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    DAVE KOTINSKYGETTY IMAGES

    Quem é Amanda Gorman, a poeta de 22 anos convidada para a posse de Biden

    Barbie de Maya Angelou || Reprodução Instagram

    Escritora e ativista Maya Angelou ganha Barbie em sua homenagem no mês da História Negra

    Anielle Franco (Foto: Bléia Campos)

    Mulheres pretas acadêmicas

    Mônica Calazans tem 54 anos e trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Foto: Arquivo pessoal)

    Primeira a ser vacinada é mulher, negra e enfermeira do Emílio Ribas em SP

    Primeira vereadora negra eleita na Câmara de Curitiba, Carol Dartora recebeu ameaças de morte por e-mail (DIVULGAÇÃO/Imagem retirada do site El País)

    Ameaças de neonazistas a vereadoras negras e trans alarmam e expõem avanço do extremismo no Brasil

    Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

    Pesquisadoras também produziram livreto em homenagem às profissionais que atuam no combate ao coronavírus - Ilustrações: Marcelo Jean Machado

    Projeto dá visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras de forma lúdica

    Divulgação

    2º Festival Frente Feminina abre inscrições e seleciona artistas negras para residência artística virtual

    A cantora Alaíde Costa Kazuo Kajihara/ Sesc-SP

    ‘Não tenho muito o que me queixar da vida’, diz a cantora Alaíde Costa

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      Imagem: Júlia Rodrigues/Divulgação

      Emicida e o direito de sermos quem somos

      Comissão ARNS (Divulgação )

      Brasil: etnocracia branca contra a maioria negra

      Aliyyah e Yasmeen Koloc/ Imagem retirada do site UOL

      Irmãs de 16 anos são alvos de racismo e sexismo no Rally Dakar; FIA repudia

      Reprodução/Facebook

      O que será dos profissionais de saúde que distorcem a ciência?

      Bianca Santana - Foto: João Benz

      “Mas morreu esse tanto de gente por covid-19 mesmo?”

      Arquivo Pessoal

      O Sol de Cada Um

      Alicia Keys (Foto: Rob Latour/Shutterstock)

      Alicia Keys pede para Joe Biden lançar iniciativa de justiça racial nos EUA

      Enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, é a primeira brasileira a receber dose da vacina Coronavac (Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação)

      “Precisa dizer que Mônica é negra?”: o racismo à brasileira e a CoronaVac 

      Em foto de 2019, Ananda Portela segura a mão da avó, internada com covid-19 Imagem: Acervo Pessoal

      Após o final do ano, a covid-19 explodiu em minha família – e no país

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      Do crente ao ateu, não faltam explicações para o racismo religioso no Brasil

      Foto: Deldebbio

      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

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      Racismo e desigualdades: o que há de democrático na Covid-19?

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        Antes de ‘AmarElo’ de Emicida, estes documentários já contavam a trajetória do negro no Brasil

        Rainha Abla Pokou (Foto: Imagem retirada do site DW)

        Rainha Abla Pokou: Mãe do povo Baoulé da Costa do Marfim

        Jessica Ellen em foto de divulgação do single Pomba Gira (Foto: Gabriella Maria)

        Jéssica Ellen canta a Umbanda e celebra ancestralidade em ‘Macumbeira’: ‘Conexão espiritual’

        Tatiana Tibúrcio levou o prêmio APCA de Melhor Atriz por sua interpretação da doméstica Mirtes Souza, no especial 'Falas Negras' — Foto: TV Globo/Victor Pollak

        Tatiana Tibúrcio ganha o prêmio APCA de Melhor Atriz por atuação em ‘Falas Negras’

        Edneia Limeira dos Santos - Foto: Nego Júnior

        Samba Rock na Cidade de São Paulo: Uma Análise da Evolução do Gênero Desde os Anos 1970 nos Bailes Blacks, até o Registro Como Patrimônio Cultural Imaterial

        Francisco Ribeiro Eller (ou Chico Chico), 27 anos (Foto: Marina Zabenzi)

        Chicão, filho de Cássia Eller: ‘Batalha das minhas mães é parte do que sou’

        Elenco de 'Uma Noite em Miami' (Foto: Patti Perret/Amazon)

        ‘Uma Noite em Miami’: Regina King celebra o homem negro em encontro estelar

        O protagonista de "Os Intocáveis", Omar Sy, (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP - Jordan Strauss)

        Além de Lupin: conheça a carreira de Omar Sy em 5 filmes

        O escritor nigeriano Wole Soyinka, durante visita ao Brasil em 2015 - Bruno Poletti/Folhapress

        ‘Aké’ é oportunidade de ler Wole Soyinka, um dos maiores nomes da África

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              Tinta Preta e Pele Escura: A necessidade de uma Imprensa Negra

              16/09/2015
              em Comunicação
              Tempo de leitura: 8 min.

