Três internos da Fundação Casa são finalistas da Olimpíada Brasileira de Matemática

“Vou voltar para a escola”, disse um deles, de 13 anos, que traficava desde os 11. “Quero realizar meu sonho e cursar uma faculdade de direito”, contou outro adolescente que já foi detido duas vezes por tráfico. “Eu consigo ir além. Se os outros conseguem, por que a gente não?”, questionou

No Pragmatismo Politico 

Professor Hugo Tortorelli dá aula para finalistas da Obmep na Fundação Casa (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)

Lucas*, de 13 anos, Ricardo, de 17 e Maurício, de 16 anos têm excelentes novidades para compartilhar com a família. Os três estão na grande final da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

O trio integra o grupo de nove internos da Fundação Casa de Araraquara (SP). Seis já deixaram o local e os três que permanecem, com saída prevista para os próximos dias, querem levar para fora o que aprenderam. “Vou voltar para a escola”, disse Lucas, que traficava desde os 11 anos e está no local pela primeira vez.

“Quero realizar meu sonho”, contou Ricardo, na fundação pela terceira vez, a primeira por lesão corporal e as outras duas por tráfico. Ele afirmou que, como os irmãos, quer fazer faculdade e pretende cursar direito. “Se os outros conseguem, por que a gente não?”, questionou. “Eu consigo ir além”.

Os três afirmaram que antes da última apreensão não estavam frequentando a escola. Lucas revelou que não gostava de ir para as aulas, que uma vez foi suspenso e nunca mais voltou, preferia ficar com os amigos. Ricardo contou que também ficava com “más companhias” e Maurício lembrou que, mesmo com os conselhos da mãe e da avó, não queria estudar.

Na unidade, porém, eles não têm outra escolha. A frequência nas aulas é fundamental para a progressão da medida sócio-educativa e, segundo Maurício, ajuda a fazer o tempo passar mais rápido. Também mostra outras possibilidades. “Vi que é bom estudar. Quero fazer engenharia”, disse Lucas, para alegria do professor Hugo Tortorelli.

Responsável pela disciplina de matemática, ele afirmou que esse interesse é o maior retorno. “O mais importante não é a olimpíada, é voltar a estudar. Se, de cada 100 alunos, cinco permanecerem na escola lá fora, já me sinto realizado”, afirmou.

Segundo Tortorelli, os adolescentes chegam à unidade com uma defasagem grande e muitas vezes é preciso relembrar o básico, sempre com exemplos concretos.

“Trago do cotidiano para mostrar que não são só fórmulas, teorias, que a matemática está na vida. Ao falar de divisão, explico que precisam saber quanto é um terço de comprimido para poderem dar remédio para um filho. Com curva, o futebol. E aos poucos você vai mostrando que não é tão complicado”.

Mas não só são exemplos de operações. O professor afirmou que apresenta figuras nas quais podem se espelhar, amigos, livros, tudo para mostrar que, sem educação, não é possível evoluir. “Eles não veem que a escola transforma, forma cidadãos. Eles têm que ter ciência de que, se não voltarem a estudar, podem voltar para cá”, disse, lembrando que também é imprescindível ter determinação. “Tem que ter muita força de vontade porque, quando ele chega ao bairro, os amigos não pensam assim”.

Outro ponto que levou ao sucesso dos alunos na prova, na visão do professor, foi o número de estudantes em cada sala de aula da unidade. Quando eles chegam, os profissionais consultam o histórico escolar e avaliam em qual turma devem entrar. Aqueles que estudam pela manhã fazem curso técnico, atividades esportivas e iniciação musical à tarde e vice-versa.

Atualmente, a fundação conta com 10 salas em Araraquara. São cinco turmas pela manhã e cinco à tarde, todas vinculadas aos currículos e professores das escolas Jandyra Nery Gatti (1º a 4º ano) e Letícia de Godoy Bueno Lopes (6º ano ao colegial), mas com uma diferença.

“Trabalho como professor há oito anos e este é o meu primeiro na fundação. Cheguei a ter turma com 56 alunos e aqui são 10, 12. É possível dar mais atenção, sinto que ajudo de verdade”, disse o professor.

Fundação Casa

Atualmente, há 101 internos em Araraquara. A grande maioria tem entre 16 e 18 anos e cerca de 80% deles foram apreendidos por tráfico de drogas ou roubo, atividades com as quais ganham dinheiro para adquirir itens da moda. “Contam da necessidade de ganhar dinheiro, do consumo, é isso que é valorizado”, relatou Morganti.

Agência Globo e G1

+ sobre o tema

Ensino de história e cultura Afro-Brasileira é tema do ‘I Seminário de Promoção da Igualdade Racial’

Seminário contou com a realização de palestras, apresentações culturais...

Kabengele Munanga – Trajetória TV USP – parte 1 e 2

Trajetória é um programa da TV USP sobre a...

Conselho Tutelar e as Modificações proporcionadas pela lei n. 12.696/2012

Luiz Antonio Miguel Ferreira Com a vigência da Lei n....

para lembrar

Vereador diz que professores são inúteis e causa polêmica em SP

Críticas foram publicadas na internet. Segundo a polícia, vereador...

EMEI Guia Lopes pichada por neonazistas combate o racismo com valorização da cultura negra

Revelar a dimensão e a significativa influência das raízes...

Inscrições para o Sisu terminam nesta quinta-feira

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino...

SP: professor é preso suspeito de vender drogas a alunos

Um professor de português da rede pública de ensino...
spot_imgspot_img

Sete em cada 10 secretarias municipais de educação descumprem lei que obriga ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas

Um levantamento mostrou que sete em cada dez secretarias municipais de educação descumprem parcial ou totalmente a lei que obriga o ensino sobre história...

Enegrecer a docência universitária

Um educador em um sistema de opressão é revolucionário ou opressor.   ‒ Lerone Bennett Jr. Peço licença para iniciar este texto com um dado bastante obsceno:...

6º Fórum dos países da América Latina e do Caribe pauta a Agenda 2030

A sustentabilidade de novas tecnologias sociais foi debatida no 6º Fórum dos países da América Latina e do Caribe sobre o desenvolvimento sustentável, que...
-+=