‘Tinder dos livros’ conecta leitores negros a doadores e mobiliza mais de mil títulos

‘Gerações de leitores criam gerações de escritores’, diz Winnie Bueno, idealizadora do projeto que completou 1 ano em novembro

Por Giovanna Galvani, Da CartaCapital

imagem ilustrativa de uma mão segurando um livro
(Foto: Reprodução/ Twitter)

“Tá todo mundo preocupado com o racismo, mas são poucas pessoas que têm ações para combatê-lo”. A fala é pesquisadora Winnie Bueno, e resume bem o que ela, em novembro de 2018, quis expressar ao criar o chamado Tinder dos Livros – que, nesta terça-feira 19, se concretizou como “Winnieteca” após uma parceria feita com o Twitter e com o Instituto Gelédes da Mulher Negra.

A ideia do projeto é conectar pessoas negras que queiram um livro com quem está disposto à doá-lo. Segundo Winnie, a primeira provocação surgiu no intuito de cobrar mais prática e menos discurso quando se trata de antirracismo.

“Você não doa o livro que está parado na sua casa, você doa o livro que a pessoa precisa. Nesse 1 ano, foram mais de 1000 livros. Isso conectou pessoas a partir da conversa de maneira muito consistente”, relata ela.

A Winnieteca é uma maneira encontrada por Winnie para apontar falhas estruturais no sistema de ensino e acesso à cultura feita por pessoas negras.

Para ela, essa é mais um desdobramento visível do racismo, que apaga a produção de conhecimento feita por intelectuais ao longo de anos. “Não se lê Lélia González, e não é por uma defasagem educacional. Ela é uma das maiores intérpretes de Brasil, e quem são os cânones da sociologia? É uma lógica racista”, analisa.

Apesar de não existir um padrão, a pesquisadora afirma existirem muitos pedidos de livros de temáticas raciais, como as obras sobre feminismo negro de Angela Davis e Bell Hooks e, também, análises feitas por intelectuais como Abdias do Nascimento.

Se o interesse em descobrir mais sobre a produção de conhecimento de pessoas negras cresce, também é necessário desmistificar o que perdura como um estigma. No caso das religiões afrobrasileiras, por exemplo, Winnie aponta um “fetiche” em relação aos saberes do terreiro.

“As pessoas acham que é astrologia, elas colocam dessa forma. Isso aumenta a curiosidade sobre as religiões, mas coloca tudo como se fosse a mesma coisa”, analisa.

“Nos terreiros, há produção de conhecimento pela resistência. Eles foram excluídos de todos os espaços de saber, interpelados pelas mais violentas manifestações de proselitismo, e ainda resistem. Isso por si só já é destacável”, comenta.

Pela renomeada Winnieteca, a pesquisadora destaca que leitores têm tido interesse crescente em autoras da literatura nacional, como Ana Maria Gonçalves com “Um defeito de cor”, e Carolina Maria de Jesus, com “Quarto de Despejo”. Para ela, o alcance crescente do projeto precisa estar ligado, principalmente, à ideia de que ele tende a criar ramificações mais importantes no futuro.

“Têm cada vez mais negros produzindo na academia e em um contexto mais ativista. A resposta é ampliar esse acesso cada vez mais, independente da produção das editoras. Gerações de leitores criam gerações de escritores”, destaca Bueno.

+ sobre o tema

Carta aberta: É preciso aperfeiçoar o relatório do PNE

CARTA ABERTA DAS ENTIDADES E MOVIMENTOS EDUCACIONAIS É PRECISO APERFEIÇOAR...

44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro, aponta pesquisa Retratos da Leitura

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil anuncia resultados de...

Orgulho! Lorrayne Isidoro ficou em 18º lugar em Olimpíada Internacional de Neurociências

Lorrayne Isidoro enfrentou diversos obstáculos para chegar até a...

Leandro Karnal: professor que festejou ataque a estudante é “co-autor da violência”

O limite da liberdade de expressão Por Leandro Karnal Do DCM Conquistamos...

para lembrar

Passeio pela história da comida afro-brasileira

  Vilson Caetano fala sobre as delícias da cozinha afro-brasileira   Fonte:Mundo...

Um Conselho de Educação obscurantista

A democracia implica no reconhecimento da multiplicidade cultural, étnica...

Data de abertura de inscrições do ProUni deve sair nesta semana

Candidatos devem ficar atentos ao site do MEC. ProUni e...

ProUni divulga resultado da primeira etapa de inscrições no sábado

Serão 165 mil bolsas - 86 mil integrais e...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=