‘Tinha que ser negra’ Grita cliente racista para funcionária do caixa de estabelecimento em Sorocaba

Caixa negra se diz vítima de discriminação em Sorocaba, SP

Ela teria sido ofendida por cliente dentro do estabelecimento onde trabalha.

A suspeita será intimada a depor nos próximos dias.

Uma caixa de 21 anos afirma ter sido vítima de discriminação racial em Sorocaba, no interior de São Paulo. O caso ocorreu na quinta-feira (12), quando uma cliente teria lhe ofendido dentro do estabelecimento onde a vítima trabalha, no bairro de Brigadeiro Tobias. Segundo a caixa, a cliente teria gritado que ela era burra e feito ofensas em relação ao fato dela ser negra. O estabelecimento comercial estava lotado. A suspeita, que pode responder a crime de racismo, será intimada a depor.

“Sou igual qualquer uma e é por isso que não abro mão de levar esse caso à Justiça. Ninguém pode me desmerecer em razão da minha cor. Ela me rebaixou demais” 

Ao G1, nesta sexta-feira (13) a caixa afirmou que vai levar o caso “até o fim” e não abre mão de mover ação judicial contra a suspeita. “Foi um ataque gratuito e que acabou comigo. Sempre trabalhei com gente e jamais havia sofrido constrangimento semelhante. Jamais abriram a boca para falar qualquer coisa em relação a minha cor. A loja estava lotada. Foi uma vergonha”, relata.

Segundo a jovem, a mulher de 34 anos – que teve o nome e a idade identificados graças a documentos pessoais que foram deixados no local de trabalho da vítima – foi até o caixa do estabelecimento para efetuar o pagamento de algumas contas. Como é procedimento, a vítima tentou fazer o saque para então usar o dinheiro para o pagamento, mas o sistema emitiu, por sucessivas vezes, uma mensagem que alertava que o valor máximo diário para saque já havia sido excedido. A operação teria sido repetida na máquina da outra caixa, que também apontou impossibilidade de pagamento.

Segundo a caixa e testemunhas, nesse momento a cliente teria afirmado que a jovem era burra e que era incapaz de trabalhar naquele local. Pouco depois, teria deixado o local dizendo que a caixa “tinha que ser negra”. Todo o episódio foi filmado pelo circuito interno de monitoramento do estabelecimento e será entregue à polícia, segundo informa a vítima.

Sem a presença da suspeita, a delegada Maria Tereza Cardum registrou um boletim de ocorrência de injúria. O crime tem pena prevista de 1 a 3 anos de reclusão, mas pode ser aumentada caso a injúria seja praticada na presença de várias pessoas, ou por meio que facilite a divulgação da ofensa. O inquérito será conduzido pela Delegacia de Defesa da Mulher de Sorocaba. A suspeita deverá ser intimada a depor dentro de uma semana. O G1 tentou, mas não conseguiu ouvir a versão da suspeita a respeito dos fatos.

 

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

para lembrar

Justin Bieber faz comentário racista

Justin Bieber voltou a causar sensação, mas desta feita...

Ong acusa personagem do Zorra Total de racismo

A personagem Adelaide, interpretada pelo ator Rodrigo Sant'anna no...

LANÇAMENTO: ‘Racismo & Sociedade’ (2ª edição)

Obra nasce com a intenção de revelar e ensinar...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=