quinta-feira, fevereiro 2, 2023
InícioEm PautaTerça Negra homenageia Oxum, orixá da riqueza e do amor

Terça Negra homenageia Oxum, orixá da riqueza e do amor

Fonte: Globo.com


Esta quinta-feira (16) é dia de homenagem à divindade; shows no pátio de São Pedro nesta terça (14) antecipam as comemorações

Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, é celebrada pela Igreja Católica, nesta quinta-feira (16), com missas, procissão e festejos profanos. Na cultura negra, ela representa Oxum, a segunda mulher de Xangô, deusa do ouro, riqueza e do amor. Por causa da data, o projeto Terça Negra desta semana vai homenagear a orixá. O evento acontece no Pátio de São Pedro, no bairro de São José.

 

Quem abre as comemorações desta terça-feira (14), às 20h, é o show do grupo Dias Soul (Ilha de Joaneiro/Campo Grande). O artista Ivan Dias, o Dias Soul, é considerado um divulgador do movimento Hip-Hop entre as comunidades recifenses. O cantor se apresenta com o DJ Márcio (UR-11/Ibura). No repertório, músicas com letras de protesto contra a desigualdade social. O som mistura o Rap, Soul e o Black Music.

 

Em seguida, às 21h, o grupo Coco do Seu Benedito (Afogados). Para encerrar a edição, a partir das 22h, os grupos de afoxé Danda Lunda (Imbiribeira) e Oxum Jagurá (Córrego de São Sebastião/Água Fria).

 

Oxum, nas religiões de matriz africana, é a divindade dos rios e cachoeiras. Seu dia da semana é o sábado e as suas cor, amarelo ouro. Oxum representa o amor, riqueza, fecundidade, gestação e maternidade.

 

 

SERVIÇO:
Projeto Terça Negra em homenagem a Oxum
Quando: terça-feira (14), a partir das 20h
Local: Pátio de São Pedro, bairro de São José, Centro do Recife
Aberto ao público

 

 

 

Matéria original: Terça Negra homenageia Oxum, orixá da riqueza e do amor

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench