tipo de anemia é uma das doenças hereditárias mais comuns no Brasil, predominante entre negros.

No dia 13 de maio, o Ministério da Saúde lançará o projeto Saúde da População Negra. Entre as ações, a mais destacada é a universalização do teste, que atualmente é oferecido gratuitamente em apenas 13 Estados. A anemia falciforme geralmente gera sintomas no recém-nascido. É uma alteração genética que muda a configuração das hemácias, que adquirem forma de foice e perdem eficiência de oxigenação. Causa dores e oclusão de vasos sanguíneos. O tratamento é feito com penicilina e vacinas.

O primeiro passo, segundo Edson Santos, ministro da Igualdade Racial, será a qualificação dos profissionais de saúde para esse atendimento especial. O exame consiste em uma segunda etapa do já difundido teste do pezinho. Com o reforço de uma gota a mais de sangue no teste, é possível identificar a doença genética.

Todo ano nascem no Brasil 3.500 crianças com anemia falciforme, de acordo com o Ministério da Saúde. Se não tiverem tratamento médico adequado, 25% delas não alcançam os cinco anos de vida.

A Bahia é o Estado com maior incidência, por sua grande população afrodescendente. De cada 650 crianças, uma nasce com a anemia.

Mas a Bahia também é um dos lugares onde se oferece o teste, desde 2001. A médica geneticista Helena Pimentel, consultora externa do Ministério da Saúde, foi uma das responsáveis pela implantação do exame no Estado. Pimentel conta que, depois que o exame virou um programa de saúde, a qualidade de vida de quem tem a doença aumentou, pois o conhecimento médico sobre anemia falciforme melhorou. Ela espera que, até o fim do ano, todos os Estados tenham aderido ao exame.

Materia original: SUS fará teste de anemia falciforme em bebês –  SOFIA FERNANDES DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

+ sobre o tema

Pronatec oferece mais de 32 mil vagas para presos

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e...

O som da tortura, por Urariano Mota

Por Urariano Mota Em mais de uma oportunidade já escrevi...

SP está com 8.437 vagas de emprego abertas para quem tem ensino médio

As inscrições começam nesta segunda-feira (27) e vão até...

para lembrar

IBM Brasil fecha as portas para o preconceito LGBT

"Somos todos diferentes. Por isso somos especiais."  por Mariana Lemos TI+simples Foi...

Justiça decide que trainee da Magalu só para negros não é discriminatório

O programa de trainee exclusivo para candidatos negros, realizado pela...

Mulheres e indígenas têm os salários mais baixos da América Latina

As mulheres, os índios e os negros recebem salários...

MOKUKÁ- Um canto ao homem branco

  MOKUKÁ KAYAPÓ Mokuká kayapó Mebengokré nasceu na Aldeia Moikarakô na...
spot_imgspot_img

Governo pagará R$ 60 mil para pessoas com deficiência causada pelo zika vírus

O governo federal instituiu apoio financeiro à pessoa com deficiência decorrente de síndrome congênita associada à infecção pelo vírus zika. Em medida provisória publicada nesta quinta-feira...

Denúncias de violações aos direitos humanos aumentam 22% em um ano

Em 2024, o Disque 100 recebeu mais de 657,2 mil denúncias de violações aos direitos humanos. O número é 22,6% superior ao registrado em...

Painel da População Negra é lançado pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (16),  em Brasília, o Painel Saúde da População Negra. A plataforma - disponibilizada em totens durante o...
-+=