Testemunha conta como homem teria sido morto em quartel em SP

Eduardo Luis Pinheiro dos Santos foi detido em 9 de abril.
No dia 13 de abril, a família encontrou ele morto no IML

Sexta-feira (9), 21h. Um grupo de jovens discute numa rua da Zona Norte de São Paulo por causa do sumiço de uma bicicleta. Um carro da Polícia Militar passa. O mais exaltado dos rapazes é dominado e preso: Eduardo Luis Pinheiro dos Santos, 30 anos, motoboy. Chega reforço e mais três são levados pela policia.

Poucos metros adiante, os rapazes desembarcam. Estão num quartel da policia militar que funciona ao lado de uma delegacia. No quartel, Eduardo é separado dos outros rapazes e levado para os fundos.

Uma testemunha diz que apenas Eduardo foi algemado.”Só o Eduardo, porque ele acabou meio que falando meio alto, acabou desacatando a autoridade então acabou que foi algemado e tudo o mais”, diz.

A testemunha diz que imaginou que iria ser levado para o interior da delegacia. “Na hora da abordagem, os próprios policiais falaram ‘não, chegando lá vocês vão falar com o delegado’, só que na verdade não teve delegado nenhum’, diz.

No quartel, Eduardo é separado dos outros rapazes e é levado para os fundos. “Levaram pro fundo e ali mesmo deram uns chutes nele, umas bicas e tal”, diz a testemunha, que afirma ter presenciado a agressão. “Ah, ele gritava pela mãe dele, que estava doendo, que não precisava fazer isso. Ele apanhou muito, eu não queria estar na pele dele.”

Às 23h daquela sexta-feira, os policiais liberam os rapazes. Menos Eduardo. “Eles falaram, ‘não, é só isso mesmo, vocês estão dispensados e ele vai ficar um pouquinho a mais aqui'”, diz a testemunha.

Meia-noite A 3 km do quartel, policiais militares registram o encontro de um homem negro, jogado na calçada. Segundo os policiais, ele não tem documentos.

“Não houve esse fato. Nós acreditamos que o Eduardo tenha falecido na companhia e pra desmascarar essa ocorrência ele foi abandonado na rua para mascarar a ocorrência anterior”.

Sábado (10), 0h12. O homem levado pelos policiais chega morto ao pronto-socorro. Na ficha do desconhecido, o médico escreve: hematomas na região do crânio, equimoses – ou manchas de sangue internas – nas costas e nas pernas, sangramento nasal e ferimento no joelho esquerdo. Causa possível da morte: trauma no crânio ou hemorragia.

Segunda-feira (12). A família de Eduardo procura por ele, fica sabendo da prisão e vai até a polícia. “Pra nós disseram que não tinha nenhum registro, nada que provasse que ele tivesse estado lá. Nem na delegacia, nem na companhia da PM”, diz a mãe de Eduardo.

Terça-feira (13), 0h25. A família registra o desaparecimento de Eduardo.

 

 

Fonte: G1

 

 

Às 22h, a família encontra o rapaz no Instituto Médico Legal (IML). “Foi quando a gente não tinha mais muita opção de procura, acabamos indo até o IML e encontramos ele lá. Morto”, conta a mãe de Edurado.

O Departamento de Homicídios da Policia Civil está convencido de que Eduardo foi assassinado e já pediu ao comando da PM os nomes e as fotos dos policiais militares que estavam de plantão na noite da morte do rapaz. O objetivo da investigação é identificar quem são os policiais militares que teriam participado da sessão de tortura e espancamento. “Os policiais militares estão sendo recolhidos aqui para a Corregedoria para que todos sejam ouvidos e esclarecida a verdade”, afirma o major da PM Reinaldo Zychan.

Para a família de Eduardo, ficou a dor e o vazio da perda. “Pra mim ele esta viajando, pra mim ele vai chegar, ele vai chegar. Eu olho na rua pra ver se é ele que está chegando. É muito difícil”, afirma a mãe do rapaz.

Em nota o secretário de Segurança Antonio Ferreira Pinto afirma que determinou “a mais rigorosa investigação dos fatos” e que a secretaria não concorda com os fatos que ele chamou de “abomináveis.”

+ sobre o tema

Menos de 1% dos municípios do Brasil tem só mulheres na disputa pela prefeitura

Em 39 cidades brasileiras, os eleitores já sabem que...

Prostituição e direito à saúde

Alexandre Padilha errou. Realizar campanhas de saúde pública é...

Estudo mostra que pais podem ajudar a criar pequenos narcisistas

Se você acha que seu filho é ‘mais especial’...

para lembrar

O escancarar da violência de gênero tem relação com o quadro de desmanche social

Ontem, assisti a um filme que aqui no Brasil...

Sérgio Martins – Zumbi dos Palmares e outros negros.

Por: Sergio Martins     Zumbi dos Palmares, hoje herói nacional, representa um...

Aquilo que não te mata torna você mais forte

Fonte: The New York Times - Mary J. Blige...

O beija mão de Karnal em Moro abre novos negócios. Por Kiko Nogueira

A esquerda que tinha Leandro Karnal em alta conta...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=