AM tem menor taxa de denúncia de violência contra a mulher pelo Disque 180, aponta ranking

Lista foi divulgada em setembro deste ano e o Amazonas está na 27ª posição. De 100.000 mulheres, somente 12 utilizam Central de Atendimento para denunciar

Por  OSWALDO NETO

O Amazonas possui a menor taxa de registros de casos de violência contra a mulher do país por meio do Disque 180, segundo dados da Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). O ranking nacional foi divulgado em setembro deste ano e será apresentado durante o seminário “Violências Silenciadas e Silenciosas: Um olhar ao redor”, nesta sexta-feira (21), na Universidade Nilton Lins.

Com o objetivo de avaliar o aumento da violência doméstica no Brasil, o evento irá discutir os efeitos da Lei Maria da Penha e também sugerir medidas que deem mais visibilidade à ação, conforme informou a procuradora da Mulher no Senado, senadora Vanessa Grazziotin.

“O evento é parte, no Estado, dos 16 dias de ativismo, um movimento mundial que luta contra esse tipo de violência, que mata e destrói lares e famílias. Temos que chamar a atenção do Poder Público e do Judiciário para que a lei funcione em sua plenitude, além de fazer com que os julgamentos sejam mais céleres”, disse.

O seminário inicia às 19h desta sexta-feira na Universidade Nilton Lins, localizada na avenida Professor Nilton Lins, Zona Centro-Sul.

Durante o evento, está prevista uma mesa redonda composta pela senadora e autoridades que tratam do assunto como a coordenadora do programa Ronda no Bairro Maria da Penha, da Polícia Militar, capitã Adriana Salles, pela vice-presidente do Conselho Estadual do Direito da Mulher, Graça Prola, e Jaiza Fraxe, juíza da 1ª Vara Federal.

Disque 180

O ranking foi divulgado em setembro deste ano. Com 196 casos, Manaus é a quarta capital que menos denuncia crimes contra a mulher. A tabela ainda informou que o Amazonas está em último lugar na taxa de registro. Para cada 100.000 mulheres, somente 12,95 informam sobre agressões sofridas.

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um serviço ofertado pela SPM com o objetivo de receber denúncias ou relatos de violência, reclamações sobre os serviços da rede e de orientar as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para os serviços quando necessário.

 

Fonte: A Crítica

+ sobre o tema

Êxodo gay: preconceito afasta gays de locais intolerantes e não seguros

Um estudo realizado pelo site Consumer Affairs, dos Estados...

Precisamos falar sobre racismo, por Taís Araújo

no PhilosTaís Araújo falou sobre o racismo no país...

Estrela do basquete dos EUA é libertada de prisão na Rússia

A estrela do basquete americano Brittney Griner foi libertada...

No rastro da pantera: a democracia da abolição e o black feminism de Angela Davis

Em 2012, durante o Fórum Internacional 20 de Novembro...

para lembrar

Nem machistas, nem fascistas

Um coletivo de homens que questiona seus privilégios, levanta...

Jovens feministas reunidas em Lisboa. E não é para queimar sutiãs

Há feminismos e feministas. De várias cores, origens sociais...

Mudou o padrão do tratamento da violência contra as mulheres, afirma Nilcéa Freire

Editado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da...

OAB SP. 4° Congresso Internacional de Direito da Diversidade da OAB SP

Clique aqui para acessar a programação do evento ou...
spot_imgspot_img

Epsy Campbell compartilha decálogo de poder e compaixão com líderes negras latino-americanas

Entre a comunidade negra latino-americana (especialmente a feminina), Epsy Campbell é um marco histórico: foi a primeira mulher afrodescendente a chegar a uma Vice-Presidência...

Feminicídio: DF supera quantidade de casos do mesmo período de 2024

O Mapa de Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira (11/6) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, revela que houve uma redução de 25,81% nos casos...

Justiça do Rio condena médico que estuprou mulheres na sala de parto

A Justiça do Rio condenou o médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra a 30 anos de prisão, em regime fechado, por estupro de vulnerável contra...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.