Técnicos de laboratórios públicos africanos visitam o Lacen

Fonte: Agência do Pará-

Conhecer o modelo de Controle de Qualidade da Malária realizado pelo Laboratório Central do Pará, da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Lacen/Sespa), foi o motivo da visita de técnicos de laboratórios públicos de Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau, países do continente africano, que aconteceu nessa quinta-feira (10).

 

Há uma semana em Belém, os técnicos africanos participam de um treinamento no Instituto Evandro Chagas através do Programa Nacional de Combate à Malária, do Ministério da Saúde, com o intuito de implantar ou aperfeiçoar os serviços de combate à doença em seus países de origem. Os visitantes demonstraram interesse quando foi apresentada a rotina de trabalho – o monitoramento no diagnóstico laboratorial da malária e doença de Chagas feito nos 13 Centros de Regionais de Saúde, da Sespa.

 

Os técnicos do Lacen-Pa deram destaques também aos trabalhos de supervisão dos laboratórios da rede municipal e aos treinamentos de atualização em malária e doença de Chagas voltados para técnicos de laboratórios e microcopistas nos Centros Regionais de Saúde da Sespa.

 

Cecílio Mendes Pires, técnico de laboratório do Hospital Central de Cabo Verde, disse que a experiência é muito válida porque pretendem aplicar algumas ações dos modelos de controle, diagnóstico e tratamento da malária observados durante a visita. “Espero chegar a Cabo Verde e repassar o que conheci nessas instituições de referência de controle à Malária”, ressaltou.

 

“Para nós, é uma grande satisfação receber profissionais de outros países interessados na nossa metodologia de trabalho. Estamos aqui sempre dispostos a cooperar”, ressaltou a farmacêutica e bioquímica Valdira Cardoso dos Santos, da equipe do Lacen-Pa, que participou do Plano de Intensificação do Controle da Malária em Anajás, que ocorreu de junho a agosto. Além do Controle de Qualidade Parasitológico de Malária e Doenças de Chagas, os técnicos africanos visitaram os setores de HIV, Dengue e Leishmaniose do Lacen.

Matéria original

+ sobre o tema

Funk, reprimido na rua e ignorado na escola

Tese demonstra que professores — como a maioria da...

Dustin Brown? Quem é o tenista que derrotou Nadal

“Um grande dia. Provavelmente o melhor dia da minha...

Bumba meu boi é uma ópera popular reveladora do inconformismo

As festas juninas resistem, notadamente no Nordeste. Cada Estado...

para lembrar

Os Futuros da Diáspora Africana

Videoconferência reúne artistas e intelectuais da África e da...

“Negro, destemido e forte”: Nelson Sargento completa 96 anos

Quando o menino Nelson Mattos nasceu, na Santa Casa...

Descendentes de escravo mostram como era feito o Caminho dos Negros

Daniela Jacinto  Escritura datada de 1874 e guardada na Cúria...

Africano lança marca de roupas com identidade de seu país em Porto Alegre

Joel Cannile Hodonou tem 27 anos e quer comunicar...
spot_imgspot_img

Obra de Lupicínio Rodrigues antecipa onda da “sofrência”

Muito antes da atual onda de “sofrência”, o cancioneiro brasileiro era povoado por músicas de “dor de cotovelo”. Este era o nome que se...

Emicida estreia como curador na mostra Etnogênese, de Marcelino Melo

Etnogênese foi um termo que o artista visual Marcelino Melo aprendeu pela primeira vez no teatro. Ele, o artista, já estava no radar da...

Torresmo, pastel e bolo de rolo: o que comeu Will Smith em jantar especial no Brasil

O ator Will Smith, 55, que vai fazer uma participação nesta próxima quinta-feira (19) no palco Sunset do Rock in Rio, foi agraciado na noite de...
-+=