              Conheça a história dos jornais negros brasileiros e o porquê de sua existência

              Por Solon Neto Do Alma Preta

              “O Governo, sendo composto de brancos, não deveria ser obedecido pelas classes heterogêneas.”

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              Assim declarava o jornal “O Homem de Cor” em sua primeira edição, de 1833. Junto com seus dizeres de alto teor político, nascia a chamada Imprensa Negra, cuja principal bandeira é a denúncia do racismo e a luta pela cidadania do negro no Brasil. Desde o século XIX, a Imprensa Negra cumpre esse papel. Data dos tempos da escravatura o texto negro pela emancipação.

              A Imprensa é fundamental para a construção das narrativas do cotidiano. Em grande parte, é através da Imprensa, que conhecemos nosso mundo, adquirimos informações sobre nossa sociedade, sobre os acontecimentos políticos, sobre o que consumir, como agir e sobre o que esperar do futuro. É de se esperar que a Imprensa, portanto, reflita sobre a realidade sendo representativa em sua constituição de profissionais e temas. Sabemos que não é o que acontece.

              No Brasil a Imprensa existe desde a chegada da família real portuguesa, em 1808, sendo até então proibida a circulação de qualquer jornal dentro do país. Entre os primeiros periódicos, encontram-se a “Imprensa Régia”, “A Gazeta do Rio de Janeiro”, e “O Correio Braziliense”, este último, impresso na Inglaterra, levava meses para chegar ao Brasil.

              Quase tão velha quanto a Imprensa comum, a Imprensa Negra existe desde 1833, e tem como pedra fundamental, o surgimento do jornal “O Homem de Cor”. Desde então, ela jamais deixou de existir, presente em quase todas as décadas da história brasileira através dos mais diversos periódicos, revistas e jornais, ligados ou não a movimentos políticos, e com variadas vertentes de pensamento.

              Passaram por esses jornais, intelectuais, militantes e escritores negros conhecidos, tais como Antonio Pereira Rebouças, Manoel Querino, José Correia Leite, Abdias Nascimento e Gustavo Lacerda, este último, ilustre fundador da Associação Brasileira de Imprensa, a centenária ABI. Fato relevante que poucos conhecem. A imprensa brasileira muito deve aos jornalistas negros, entre os quais figuram nomes consagrados como José do Patrocínio, Luiz Gama e Machado de Assis.

              A Imprensa Negra do século XIX toca no cerne da esfera pública quando eclode a discussão abolicionista, convertida em um grande movimento de massas da sociedade brasileira.

              Ela não se cala quando, à entrada do século XX, nos víamos ainda conduzidos pela intensa racialização das atividades produtivas, mantenedoras de um desenho social marcado ainda hoje pelo racismo. O mesmo se segue com os tipos, penas e prensas, ao longo do século, desaguando nas autoestradas da informação moderna. Hoje, surgem muitos portais e sites de opinião negra que crescem em quantidade e influência na internet.

              CLARIMJornal “O Clarim da Alvorada”, de 1920

              “Uma necessidade que se impõe”

              No Brasil se observa uma insuficiência da mídia tradicional em abordar as pautas caras à maioria da população, que é negra. Segundo a pesquisadora Ana Flávia Magalhães Pinto: “A Imprensa Hegemômica não tem condições de registrar os problemas brasileiros reconhecendo a importância dessa população”. A Imprensa Negra precisa existir para dar visibilidade ao entendimento do Brasil a partir da experiência da maioria.

              Desde a primeira edição de “O Homem de Cor”, a discussão da pauta racial é evidente. No cabeçalho do jornal, há lembrança explícita à formação multirracial do Brasil e exigência frente ao texto da constituição.

