Think Olga e Mapa do Acolhimento lançam bot para segurança on-line de mulheres

Iniciativa, que tem apoio do Facebook, do Google e da ONU Mulheres, trará ferramentas para ajudar mulheres que estejam vivendo situações de violência na internet e informações para conscientização sobre segurança on-line

Enviado para o Portal Geledés

IsaBot/Reprodução Facebook

A organização Think Olga e o Mapa do Acolhimento, projeto do Nossas.Org, lançam nesta segunda-feira (25), com apoio do Facebook, Google e da ONU Mulheres, uma bot que trará uma série conteúdos sobre segurança para mulheres, além de informações para conscientização sobre a violência de gênero na internet. A ISA.bot será lançada no contexto dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, uma campanha realizada entre 25 de novembro a 10 de dezembro, com o apoio da ONU Mulheres em todo o mundo. O nome ISA é um acrônimo, e vem das palavras “informação”, “segurança” e “acolhimento”.

Por meio de uma experiência interativa com textos e vídeos, a bot, desenvolvida pela Cosmobots, apresentará informações e recursos voltados para três diferentes públicos e situações. Quando a usuária escolher seguir pelo caminho de “Ajuda agora”, a bot oferecerá ferramentas para mulheres que estejam sofrendo ou tenham sofrido violência on-line, com informações específicas para situações como o Compartilhamento Não-Consensual de Imagens Íntimas (a chamada “pornografia de vingança”), assédio, sextorsão, entre outras. Serão dicas, por exemplo, sobre preservação de provas e recursos como o contato do Mapa do Acolhimento, uma plataforma que conecta mulheres que sofreram violência de gênero a uma rede de psicólogas e advogadas voluntárias.

IsaBot/Reprodução Facebook

Para quem escolher “Saber mais”, a bot oferecerá conteúdos para quem deseja ajudar a promover uma internet acolhedora, além de dicas para ajudar as mulheres a manterem-se seguras, incluindo informações sobre como usar as ferramentas disponíveis para relatar problemas em plataformas como Facebook e Google.

Finalmente, a bot oferece um espaço seguro com conteúdos exclusivos para mulheres ativistas, que podem ser mais frequentemente alvos de ataques on e offline. As ativistas receberão uma palavra secreta que lhes dará acesso a informações e dicas adicionais, por exemplo sobre como proteger suas contas, e ferramentas para denunciar possíveis ameaças.

A ideia da bot nasceu durante um workshop criativo realizado pela Think Olga e pelo Facebook em março deste ano, quando 10 organizações de defesa aos direitos das mulheres, como a própria ONU Mulheres, se reuniram com o objetivo de pensar em ferramentas e recursos para promover uma internet mais segura para as mulheres.

Para ativar a ISA.bot basta chamá-la no Messenger da Página da ISA.bot no Facebook (www.facebook.com/chama.isa.bot), e também no Google Assistente. Ao somar o recurso do chat (pelo Messenger) ao recurso de voz, o objetivo é ampliar o alcance e a atuação da bot, considerando que nem todas são fluentes na linguagem escrita ou digital.

Tanto a ONG Think Olga quanto a Nossas.Org já realizam esforços para combater a violência de gênero on e off-line por meio do seus respectivos projetos #ConexõesQueSalvam e Mapa do Acolhimento. A ONU Mulheres atua como autoridade global no tema por meio de programas de prevenção e eliminação à violência contra as mulheres, parcerias com governos e campanhas para conscientização pública.

 

Veja o passo a passo da ISA.bot

+ sobre o tema

Nicarágua realiza fórum sobre violência contra a mulher

O Parlamento nicaraguense promoverá nesta quinta-feira (24) um fórum...

Chefe bate em funcionária em órgão do Governo de Minas

"Estou com muito medo dele fazer alguma coisa contra...

Feministas protestam no julgamento do New Hit

Esta semana que passou, como muitas de vocês sabem,...

Em Minas Gerais, tornozeleira eletrônica evita que homem volte a atacar mulher

Cintia Sasse A Lei Maria da Penha é admirável não...

para lembrar

O que é um homem? O que é uma mulher?

Ei, você aí. Você, com um pênis no meio...

Alemães são acusados de racismo e assédio contra mulher em bar do DF

Dois alemães são acusados de dar um tapa nas...

Viva a igualdade, com diversidade

Na última segunda, Demi Getschko, um dos pioneiros da...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=