Turcas protestam contra declaração de vice-premiê no Twitter

Bulent Arinc havia aconselhado as mulheres a não rirem em público

Centenas de mulheres turcas postaram fotos de si mesmas rindo no Twitter nesta quarta-feira para protestar contra os comentários do vice-primeiro-ministro, Bulent Arinc, que aconselhou as mulheres a não rir em público para “proteger os valores morais”.

Melda Onur, uma parlamentar do principal partido de oposição, o CHP, disse no Twitter que os comentários de Arinc classificam risadas como um ato desonroso e deixam as mulheres sujeitas à violência.

Arinc criticou a mídia nesta quarta-feira por veicular seus comentários fora de contexto e se concentrar em uma pequena parte de seu discurso, no qual ele afirma ter aconselhado homens e mulheres a adotarem “comportamentos éticos”.

“Algumas pessoas me criticam ao pegar apenas uma parte de um discurso de uma hora e meia. Que alegação infundada e repugnante. Pessoas que ouviram todos os meus comentários têm percebido isso”, disse Arinc, segundo o jornal Hurriyet.

“Eu acredito que fiz um discurso útil”, disse ele. “Se eu tivesse apenas dito que as mulheres não devem rir, então eu teria feito algo irracional. Mas o meu discurso foi sobre boas maneiras e preceitos morais.”

BtzGpkLCIAEwXtC

Os opositores acusam a administração do primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, de governar de forma cada vez mais autoritária e de intervir na vida privada das pessoas, o que tem sido uma fonte de conflito entre os secularistas do país e os simpatizantes conservadores de Erdogan.

Centenas de mulheres participaram da manifestação na rede social Foto: Twitter
Centenas de mulheres participaram da manifestação na rede social
Foto: Twitter

Erdogan está a caminho de se tornar o primeiro presidente eleito diretamente da Turquia, um país predominantemente muçulmano.

Arinc, um dos cofundadores do Partido AK, de Erdogan, disse nesta semana durante a festa de Eid al-Fitr, que marca o fim do Ramadã: “A mulher deve ter castidade … Ela não deve rir na frente de todos e não ser convidativa em seu comportamento. Ela deve proteger sua honra”.

Uma organização pelos direitos das mulheres disse que vai apresentar uma denúncia contra o vice-premiê.

Seus comentários, em que ele também criticou novelas de televisão, atraíram críticas do candidato à presidência da oposição Ekmeleddin Ihsanoglu. Ele tuitou: “Nosso país precisa que nossas mulheres riam e de ouvir o riso alegre de todos mais do que nunca.”

Fonte: Terra 

+ sobre o tema

Preso por morte de Marielle já foi homenageado na Alerj; saiba quem são os 2 suspeitos do crime

O policial militar reformado Ronnie Lessa, apontado como o...

Identidade de transexuais será julgada no STF

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) deverão decidir...

Resultado do Edital Fundo Fale Sem Medo

O edital 2016 do Fundo Fale Sem Medo selecionou...

Pai fotografa filha de 5 anos vestida como heroínas negras

Tendo como objetivo a nobre missão de ensinar sua...

para lembrar

A terceirização e a ameaça aos direitos das mulheres negras trabalhadoras por Marjorie Chave

Logo nos primeiros dias do ano, um anúncio do site de...

Cultura do estupro e a universidade

Texto do Movimento Honestinas – Movimento de esquerda da...

Filhos de Gandhy pedem saída de mulheres do bloco em respeito a tradição

Tradição é tradição e tem que ser respeitada. Os...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=