              A Imprensa Negra do início do século XX é marcada pelo tom de reivindicação de inclusão na sociedade brasileira. Esse período dura até 1937, com a instauração do Estado Novo e o fechamento de partidos políticos e jornais. Havia nesse momento uma grande organização nacional de negros, a “Frente Negra Brasileira”, com qual estiveram ligados os principais jornais negros da época: “A Voz da Raça” e o próprio  “O Clarim d’Alvorada”, que girava sob a tutela de José Correia Leite.

              Esse momento de início de século traz São Paulo como o principal local em quantidade de jornais negros. A rápida urbanização e industrialização da cidade, além dos planos de educação básica imprimidos no país à época, trazem um quadro de exclusão do negro dentro da cidade. É diante desse quadro que os jornais fazem suas reivindicações de inclusão e cidadania para o povo negro.

              “Realidade constitucional ou dissolução social”

              O Jornal “O Homem”, de Recife-PE, dizia: “Realidade constitucional ou dissolução social”. Para o jornal, ou o país passava a valorizar as pessoas por seus talentos e virtudes, em detrimento da cor da pele, ou nunca o Brasil se constituiria como Nação.

              Essa linha editorial já estava em jornais como o já citado “O Homem de Cor”, o “Brasileiro Pardo”, e “O Cabrito”, todos do Rio de Janeiro – RJ e publicados em 1833. Esse teor que urge na valorização do indivíduo por seus talentos está presente tanto antes quanto depois da abolição da escravatura, como nos jornais “A Pátria”, de 1889, “O Progresso”, de 1899, além do Jornal “Exemplo”, de Porto Alegre – RS, que existiu entre 1892 e 1930.

              A ideia era valorizar pessoas “de cor”. Denunciar os limites da cidadania e fortalecer a comunidade negra do Brasil, política e culturalmente, oferecendo personalidades negras ilustres como exemplo. Esse mesmo teor político continua no século XX.

              Imprensa é Memória

              “Para nós, olhando do presente para o passado, é uma possibilidade de perceber que as lutas que a gente vivencia hoje, tem um passado, elas tem uma trajetoria.  E que nós não estamos inventando.” – lembra Ana Flávia Magalhães Pinto, pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas, a UNICAMP. Ana Flávia é militante negra, e escreveu seus trabalhos de mestrado e doutoramento sobre a Imprensa Negra.

              Durante o período da ditadura civil-militar, entre 1964 e 1985, a Imprensa Negra também resistiu. É o caso da revista “Tição”, de 1978, de Porto Alegre-RS, que além da denúncia ao Racismo também critica os encaminhamentos dados à abertura. “Essa preocupação com a manutenção da memória, a reprodução de fatos históricos que marcam a trajetória de resistência é algo central ali. E inclusive um modo de se contrapor às práticas de silenciamento da resistência popular que tinham sido colocadas em curso pelo golpe civil-militar de 1964″. A Imprensa Negra é um argumento fundamental, devido ao seu aspecto de documentação, de que as resistências negras são descontínuas. Ela evidencia uma continuidade na luta contra o racismo, em uma linha do tempo de quase duzentos anos de escritos acumulados.

              “As pessoas podem não se conhecer, as pessoas podem não se referenciar, mas a luta contra o racismo no Brasil, se você olha a partir da Imprensa Negra, não fica uma década sem ter um registro de como essa luta está se processando”, afirma Ana Flávia.

              A Imprensa cumpre papel de mantenedora da memória, e sua existência e ponderamentos sobre a sociedade levam à lona críticas que diminuem a luta racial no Brasil ou a colocam como influência apenas de lutas de outros países. O racismo sempre foi um problema da sociedade brasileira. Não se pode subestimar o impacto da escravidão no Brasil, afinal o país recebeu a maior parte das pessoas que foram traficadas durante a escravidão. As estatísticas mostram um número assustador. Durante todo o período de tráfico negreiro, o Brasil foi responsável por receber 40% do fluxo de escravizados. A maior parte dos descendentes da diáspora vivem em solo brasileiro.

