Thatcher x Cher, por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva
Foi-se a Dama de Ferro em um funeral de 15 milhões de dólares! Dinheiro aplicado no meticuloso planejamento do espetáculo pós-morte,  desenhado pela própria Thatcher como ato derradeiro de culto à personalidade, rumo à mitificação, enquanto mantinha a lucidez, perdida 8 anos antes de sua morte.
Não foi diferente de Stalin e outros ditadores do Leste europeu, tampouco de figuraças populistas  como Péron e Evita, mas o caso de Thatcher traz o impacto do século XXI, da transmissão de tudo em tempo real, da espetacularização da vida e da morte, marco da pós-modernidade.
Ratifica-se em versão sofisticada, uma concepção de História vinda dos tempos dos reis europeus modernos. Aquela feita por grandes nomes e feitos, homens de destaque e, neste caso, uma mulher que durante toda a década de 80 influenciou os destinos econômicos e políticos do mundo.
Os jovens, também como resultado do culto à História dos grandes e vencedores, têm cada vez mais dificuldade para conectar o presente em que vivem a fatos da História recente.  No twitter, por exemplo, ao ver a notícia da morte da ex-primeira ministra britânica, Margaret Thatcher, não foram poucos os que lamentaram a morte da cantora estadunidense Cher, vivíssima, até onde se sabe.  E ainda houve aqueles que aproveitaram  para tecer comentários sobre a estética da artista, sua importância para a cultura pop e o significado de perdê-la por “morte trágica”.
No Brasil não ficamos distantes. Quando morreu o centenário arquiteto Oscar Niemayer, muita gente lamentou a suposta  morte do jovem futebolista Neymar.
Tempos sombrios de velocidade da informação desassociada da qualidade de compreensão, até mesmo de discernimento.

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...