Técnicos de laboratórios públicos africanos visitam o Lacen

Fonte: Agência do Pará-

Conhecer o modelo de Controle de Qualidade da Malária realizado pelo Laboratório Central do Pará, da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Lacen/Sespa), foi o motivo da visita de técnicos de laboratórios públicos de Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau, países do continente africano, que aconteceu nessa quinta-feira (10).

 

Há uma semana em Belém, os técnicos africanos participam de um treinamento no Instituto Evandro Chagas através do Programa Nacional de Combate à Malária, do Ministério da Saúde, com o intuito de implantar ou aperfeiçoar os serviços de combate à doença em seus países de origem. Os visitantes demonstraram interesse quando foi apresentada a rotina de trabalho – o monitoramento no diagnóstico laboratorial da malária e doença de Chagas feito nos 13 Centros de Regionais de Saúde, da Sespa.

 

Os técnicos do Lacen-Pa deram destaques também aos trabalhos de supervisão dos laboratórios da rede municipal e aos treinamentos de atualização em malária e doença de Chagas voltados para técnicos de laboratórios e microcopistas nos Centros Regionais de Saúde da Sespa.

 

Cecílio Mendes Pires, técnico de laboratório do Hospital Central de Cabo Verde, disse que a experiência é muito válida porque pretendem aplicar algumas ações dos modelos de controle, diagnóstico e tratamento da malária observados durante a visita. “Espero chegar a Cabo Verde e repassar o que conheci nessas instituições de referência de controle à Malária”, ressaltou.

 

“Para nós, é uma grande satisfação receber profissionais de outros países interessados na nossa metodologia de trabalho. Estamos aqui sempre dispostos a cooperar”, ressaltou a farmacêutica e bioquímica Valdira Cardoso dos Santos, da equipe do Lacen-Pa, que participou do Plano de Intensificação do Controle da Malária em Anajás, que ocorreu de junho a agosto. Além do Controle de Qualidade Parasitológico de Malária e Doenças de Chagas, os técnicos africanos visitaram os setores de HIV, Dengue e Leishmaniose do Lacen.

Matéria original

+ sobre o tema

Fiebre Negra: A história oculta e esquecida dos negros na Argentina

Fiebre Negra é um acerto de contas da literatura...

A emergência dos negros franceses – “Noirs”

Negro britânico, zwart e afro-alemão é algo muito normal...

Programa Nossa África debate a influência africana na cultura amazônica em 22 e 23 de maio

A presença africana no Amazonas será apresentada durante a...

Yaya: “Ninguém quer saber da Costa do Marfim porque somos africanos”

Yaya Touré está furioso por ninguém querer saber da...

para lembrar

Dupla de fotógrafas capta a essência de tribo Dinkas no Sudão em série de fotos extraordinária

Galeria da tribo Dinkas no Sudão Por: Vicente Carvalho As fotógrafas Carol...

Segundo exame descarta ebola em africano internado no Rio

Deu negativo para ebola o resultado do segundo exame...

DIVERSÃO: Homer, Margie, Bart, Lisa e Maggie acabam de virar cidadãos angolanos

Fonte: Glamurama Homer, Margie, Bart, Lisa e Maggie...
spot_imgspot_img

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...

Exposição com fotos de imigrantes africanos em SP escancara racismo brasileiro

Terminado o genocídio em Ruanda, as tensões políticas se espalharam pelo continente africano, no prenúncio de mais uma crise humanitária, a Segunda Guerra do Congo....
-+=