              Fazer Imprensa Negra: compromisso político

              Para se manter, os jornais usavam assinaturas e vendas, mas havia o desafio de que pessoas negras  comprassem e assinassem os números devido à situação econômica da maioria delas. Esse sempre foi um problema, o que levou a maior parte dos jornais a parar as atividades em pouco tempo. É o caso do jornal “O Homem de Cor”, que não passou de 5 edições, ou mesmo “O Homem”, de Recife – PE, que teve apenas 13 edições.. No século XIX, apenas o jornal “Exemplo”, de Porto Alegre – RS, teve certa longevidade, seguindo até a virada do século. Já no século XX, o problema continuava, e muitas experiências não duraram muito tempo pelos mesmos motivos. O jornal “Ìrohìn” (notícia em Yorubá) que existe desde 1996, é um dos casos mais longevos. No século XX, os jornais tiveram maior alcance e financiamento, já que as organizações negras, como clubes sociais e círculos políticos, serviam como público. Porém, os editores dos jornais tinham outros empregos. Como afirma a pesquisadora Ana Flávia Magalhães Pinto, “Fazer Imprensa Negra, era um compromisso político, não um ganha-pão. E ainda hoje é assim”.

              Quase duzentos anos se passaram, e a tinta negra continua pontuando o racismo

              A maior parte dos profissionais jornalistas são brancos, e a cobertura da mídia tradicional pouco fala da realidade do povo negro nos dias de hoje. É como se vivêssemos um mundo idealizado, que superou as diferenças de raça.

              Ano após ano, dados e mais dados são produzidos no Brasil revelando as diferenças sócio-econômicas entre negros e brancos. São os negros, a maior parte dos encarcerados, são os negros a maior parte dos assassinados, são os negros os com menor acesso à educação e saúde, os mais atendidos pelas políticas sociais como “Bolsa Família” e “Minha Casa, Minha Vida”, e também são eles os com mais baixa remuneração no mercado de trabalho. Algo de simples percepção a qualquer um que se debruce sobre a história do Brasil, parece uma mentira deslavada quando temos como filtro da realidade, a mídia.

              Na era da internet, multiplicam-se os meios de comunicação com a temática racial no país

              Uma das características positivas desse momento, além da ampliação das possibilidades de acesso e produção de conteúdo pela população de cor, é a presença maçiça de mulheres negras na Imprensa especializada, como é o caso das  Blogueiras Negras e do portal  Geledès. Se no século XIX elas estavam mais envolvidas na organização dos movimentos políticos, e no século XX passam a ter destacada participação na escrita, na era da internet, a Imprensa Negra brasileira tem assistido a um protagonismo feminino na produção de conteúdo.

              Outros exemplos de Imprensa Negra na internet são os portais Africas e Correio Nagô, a revista O Menelick e o próprio Alma Preta. Assim como em outros momentos de nossa curta história democrática, a Imprensa Negra e os movimentos de negros se organizam e crescem, ao passo que cresce também o conflito.

              A injustiça racial persiste, e diante dela as vozes negras não se calam.

              1959-Mundo-Novo

              Para saber Mais:

              Ana Flávia Magalhães Pinto – “De Pele Escura e Tinta Preta” – Dissertação de Mestrado

              Ana Flávia Magalhães Pinto – “Fortes laços em linhas rotas : literatos negros, racismo e cidadania na segunda metade do século XIX” – Tese de Doutorado

              Ariovaldo Lima Júnior – Jornal Ìrohìn: Estudo de caso sobre a relevância educativa do papel da imprensa negra no combate ao racismo (1996-2006) – Dissertação de Mestrado

              Gilmar Luiz de Carvalho – “A Imprensa Negra Paulista entre 1915 e 1937: características, muidanças e permanências” – Dissertação de Mestrado

