TERREMOTO HAITI:Na TV, pastor norte-americano atribui terremoto no Haiti a ‘pacto com o diabo’

Pacto teria ajudado país a ficar independente, disse Pat Robertson.
Declarações do religioso repercutiram nos EUA.

 

O pastor norte-americano Pat Robertson, dono do canal “Christian Broadcasting Network”, disse que a tragédia provocada pelo terremoto de terça-feira no Haiti foi decorrente do “pacto com o diabo” que setores da população fizeram para que o país se tornasse independente da França.

Robertson é conhecido por fazer declarações incendiárias, como aquelas em que defendeu o assassinato do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Em seu programa de quarta-feira, ele insinuou que, “muito tempo atrás, aconteceu algo no Haiti”. “E o povo talvez não queira falar sobre isso”, acrescentou.

“Os haitianos estavam sob o jugo da França (…). Eles se uniram e fizeram um pacto com o diabo. Disseram: ‘Serviremos a ti caso nos liberte da França'”,

declarou o pastor.

Robertson insistiu na veracidade da história, que, segundo ele, terminou com as partes entrando em um acordo. O resultado, destacou, foram “a maldição” sobre os haitianos e as catástrofes que atingem o país mais pobre do hemisfério ocidental desde a sua independência, em 1804.

As críticas ao pastor não demoraram a chegar. A assessora da Casa Branca Valerie Jarrett afirmou na rede de TV “ABC”, que os comentários do líder religioso a deixaram sem comentários e não expressavam o espírito dos americanos nem do presidente Barack Obama.

Comentaristas de diferentes jornais também condenaram as palavras de Robertson, como o editor de uma coluna religiosa do “Washington Post”, David Waters.

Waters classificou como “vergonhoso” alguém sugerir que Deus ou as pessoas pobres do Haiti têm alguma relação com as causas da tragédia.

Um porta-voz do pastor, Chris Roslan, disse que as polêmicas palavras de Robertson se referiam aos rituais de vodu que eram praticados na ilha por escravos, e “não à ira de Deus”.

 

+ sobre o tema

Consciência Negra – o que é?

O dia da Consciência Negra foi celebrado pela primeira...

Os rostos da Mestra Irinéia do Muquém.

Por: Arísia Barros   D. Irinéia tem 63...

Novata da Victoria’s Secret, Samile Bermannelli diz como encara o racismo

Anunciada como uma das novas modelos a desfilar pelo prestigiado...

para lembrar

Túnel da Abolição vira galeria de arte negra a céu aberto

Através do nome que rememora a luta das pessoas...

TERREMOTO HAITI: Ricky Martin visita áreas devastadas por terremoto no Haiti

  O cantor porto-riquenho Ricky Martin visitou ontem Porto Príncipe,...

Pelé foi alvo de racismo na carreira, mas ignorou luta antirracista

Adriano Wilkson Assim que chegou ao Santos, ainda adolescente, Edson...
spot_imgspot_img

Cientistas revelam mistério por trás dos antiquíssimos baobás, as árvores da vida

Cientistas afirmam ter resolvido o mistério em torno da origem dos antigos baobás. De acordo com análises de DNA, as árvores teriam surgido pela primeira...

‘Está começando a segunda parte do inferno’, diz líder quilombola do RS

"Está começando a segunda parte do inferno", com esta frase, Jamaica Machado, líder do Quilombo dos Machado, de Porto Alegre, resumiu, com certo desânimo, a nova...

Inéditos de Joel Rufino dos Santos trazem de volta a sua grandeza criativa

Quando faleceu, em 2015, Joel Rufino dos Santos deixou pelo menos dois romances inéditos, prontos para publicação. Historiador arguto e professor de grandes méritos, com...
-+=