TSE divulga dados sobre os candidatos das eleições 2014.Segundo a cor/raça

Órgão disponibilizou, pela primeira vez, dados sobre raça/cor dos candidatos

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir/PR) realizou nesta terça-feira (5), em Brasília (DF), o Seminário “Dados desagregados por Cor ou Raça das candidaturas das eleições 2014”. A atividade discutiu questões referentes à representatividade da população negra, em um contexto no qual, pela primeira vez na história, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou dados da raça/cor dos candidatos.

A inclusão do quesito nas informações das candidaturas é uma das mais antigas reivindicações do Movimento Negro brasileiro. A partir desses dados, é possível avaliar a inclusão de grupos raciais e étnicos nos Poderes Legislativo e Executivo, além de estimular medidas que visem a ampliação da presença do(a) negro(a) nos espaços de poder.

Dados eleitorais de 2014

As informações disponibilizadas pelo TSE mostram que todos os 11 candidatos ao cargo de Presidente da República são pessoas brancas; para a vice-presidência, há 7 brancos, 3 pretos e 1 pardo; do total de 171 pretendentes ao cargo de governador, apenas 54 são da cor negra (15 pretos e 39 pardos); para vice-governador(a), 106 candidatos são brancos, 66 negros (44 pardos e 22 pretos), e 1 indígena.

Quanto às vagas para senadores, do total de 181 candidatos, apenas 55 concorrentes pertencem à cor/raça negra (40 pardos e 15 pretos). Para deputado(a) federal, são 3.908 candidaturas brancas, 2.789 negras (2118 pardos e 671 pretos), 35 amarelas e 23 indígenas.

Em nível estadual, os pretendentes às cadeiras nas Assembleias Legislativas são 16.246; destes, 7.408 se autodeclaram negros/as (5.964 pardos e 1.444 pretos). No Distrito Federal, brancos representam 504 candidaturas, negros somam o total de 497 (398 pardos e 99 pretos), e são 2 os indígenas.

+ sobre o tema

Kamala supera expectativas e encurrala Trump no debate

Na categoria previsões furadas, o governador da Flórida, o...

Caso Marighella: MPF pede condenação de 37 ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma nova ação...

“A gente precisa sair desse luto e ir para a luta”, diz Macaé Evaristo

Depois de ser anunciada como a nova ministra dos Direitos...

para lembrar

Le Monde: “Desprezo social se instalou no coração dos brasileiros”

Em uma matéria do jornal Le Monde desta terça-feira (26), o...

Deputados vão à Cracolândia, mas não descem do ônibus

Vinte e um deputados federais desembarcaram...

Emergência climática é emergência educacional

Emergência climática é emergência educacional. Vivenciamos uma emergência climática sem...

Obama cantou na Casa Branca com B.B. King e Jagger

Fonte: YouTube O Presidente norte-americano, Barack Obama, cantou, na noite...

Esther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos

Após demitir Silvio Almeida do cargo de ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em meio a denúncias de assédio sexual, o presidente...

Comunicado sobre a demissão do ministro Silvio Almeida

Nota à Imprensa Diante das graves denúncias contra o ministro Silvio Almeida e depois de convocá-lo para uma conversa no Palácio do Planalto, no início...

Anielle confirma a ministros ter sido vítima de assédio de Silvio Almeida

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi ouvida por colegas ministros no Palácio do Planalto nesta sexta (6). Ela confirmou que foi vítima...
-+=