              Tags: Comunicaçãoimprensa negra
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              • "O artigo inicia-se a partir do conceito de cultura no sentido geral, antropológico. Entre os tantos termos que são utilizados para definição de cultura. Neste artigo, cultura será analisada por meio dos próprios atores que a promovem, nas esferas sociais e políticas. Além disso, por ser o samba rock uma manifestação cultural contemporânea e em avanço, foi analisado o conceito de que para uma cultura em observação, as variáveis são muitas e estão em pleno acontecimento, construção e evolução." Leia o Guest Post de Edneia Limeira em www.geledes.org.br
              • A coluna NOSSAS HISTÓRIAS desta quarta-feira vem com a assinatura da historiadora Iracélli da Cruz Alves! O tema “Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano” é abordado no artigo e no vídeo nos quais ela oferece reflexões a partir de registros da atuação de mulheres negras integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na década de 1940! Confira um trecho: “O que essas mulheres têm em comum? Todas eram comunistas, trabalhadoras e muito provavelmente negras, como é perceptível nas poucas imagens que até hoje encontrei. Além disso, não podemos esquecer que a classe trabalhadora brasileira tem sido majoritariamente negra, o que aumenta a probabilidade de essa pressuposição fazer sentido para os casos em que não acessei registros fotográficos. Outro ponto em comum em suas trajetórias é que todas participaram ativamente da vida política do país em meados do século XX, atuando significativamente no partido no qual escolheram militar. No entanto, foram praticamente esquecidas (ou silenciadas?) tanto pela historiografia política do Brasil quanto pelas narrativas históricas sobre o PCB. Os nomes delas, na maioria das vezes, nem sequer são citados.” Leia todo o artigo no Geledés: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-politica-e-cultura-do-cancelamento-no-brasil-republicano/ Veja o vídeo no Acervo Cultne: https://youtu.be/pS35-3RuNMc
              • Já que o mundo está em medida de contenção social, acredito estar diante de um dos maiores desafios que o ser humano possa receber da vida, que é o de ter a oportunidade de ficar sozinho e explorar a sua consciência, conhecer quem é essa pessoa que cohabita em meu corpo, ou seja tentar descobrir quem “eu dentro de mim”. Leia o Guest Post de Tatiane Cristina Nicomedio dos Santos em: www.geledes.org.br
              • Enfermeira Monica Calazans, primeira pessoa vacinada em território nacional
              • "Escolhi parafrasear no título do presente guest post a escritora brasileira, Conceição Evaristo, que constrói contos e poemas reveladores da condição da população negra no país. A intelectual operaciona a categoria de “escrevivência”, através de uma escrita que narra o cotidiano, as lembranças e as experiências do outro, mas sobretudo, a sua própria, propagando os sentimentos, as lutas, as alegrias e resistências de um povo cujas vozes são silenciadas." Leia o Guest Post de Ana Paula Batista da Silva Cruz em: www.geledes.org.br
              • ✊🏾 1960-1970: Grupo Palmares de Porto Alegre e a afirmação do Dia da Consciência Negra ✊🏾 Está disponível mais uma sala da Exposição “20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no Google Arts & Culture! Link: https://artsandculture.google.com/culturalinstitute/beta/u/4/exhibit/1960-1970-grupo-palmares-de-porto-alegre-e-a-afirma%C3%A7%C3%A3o-do-dia-da-consci%C3%AAncia-negra/tgLSJakjmcizKA 🙌🏿 Esta sala é especialmente dedicada à movimentação do Grupo Palmares em Porto Alegre, fundado em 1971, afirmando o Vinte de Novembro como Dia da Consciência Negra. Em 2021, o Vinte completa 50 anos! Conecte-se ao compromisso de ativistas negros e negras gaúchas em defesa de uma história justa sobre as lutas negras por liberdade por meio de depoimentos, fotografias, poemas, anotações, cartas, entre outros documentos. Vamos junt@s! 🖤 O material pode ser acessado em português e inglês e é mais um resultado da parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs(@historiadorxsnegrxs , Geledés Instituto da Mulher Nega e o Acervo Cultne! (@cultne) 🎉 Ao longo de todo 2021, muitas outras “Nossas Histórias” sobre vidas, lutas e saberes da gente negra serão contadas em salas de exposições virtuais!
              • "A história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista. A investigação dessas conexões permite compreender como possibilidades de branqueamento foram projetadas na nação brasileira, para além da mais conhecida: a imigração europeia ocorrida entre o último quartel do século XIX e 1930." Leia o artigo do historiador Samuel Rocha Ferreira publicado na coluna “Nossas Histórias” **A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
              • "Afirmar que este ano foi ganho para a EDUCAÇÃO parece beirar à cegueira. Escolas fechadas, estudantes, professores, gestores todos os servidores em casa e sem aulas presenciais." Leia o Guest Post de Jocivaldo dos Anjos em: www.geledes.org.br
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              GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.

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