Técnico pede demissão após ato racista contra zagueiro

O técnico Agenor Picinin pediu demissão, nesta semana, do cargo que ocupava no Toledo-PR. O motivo alegado pelo treinador foi a ocorrência de um caso de racismo contra o zagueiro Glauco, durante o jogo no qual o time foi derrotado por 3 a 1 pelo Paranavaí, domingo passado, no Estádio 14 de Dezembro.

O jogador teria sido xingado de “macaco e preto fdp” por um torcedor do Toledo, que se encontrava nas cadeiras do estádio. O xingamento foi seguido de outro insulto com a pergunta “quer banana, quer banana?”. Picinin disse que tomou a decisão em protesto contra a falta de respeito ao jogador.

Em declaração ao jornal Gazeta do Povo, o zagueiro confirmou a agressão racista. [Ele me chamou de] de macaco e preto fdp. “Quer banana, quer banana?” Você não sabe o quanto estou chateado com isso. O pior é que vi a cara dele ali. Estou mal mesmo, e o pior é que minha esposa e minha filha estavam no jogo. Para você ver que o negócio foi tão grave que chegou até aí (em Curitiba). Mas a diretoria já está correndo atrás disso”, comentou.

O autor do agressão racista deixou o local, depois que Glauco reagiu aos xingamentos, e não foi identificado. Em declaração, logo após o fato, o presidente do Toledo, Irno Picinini, disse que o clube iria tentar identificar e processar o torcedor, mas voltou atrás, depois.

Por sua vez, a Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PR) abriu investigação do caso. Se for comprovado o ato racista, o Toledo pode ser punido com a perda de 10 mandos de jogos.

 

Fonte: Blog do Torcedor

+ sobre o tema

Racismo no Futebol e Ações Afirmativas – Por: Maurício Gentil

  Aconteceu mais uma vez, no âmbito do...

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos...

Assaltante, capanga: personagens de Babu mostram racismo na TV e no cinema

Assaltante, bêbado, arrombador, capanga. Esses são alguns dos personagens...

Paola Corosella: Morte de Pedro Gonzaga gera menos revolta que a de um cachorro

A chef Paola Carosella condenou a indignação seletiva da...

para lembrar

Ato político-cultural em SP lembra morte de Cláudia Ferreira

Organizações de mulheres negras de São Paulo fazem na...

O destino dos negros

A semana em que o Estatuto da Igualdade Racial (lei 12.288/2010)...

Jornalista italiano é demitido por comentário racista sobre Lukaku

Luciano Passirani disse que a única forma de parar...
spot_imgspot_img

SC tem alta de 51% nos casos de injúria racial e lidera denúncias do crime no país

Em Santa Catarina, seis pessoas procuraram a polícia por dia, em média, para denunciar casos de injúria racial em 2023. No ano passado, 2.280 pessoas sofreram ofensas...

O destino dos negros

A semana em que o Estatuto da Igualdade Racial (lei 12.288/2010) completou 14 anos foi repleta de notícias que atestam o quanto o Brasil está longe...

Roda de samba no Centro do Rio registra dupla imitando macacos em evento: ‘não será tolerado’

O PedeTeresa, roda de samba que acontece na Praça Tiradentes, no Centro do Rio, compartilhou um vídeo de uma dupla imitando macacos em um...
-+=