quarta-feira, julho 6, 2022
InícioEducaçãoTocantins: Livro de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana será distribuído para...

Tocantins: Livro de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana será distribuído para Escolas

O livro “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”, que reuni uma coletânea de textos pedagógicos sobre fatos da história afro-brasileira, foi lançado na noite da última segunda-feira, 16, durante a abertura do IV Fórum Estadual de Educação e Cultura Afro-Brasileira do Tocantins, que aconteceu no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

 

Autoridades, professores, alunos, representantes do movimento negro e simpatizantes prestigiaram o lançamento do livro. Para Maria Luiza Barbosa da Silva, do Grupo de Consciência Negra do Tocantins, que estava no evento, o conteúdo é fundamental para memorizar os movimentos sociais da cultura negra.

A obra, com 258 páginas e ilustrações coloridas, aborda o estudo das relações étnicos-raciais, geografia da África, escravidão no Tocantins, comunidades negras rurais, cultura negra, entre outros aspectos sobre o movimento afro. O livro será distribuído para todas as escolas da rede estadual de ensino.

A publicação traz o resultado final do curso de especialização da UFT – Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional, para 120 professores e membros de movimentos sociais.

O material pedagógico é um esforço inicial para a intensificação de iniciativas que venham contribuir na produção de material cada vez mais especializado para o ensino básico. Os temas abordados abrangem histórias de reinos e países africanos até culturas afro-brasileiras contemporâneas e políticas afirmativas no Brasil.

O livro é um suporte para o professor trabalhar as questões afro-descendentes e da história da África. Os textos são condensados e tratam de temas que podem ser explorados pelos professores das mais variadas formas. Esta obra é material didático e de pesquisa sobre a educação no Tocantins. (Informações da Ascom/Seduc)

Matéria original

Artigos Relacionados
-+=