Toninho Pinto assume a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial

O novo secretário, Toninho Pinto, substitui o vereador Netinho de Paula. Entre os principais projetos e desafios da Pasta estão a evolução da aplicação da lei de cotas de 20% para negros em cargos públicos e a promoção de políticas públicas para a juventude

 

 

Antônio Silva Pinto foi empossado na tarde desta terça-feira (1º) como secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR). Toninho, como é conhecido, substitui o vereador Netinho de Paula, que retorna à Câmara Municipal. O novo titular da Pasta era assessor especial da secretaria e é ex-integrante da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.

Entre os principais desafios da SMPIR está o avanço da aplicação da Lei 15.939, sancionada em dezembro pelo prefeito Fernando Haddad e vigorando desde o dia 22 de março. A nova legislação cria cotas de 20% para a população negra em cargos efetivos de concursos públicos e, também, em funções comissionadas e de estágio. Atualmente, a população negra é representada por 30,5% em cargos com ‘menor poder de mando e remuneração’, mas nos cargos em comissão e de maior remuneração, apenas 13,9% dos funcionários são negros.

“Onde é que o negro não está no serviço público? Auditor fiscal é menos de 1%. Procurador do município, menos de 1%. Então, a partir de 2014 os dois editais de procurador e auditor fiscal já tem a cláusula de 20%”, afirmou o prefeito Fernando Haddad. “Tenho certeza que essas pessoas que ingressarem nessas carreiras vão enriquecer o serviço público com um olhar dos problemas da cidade. Vamos ter um ganho expressivo da máquina pública, porque estamos trazendo algo que não está no radar da Prefeitura”, disse o prefeito.

Segundo o novo secretário, apesar de a desigualdade entre negros e brancos ter diminuído no Brasil, de acordo com dados do Governo Federal ainda é preciso fazer mais. “Há muito ainda que se fazer e a cidade de São Paulo, nosso governo se dispõe a colaborar para que esse processo de conquista se torne mais rápido e irreversível”, afirmou Toninho.

O ex-secretário Netinho de Paula destacou o projeto como o “mais completo e revolucionário do País” para diminuir as desigualdades. “Mais do que existir a Secretaria, a juventude e as crianças negras podem sonhar em ser promotores e podem sonhar em ocupar cargos de confiança”, afirmou.

Rolezinhos
A SMPIR teve grande importância durante os debates em relação aos ‘rolezinhos’, que reuniram jovens em centros de compras. Após promover diálogo com os organizadores dos encontros e o Ministério Público, a Prefeitura apoiou o primeiro evento autorizado no dia 15 de fevereiro, no Parque do Ibirapuera.

“Os meninos do rolezinho demonstraram para a cidade e para o País que os muros invisíveis construídos historicamente na sociedade precisam ser demolidos. Eles nos ensinaram que é permitido a todos e a todas, independente de sua origem social e raça, entrar nos espaços públicos da cidade. Por isso, foi importante iniciar um diálogo diferenciado, que não trabalhasse com a lógica da criminalização”, afirmou o novo secretário.

No último domingo (30), a Pasta inaugurou o projeto “Território Móvel”, desta vez com a “Ação Rolêzinho”, promovido na Praça Dilva Gomes, em Arthur Alvim. O projeto consiste em um caminhão, equipado com palco, iluminação e sistema de som, que circulará pelo município com atividades variadas, discutidas previamente com os munícipes. A iniciativa visa estreitar a relação do poder público com os jovens e oferecer alternativas concretas, dentro dos espaços públicos, para que os movimentos tenham segurança e infraestrutura adequada na realização dos encontros.

“Os meninos querem dançar, namorar e usufruir da cidade. É um direito deles e, para que um direito não colida com o outro, o Poder Público tem de organizar”, disse o prefeito Haddad.

Currículo
Antônio Silva Pinto, 49, foi assessor da Secretaria Municipal de Cultura de 1989 a 1991, durante a gestão da filósofa Marilena Chauí, no governo da ex-prefeita Luiza Erundina. Entre 1995 a 1997, atuou ainda como assessor parlamentar do na época vereador e hoje, deputado federal Vicente Cândido. Entre 2001 e 2003, ocupou a Coordenação da Coordenadoria de Assuntos da População Negra (CONE) durante a gestão da ex-prefeita Marta Suplicy. Entre 2003 e 2009, Toninho foi subsecretário de planejamento da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. Em 2009, o novo secretário se tornou assessor parlamentar do então vereador Netinho de Paula, com quem seguiu na Secretaria Municipal de Promoção a Igualdade Racial a partir de 2013.

Adjunto
Além da saída de Netinho, a ex-ministra chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, 53 anos, também deixa o cargo de secretária-adjunta na SMPIR. Ela será substituída pelo jornalista, cartunista e diretor da revista Raça Brasil, Maurício Pestana. Matilde atuou no Governo Federal entre 2003 a 2008.

Secretaria
Compromisso de campanha do prefeito Fernando Haddad, a criação da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial faz parte do Programa de Metas 2013-2016. A criação oficial da Pasta aconteceu no dia 27 de janeiro do ano passado, quando é comemorado o Dia da África. Outro objetivo da Secretaria é viabilizar a implementação das Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008, que incluem no currículo oficial da rede de ensino a temática da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. A instituição da disciplina é a meta 57 do Programa de Metas 2013-2016.

Fotos para download
Fernando Pereira/SECOM

P706l-UvPxvShae3UVEq1A

 

Fonte: Capital Sp

+ sobre o tema

Após alerta de risco de câncer, Coca pode mudar fórmula de corante

Pesquisa americana afirma que substância seria cancerígena.Fabricante diz que...

Negros têm acesso às universidades na velhice

Ministra revela que negros ainda sofrem discriminação no país D´Acelino...

para lembrar

Lei inclui ‘Afoxé Omo Oxum’ no calendário cultural de Sergipe

O ano de 2011 começou a todo vapor para...

Valdecir Nascimento: Carta manifesto de apoio a Valdecir Nascimento

Exmo.sr. Jaques Wagner Governador do Estado da Bahia Salvador/BA...

Heróis Negros – liderança e sabedoria

Por que os Heróis não são Heróis negros? Pergunta...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=