Turcas protestam contra declaração de vice-premiê no Twitter

Bulent Arinc havia aconselhado as mulheres a não rirem em público

Centenas de mulheres turcas postaram fotos de si mesmas rindo no Twitter nesta quarta-feira para protestar contra os comentários do vice-primeiro-ministro, Bulent Arinc, que aconselhou as mulheres a não rir em público para “proteger os valores morais”.

Melda Onur, uma parlamentar do principal partido de oposição, o CHP, disse no Twitter que os comentários de Arinc classificam risadas como um ato desonroso e deixam as mulheres sujeitas à violência.

Arinc criticou a mídia nesta quarta-feira por veicular seus comentários fora de contexto e se concentrar em uma pequena parte de seu discurso, no qual ele afirma ter aconselhado homens e mulheres a adotarem “comportamentos éticos”.

“Algumas pessoas me criticam ao pegar apenas uma parte de um discurso de uma hora e meia. Que alegação infundada e repugnante. Pessoas que ouviram todos os meus comentários têm percebido isso”, disse Arinc, segundo o jornal Hurriyet.

“Eu acredito que fiz um discurso útil”, disse ele. “Se eu tivesse apenas dito que as mulheres não devem rir, então eu teria feito algo irracional. Mas o meu discurso foi sobre boas maneiras e preceitos morais.”

BtzGpkLCIAEwXtC

Os opositores acusam a administração do primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, de governar de forma cada vez mais autoritária e de intervir na vida privada das pessoas, o que tem sido uma fonte de conflito entre os secularistas do país e os simpatizantes conservadores de Erdogan.

Centenas de mulheres participaram da manifestação na rede social Foto: Twitter
Centenas de mulheres participaram da manifestação na rede social
Foto: Twitter

Erdogan está a caminho de se tornar o primeiro presidente eleito diretamente da Turquia, um país predominantemente muçulmano.

Arinc, um dos cofundadores do Partido AK, de Erdogan, disse nesta semana durante a festa de Eid al-Fitr, que marca o fim do Ramadã: “A mulher deve ter castidade … Ela não deve rir na frente de todos e não ser convidativa em seu comportamento. Ela deve proteger sua honra”.

Uma organização pelos direitos das mulheres disse que vai apresentar uma denúncia contra o vice-premiê.

Seus comentários, em que ele também criticou novelas de televisão, atraíram críticas do candidato à presidência da oposição Ekmeleddin Ihsanoglu. Ele tuitou: “Nosso país precisa que nossas mulheres riam e de ouvir o riso alegre de todos mais do que nunca.”

Fonte: Terra 

+ sobre o tema

“Eu sei parir e meu filho sabe nascer”

A “epidemia de cesáreas” que acomete o Brasil deixa...

A sexualidade das mulheres nas prisões

Sexualidade é assunto quilométrico. Freud tem uma coleção de...

Mulheres conquistam a política no México

A partir de setembro, quase o mesmo número de...

Esta mulher terminou um relacionamento abusivo e quer que você faça o mesmo

"Eu pensei muito sobre fazer e publicar este vídeo....

para lembrar

Arthur, transexual de 13 anos: “Acham que só quero chamar atenção”

Mesmo enfrentando preconceito e incompreensão fora de casa, o...

É oficial: Angela Davis vem ao Brasil em outubro!

A filósofa e ativista estadunidense virá em outubro a...
spot_imgspot_img

O que está em jogo com projeto que torna homicídio aborto após 22 semanas de gestação

Um projeto de lei assinado por 32 deputados pretende equiparar qualquer aborto realizado no Brasil após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio. A regra valeria inclusive para os...

Justiça brasileira não contabiliza casos de homotransfobia, cinco anos após criminalização

O STF (Supremo Tribunal Federal) criminalizou a homotransfobia há cinco anos, enquadrando o delito na lei do racismo —com pena de 2 a 5 anos de reclusão— até que...

Maria da Conceição Tavares: quem foi a economista e professora que morreu aos 94 anos

Uma das mais importantes economistas do Brasil, Maria da Conceição Tavares morreu aos 94 anos, neste sábado (8), em Nova Friburgo, na região serrana do Rio...
-+=