TERREMOTO HAITI:Reconstrução do Haiti deverá demorar uma década


A reconstrução do Haiti, cuja capital foi devastada pelo sismo de 12 de Janeiro, vai demorar pelo menos uma década e exigir um esforço da parte dos doadores, afirmou hoje um responsável da associação norte-americana Habitat for Humanity.

 

“A recuperação será lenta e exigente. Vamos precisar de uma ajuda sustentada”, explicou Jonathan Reckford, presidente da organização não-governamental que construiu duas mil casas no Haiti antes do terramoto.

“Nós pensamos que dez anos” será o tempo necessário para reconstruir o país mais pobre do continente americano, acrescentou Reckford, que acaba de regressar de uma viagem ao Haiti.

Para o presidente da Habitat for Humanity, o sismo que fez pelo menos 75 mil mortos e um milhão de desalojados é uma das “piores catástrofes” naturais que aquela organização ajudou a gerir, posicionando-se ao lado do maremoto de Dezembro de 2004 no Oceano Índico e do furacão Katrina, que em 2005 inundou a cidade norte-americana de Nova Orleães.

“Uma vez que a ajuda de base, como água e comida, seja distribuída, as pessoas vão precisar de um tecto. Espero que [os socorristas e os doadores] pensem a longo prazo e tenham consciência de que a ajuda a curto prazo é apenas uma ínfima parte de todo o processo”, alertou Rockford.

A Habitat for Humanity disse ter recolhido 1,5 milhões de dólares, esperando atingir uma quantia muito superior assim que as operações de resgate dêem lugar às de reconstrução.

Fonte: Destak.pt

+ sobre o tema

21 coisas que só nerds negros vão entender

1 – Tentar conciliar duas culturas muito distintas. O...

LaToya Jackson vem ao Brasil para tributo a Michael

A cantora LaToya Jackson virá ao Brasil em novembro...

Tributo a Zózimo Bulbul

Cultne apresenta o Tributo a Zózimo Bulbul a partir...

África mobiliza-se para banir mutilação genital feminina

Proposta do Burkina Faso será discutida na reunião do...

para lembrar

Miss Universo: Miss Aruba

Miss Aruba, Gillain Berry, de 24 anos, apostou em...

ONU admite culpa por surto de cólera no Haiti

Cerca de seis anos após a epidemia de cólera...

Ouça:“Convite para Dançar” com Rappin’Hood

Rappin'hood tá na área com novo single chamado "Convite...
spot_imgspot_img

Da fofoca às janelas do Brasil, exposição evidencia africanidade que vive em nós

Depois da fofoca e de um cafuné no meu caçula, tentei tirar um cochilo, mas terminei xingando uma cambada de moleques que cantavam "Tindolelê" na rua. A frase ficou meio maluca, mas essa loucura tem seu método...

Brasileiro dirige único teatro negro da Alemanha

"Ainda tenho um milhão de coisas para fazer", diz Wagner Carvalho, diretor artístico do teatro Ballhaus Naunynstrasse em Berlim, poucas horas antes da estreia da noite. Wagner não...

Inéditos de Joel Rufino dos Santos trazem de volta a sua grandeza criativa

Quando faleceu, em 2015, Joel Rufino dos Santos deixou pelo menos dois romances inéditos, prontos para publicação. Historiador arguto e professor de grandes méritos, com...
-+=