Tocantins: Livro de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana será distribuído para Escolas

O livro “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”, que reuni uma coletânea de textos pedagógicos sobre fatos da história afro-brasileira, foi lançado na noite da última segunda-feira, 16, durante a abertura do IV Fórum Estadual de Educação e Cultura Afro-Brasileira do Tocantins, que aconteceu no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

 

Autoridades, professores, alunos, representantes do movimento negro e simpatizantes prestigiaram o lançamento do livro. Para Maria Luiza Barbosa da Silva, do Grupo de Consciência Negra do Tocantins, que estava no evento, o conteúdo é fundamental para memorizar os movimentos sociais da cultura negra.

A obra, com 258 páginas e ilustrações coloridas, aborda o estudo das relações étnicos-raciais, geografia da África, escravidão no Tocantins, comunidades negras rurais, cultura negra, entre outros aspectos sobre o movimento afro. O livro será distribuído para todas as escolas da rede estadual de ensino.

A publicação traz o resultado final do curso de especialização da UFT – Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional, para 120 professores e membros de movimentos sociais.

O material pedagógico é um esforço inicial para a intensificação de iniciativas que venham contribuir na produção de material cada vez mais especializado para o ensino básico. Os temas abordados abrangem histórias de reinos e países africanos até culturas afro-brasileiras contemporâneas e políticas afirmativas no Brasil.

O livro é um suporte para o professor trabalhar as questões afro-descendentes e da história da África. Os textos são condensados e tratam de temas que podem ser explorados pelos professores das mais variadas formas. Esta obra é material didático e de pesquisa sobre a educação no Tocantins. (Informações da Ascom/Seduc)

Matéria original

+ sobre o tema

Negros e o ensino superior

O Brasil continua distante do cumprimento das metas estabelecidas...

Enem 2009: MEC repassa R$ 1, 264 milhão ao Ministério da Defesa para segurança

O MEC (Ministério da Educação) vai repassar R$1.264.479,10 para...

Candidatos fazem hoje terceira prova da segunda fase da Fuvest

A Fuvest realiza nesta terça-feira o terceiro dia de...

Fuvest divulga lista dos aprovados em 1ª chamada no vestibular 2010

Datas da matrícula estão confirmadas para segunda e terça. Veja...

para lembrar

Justiça cassa liminar que prorrogava inscrições do Enem 2009

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região cassou a...

Metade dos brasileiros não completou o ensino fundamental, revela IBGE

Apesar do aumento de 15,1% do número de pessoas...

Como ensinar o que não se conhece?

Existem aqueles temas que nunca saem de moda, principalmente...

Novo Enem – adesão dos Institutos Federais – atualizado em 15/10/2009

Região Sul Fonte: Enem  Universidade Federal de Pelotas - (UFPEL): adotará...
spot_imgspot_img

Geledés participa de audiência sobre Educação das meninas e mulheres negras na Câmara dos Deputados

Geledés – Instituto da Mulher Negra participou, nesta quinta-feira 21, de audiência da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília, da qual...

Unilab, universidade pública mais preta do Brasil, pede ajuda e atenção

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) surgiu com a proposta de fazer a integração de alunos de países africanos de língua...

Cotas, sozinhas, não acabam com a desigualdade

Há uma demanda crescente para que as universidades de alto prestígio (ou de elite) aumentem a diversidade étnico-racial e socioeconômica de seus alunos. Nessa...
-+=