Tia do Barack Obama do Quênia consegue asilo nos EUA

Um juizado federal dos Estados Unidos concedeu hoje asilo a Zeituni Onyango, uma tia africana do presidente Barack Obama que vivia irregularmente no país, onde será residente legal a partir de agora.

Segundo o site do jornal “USA Today”, os advogados de Zeituni asseguraram que sua cliente conseguiu o asilo, mas não querem revelar as razões, já que o processo é confidencial, segundo eles.

Zeituni é meia-irmã do pai de Obama, um economista de origem queniana já falecido, e morava em uma casa no sul de Boston, no estado americano de Massachusetts.

Há um ano, os advogados disseram que Zeituni solicitava asilo nos EUA por sua preocupação sobre a violência no Quênia, embora em outras entrevistas problemas de saúde também tenham sido considerados.

O porta-voz de Obama, Robert Gibbs, disse hoje em entrevista coletiva que a Casa Branca não interveio no caso da tia do presidente.

Durante a campanha para as eleições presidenciais, em 2008, foi divulgada a informação de que sua tia vivia ilegalmente nos EUA e seus porta-vozes asseguraram que Obama desconhecia o fato, mas defendia a aplicação das leis pertinentes.

Fonte: G1

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...