Torço pelo Andrade amanhã

por: Edson Lopes Cardoso



O técnico Andrade do Flamengo afirmou que “está ajudando a abrir as portas para os negros no Brasil, inclusive para muitos ex-jogadores negros que brilharam no campo e poderiam ter contribuído mais ainda comandando equipes no Brasil” ( O Globo, 5/12/09, p. 47).

Tostão, em sua coluna na Folha de S. Paulo, já havia registrado na edição de 16/11/2009 (p. D3) que se o Flamengo for campeão será uma vitória contra “o preconceito de que os técnicos negros não teriam capacidade intelectual de comandar um grupo”.

A porta vislumbrada por Andrade abre-se com largueza para abarcar atividades outras, não relacionadas ao futebol. Seguramente, a repercussão de eventual conquista do campeonato brasileiro por um clube que mobiliza legiões de torcedores em todo o país alcança espaços diversificados e pode ajudar a reorientar representações próprias de uma cultura profundamente racista.

A expressão “poderiam ter contribuído” refere-se àquela “atrofia da vida” de que fala Gould e dá testemunho da distância que separa o Brasil real, atrofiado pelo racismo, de um país possível, livre de coerções castradoras de talentos e vocações.

Um técnico campeão é o sujeito reconhecido por suas aptidões intelectuais. No caso de Andrade, condenado a auxiliar, com humildade e discrição, houve uma reviravolta significativa. O técnico do Flamengo está consciente de que o seu êxito convida a problematizar todos os lugares destinados ao negro, e não apenas no futebol.

Uma vitória do Flamengo não vai nos fazer romper com padrões culturais do racismo. Mas abre brechas na percepção da massa de torcedores para que revejam criticamente a definição autoritária dos lugares inacessíveis ao negro, permitindo-lhes julgar e avaliar as dimensões estreitas, fechadas, subalternas do seu próprio cotidiano.

Meu time é o Bahia, que paga seus pecados na série B, mas amanhã vou torcer pelo Andrade e o Flamengo.

Fonte:Ìrohin

+ sobre o tema

Livros angolanos expostos em Lisboa serão matéria de estudo

Lisboa (do correspondente) – Alguns dos 50 títulos...

Fifa se desculpa por desrespeito de consultora a africanos e sul-americanos

A Fifa pediu desculpas pelas declarações desrespeitosas a africanos...

Fundação Palmares quer que Cais do Valongo, no Rio, vire patrimônio da humanidade

Brasília – A Fundação Cultural Palmares quer tornar o...

para lembrar

Grandes partidos estão na farra dos estádios da Copa – por Bob Fernandes

A Controladoria-Geral da União informa que o gasto...

Thiaguinho tem tipo de tuberculose comum entre jovens, diz médico

Doença é adquirida pelo ar e atinge membrana ao...

Nelson Triunfo: Ícone perdido da cultura black brasileira

Em um ensolarado fim de tarde de maio,...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=