TSE divulga dados sobre os candidatos das eleições 2014.Segundo a cor/raça

Órgão disponibilizou, pela primeira vez, dados sobre raça/cor dos candidatos

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir/PR) realizou nesta terça-feira (5), em Brasília (DF), o Seminário “Dados desagregados por Cor ou Raça das candidaturas das eleições 2014”. A atividade discutiu questões referentes à representatividade da população negra, em um contexto no qual, pela primeira vez na história, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou dados da raça/cor dos candidatos.

A inclusão do quesito nas informações das candidaturas é uma das mais antigas reivindicações do Movimento Negro brasileiro. A partir desses dados, é possível avaliar a inclusão de grupos raciais e étnicos nos Poderes Legislativo e Executivo, além de estimular medidas que visem a ampliação da presença do(a) negro(a) nos espaços de poder.

Dados eleitorais de 2014

As informações disponibilizadas pelo TSE mostram que todos os 11 candidatos ao cargo de Presidente da República são pessoas brancas; para a vice-presidência, há 7 brancos, 3 pretos e 1 pardo; do total de 171 pretendentes ao cargo de governador, apenas 54 são da cor negra (15 pretos e 39 pardos); para vice-governador(a), 106 candidatos são brancos, 66 negros (44 pardos e 22 pretos), e 1 indígena.

Quanto às vagas para senadores, do total de 181 candidatos, apenas 55 concorrentes pertencem à cor/raça negra (40 pardos e 15 pretos). Para deputado(a) federal, são 3.908 candidaturas brancas, 2.789 negras (2118 pardos e 671 pretos), 35 amarelas e 23 indígenas.

Em nível estadual, os pretendentes às cadeiras nas Assembleias Legislativas são 16.246; destes, 7.408 se autodeclaram negros/as (5.964 pardos e 1.444 pretos). No Distrito Federal, brancos representam 504 candidaturas, negros somam o total de 497 (398 pardos e 99 pretos), e são 2 os indígenas.

+ sobre o tema

Lula sanciona nova Lei Nacional da Adoção

Fonte: Globo.com Novas regras limitam tempo que crianças ficam...

O orgulho de ser “burro” mostra que o poço não tem fundo no Brasil

Confesso que tenho cada vez menos paciência para casos...

Neofascistas decretam pena de morte em Cuiabá

Por: João Negrão A pena de morte está estabelecida...

Vestibular 2010: UEAP divulga novos cursos

Fonte: Corrêa Neto - Engenharia Química, Engenharia Ambiental e...

para lembrar

Sem representatividade no Congresso, eleições têm 85 candidatos indígenas

Carolina Garcia Líderes de diferentes etnias buscam na política a...

Marina telefona para Dilma e Aécio e diz torcer pela valorização da democracia

por Gerson Camarotti A candidata do PSB, Marina Silva,...

Maria Rita Kehl: Voto contra o retrocesso

A presidenta Dilma Rousseff criou a Comissão Nacional da...

A pressão por uma guinada de Dilma à esquerda começa agora, por Leonardo Sakamoto

Dilma Rousseff não ganhou o segundo turno por conta...

Entre o Vermelho e o Azul, o Brasil elegeu o branco

A mais acirrada disputa presidencial das últimas décadas suscitou discussões acaloradas sobre um país que se dividiria entre o vermelho, do PT, e o...

Jean Wyllys: “Nas últimas eleições, 326 parlamentares foram financiados por empreiteiras”

“Nas últimas eleições, 326 parlamentares tiveram suas campanhas financiadas por empreiteiras (nenhum do PSOL!). E, entre eles, 255 receberam dinheiro das envolvidas na operação...

Para os que querem abandonar o Brasil

Leonardo Boff É espantoso ler nos jornais e mensagens nas redes sociais e mesmo em inteiros youtubes a quantidade de pessoas, geralmente das classes altas...
-+=