Técnicos de laboratórios públicos africanos visitam o Lacen

Fonte: Agência do Pará-

Conhecer o modelo de Controle de Qualidade da Malária realizado pelo Laboratório Central do Pará, da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Lacen/Sespa), foi o motivo da visita de técnicos de laboratórios públicos de Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau, países do continente africano, que aconteceu nessa quinta-feira (10).

 

Há uma semana em Belém, os técnicos africanos participam de um treinamento no Instituto Evandro Chagas através do Programa Nacional de Combate à Malária, do Ministério da Saúde, com o intuito de implantar ou aperfeiçoar os serviços de combate à doença em seus países de origem. Os visitantes demonstraram interesse quando foi apresentada a rotina de trabalho – o monitoramento no diagnóstico laboratorial da malária e doença de Chagas feito nos 13 Centros de Regionais de Saúde, da Sespa.

 

Os técnicos do Lacen-Pa deram destaques também aos trabalhos de supervisão dos laboratórios da rede municipal e aos treinamentos de atualização em malária e doença de Chagas voltados para técnicos de laboratórios e microcopistas nos Centros Regionais de Saúde da Sespa.

 

Cecílio Mendes Pires, técnico de laboratório do Hospital Central de Cabo Verde, disse que a experiência é muito válida porque pretendem aplicar algumas ações dos modelos de controle, diagnóstico e tratamento da malária observados durante a visita. “Espero chegar a Cabo Verde e repassar o que conheci nessas instituições de referência de controle à Malária”, ressaltou.

 

“Para nós, é uma grande satisfação receber profissionais de outros países interessados na nossa metodologia de trabalho. Estamos aqui sempre dispostos a cooperar”, ressaltou a farmacêutica e bioquímica Valdira Cardoso dos Santos, da equipe do Lacen-Pa, que participou do Plano de Intensificação do Controle da Malária em Anajás, que ocorreu de junho a agosto. Além do Controle de Qualidade Parasitológico de Malária e Doenças de Chagas, os técnicos africanos visitaram os setores de HIV, Dengue e Leishmaniose do Lacen.

Matéria original

+ sobre o tema

A importância da democracia direta

A Suíça vive nos últimos tempos um novo...

Brasil tem novo Centro de Estudos Africanos

  O Centro terá como sede a Universidade Federal do...

10 ideias errôneas que temos sobre a África

Uma jornalista da Namíbia, Christine Vrey, estava revoltada com...

para lembrar

Nasce um novo movimento social nos Estados Unidos

A presença de um amplo leque de sindicatos transformou...

Defensor dos direitos humanos é eleito presidente da Alemanha

O parlamento alemão elegeu neste domingo Joachim Gauck, um...

Funeral de Chris Lighty reúne estrelas do hip-hop em NY

Diddy, 50 Cent, LL Cool J, Q-Tip, Russell Simmons...

Bono desafia Lula: vamos fazer juntos um Bolsa Família planetário

Ex-presidente e vocalista da banda U2 se encontraram nesta...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=