UA denuncia execução indiscriminada de negros na Líbia

Rebeldes líbios estariam executando indiscriminadamente pessoas negras por “confundirem” imigrantes inocentes com mercenários a serviço do coronel Muamar Kadafi, denunciou nesta segunda-feira o presidente da União Africana (UA), Jean Ping. Ele mencionou a suspeita como um dos motivos pelos quais a entidade continental não reconhece as forças de oposição a Kadafi como governo interino da Líbia.

“O Conselho Nacional de Transição (CNT) parece confundir pessoas negras com mercenários”, declarou Ping. “Todos os negros são mercenários para o CNT. Isto significa que um terço da população da Líbia, que é negra, também é feito de mercenários”, denunciou. “Eles estão matando pessoas, trabalhadores comuns, maltratando-os”, prosseguiu.

Ping acrescentou: “Talvez haja negros entre grupos de saqueadores e forças fora de controle. Mas, em casos assim, o governo deveria fazer alguma coisa, denunciar a situação. Nós estamos à espera de algum sinal de que os trabalhadores africanos que lá estão devam ser retirados”.

Os comentários de Ping vêm à tona depois de grupos internacionais de defesa dos direitos humanos terem denunciado espancamentos e detenções indiscriminadas de imigrantes procedentes de países da África subsaariana.

Repórteres da Associated Press já haviam testemunhado episódios de maus-tratos cometidos por rebeldes contra detentos e supostos mercenários a serviço de Kadafi, mas as denúncias atuais são as primeiras envolvendo atrocidades cometidas pelas forças insurgentes.

Abdel-Hafiz Ghoga, porta-voz do CNT, nega que rebeldes estejam matando negros indiscriminadamente. “Essas acusações foram feitas nos primeiros dias da revolução. Isso nunca aconteceu”, disse ele. “Se aconteceu, foram as forças de Kadafi”, acusou.

Ping, enquanto isso, pediu um cessar-fogo imediato e defendeu a formação de um governo de coalizão capaz de refletir a diversidade da Líbia. As informações são da Associated Press

Fonte: Folha Vitória

+ sobre o tema

Lima Barreto: um gênio negro e o reconhecimento tardio – Por Davi Nunes

  Por Davi Nunes Do Portal Sotero Preta No próximo ano, 2017,...

‘No Brasil, o preconceito aparece como um vírus’, declara Taís Araújo para revista

O jornalista Lauro Jardim escreveu há uma semana na Veja que a Fifa teria preterido Camila...

Google abre seu primeiro laboratório de inteligência artificial na África

Objetivo será de responder aos problemas socioeconômicos, políticos e...

Eliana Pittman

Eliana Leite da Silva ,nasceu no Rio de Janeiro(RJ) em...

para lembrar

Esposa de Nelson Mandela agradece pelos numerosos apoios

Graça Machel, esposa de Nelson Mandela hospitalizado há 10...

Ben Johnson pede desculpas 25 anos depois

  Poucas vezes o esporte foi tão manchado...

Djavan lança álbum ao vivo com registro de show feito há 25 anos na Suíça

Em 5 de julho de 1997, Djavan subiu ao palco do...

“A Copa pôs a África no mapa”, diz mulher de Mandela

Por: Georgina Higueras A entrevista transcorre tranquilamente até que...
spot_imgspot_img

Com Mano Brown, festa 100% Favela homenageia as mulheres do rap

No dia 14 de setembro (sábado), a festa 100% Favela + Mulher acontece na Favela Godoy, no bairro Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo....

James Earl Jones, a voz de Darth Vader e de Mufasa, morre aos 93 anos

O ator e dublador James Earl Jones, eternamente lembrado como a voz do vilão Darth Vader, morreu nesta segunda (9) aos 93 anos, em...

Erikah Badu fará show no Brasil em novembro

A cantora norte-americana Erykah Badu, uma das principais vozes do neo soul, está de volta ao Brasil. A artista confirmou um show exclusivo em São...
-+=