Terça-feira gorda – Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por Leno F. Silva

 

Neste último dia do feriadão, nada vi de Carnaval. Dos desfiles das Escolas de Samba de São Paulo e do Rio de Janeiro, mais as manifestações de Salvador e Olinda, observei apenas as manchetes dos jornais com as mesmas fotos de sempre: mulheres seminuas, multidões aglomeradas e as celebridades que “espontaneamente” circularam pelos camarotes das empresas que patrocinam essa farra brasileira.

Gosto dessa celebração nacional, mas estou mais para blocos de rua, pela alegria sincera e pela descontração, do que para os produtos que se transformaram as festividades pelo país afora. Na minha adolescência o grande barato era frequentar as matinês e, mais crescido, os bailes noturnos do Clube Atlético Ypiranga. Eu ficava contando os meses do ano para aproveitar, com a turma de amigos, as quatro noites de folia.

A cada edição o roteiro era mais ou menos o mesmo: ficávamos andando em círculo sem parar, com o salão lotado, cantando as marchinhas “Mamãe eu quero”, “Doutor eu não me engano, meu coração é corintiano”, “Eu você aí, me dá um dinheiro aí”, dentre tantos outros clássicos daquele tempo. Era uma alegria, pouco se consumia de bebidas alcóolicas e lá pelas quatro da matina todo mundo voltava para casa; uns de carro e muitos de ônibus.

Esta terça-feira gorda marcará o final da maratona. Amanhã, teremos o balanço do que de bom e de ruim aconteceu nesses dias. Para os que fugiram para a praia ou para o campo, o desafio será escolher o melhor momento para fugir dos congestionamentos das estradas, das rodoviárias e dos aeroportos. Milhões de pessoas se deslocaram para os diversos cantos do Brasil e tomara que tenham encontrando o que forem buscar e que voltem felizes e melhores para os seus lares.

Para os protagonistas do samba, quarta, em São Paulo e quinta, no Rio de Janeiro, serão dias de tensão com a contagem dos votos que elegerão as agremiações campeãs. Torço para que as apurações ocorram com tranquilidade, lisura e que as comunidades vencedoras comemorem com alegria. Do mais, em poucas horas tudo voltará ao normal. Numa semana curta, logo teremos um sábado e domingo para desfrutar, e a partir da próxima semana, arregaçar as mangas para pagar as contas de Momo e batalhar para garantir o peru de Natal. Afinal, o tempo voa. Por aqui, fico. Até a próxima.

 

+ sobre o tema

ELIANE BRUM: Como se fabricam crianças loucas

Os manicômios não são passado, são presente. Uma...

Dilma anuncia que conferência Rio+20 será adiada para 20 de junho

Evento sobre meio ambiente seria realizado no Rio de...

O melhor de todos, Michael Jordan, entra para o Hall da Fama

Fonte: Estado de São Paulo - Michael Jordan, considerado por...

Combater desastres demanda análise de projeções climáticas

Em 1993, o número de desastres geológicos, hidrológicos, meteorológicos,...

para lembrar

Em sessão solene na Câmara, ministra destaca reaproximação do Brasil com países africanos

Luiza Bairros lembrou a intenção do governo brasileiro de...

Lula sanciona reajuste de 7,7% para aposentados, diz Mantega

Por: Nathalia Passarinho   Para compensar, equipe econômica fará...

Michelle Obama: “Os homens de minha vida não falam assim sobre as mulheres”

Há emoção nos comícios de Michelle Obama a favor...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=