UA denuncia execução indiscriminada de negros na Líbia

Rebeldes líbios estariam executando indiscriminadamente pessoas negras por “confundirem” imigrantes inocentes com mercenários a serviço do coronel Muamar Kadafi, denunciou nesta segunda-feira o presidente da União Africana (UA), Jean Ping. Ele mencionou a suspeita como um dos motivos pelos quais a entidade continental não reconhece as forças de oposição a Kadafi como governo interino da Líbia.

“O Conselho Nacional de Transição (CNT) parece confundir pessoas negras com mercenários”, declarou Ping. “Todos os negros são mercenários para o CNT. Isto significa que um terço da população da Líbia, que é negra, também é feito de mercenários”, denunciou. “Eles estão matando pessoas, trabalhadores comuns, maltratando-os”, prosseguiu.

Ping acrescentou: “Talvez haja negros entre grupos de saqueadores e forças fora de controle. Mas, em casos assim, o governo deveria fazer alguma coisa, denunciar a situação. Nós estamos à espera de algum sinal de que os trabalhadores africanos que lá estão devam ser retirados”.

Os comentários de Ping vêm à tona depois de grupos internacionais de defesa dos direitos humanos terem denunciado espancamentos e detenções indiscriminadas de imigrantes procedentes de países da África subsaariana.

Repórteres da Associated Press já haviam testemunhado episódios de maus-tratos cometidos por rebeldes contra detentos e supostos mercenários a serviço de Kadafi, mas as denúncias atuais são as primeiras envolvendo atrocidades cometidas pelas forças insurgentes.

Abdel-Hafiz Ghoga, porta-voz do CNT, nega que rebeldes estejam matando negros indiscriminadamente. “Essas acusações foram feitas nos primeiros dias da revolução. Isso nunca aconteceu”, disse ele. “Se aconteceu, foram as forças de Kadafi”, acusou.

Ping, enquanto isso, pediu um cessar-fogo imediato e defendeu a formação de um governo de coalizão capaz de refletir a diversidade da Líbia. As informações são da Associated Press

Fonte: Folha Vitória

+ sobre o tema

A importancia do Negro

Essa é a história de um garoto chamado Theo que...

Un maire noir de Paris en 1879, effaçé des archives et de l’Hisoire

Severiano de Hérédia, Un maire noir de Paris Un Caribéen noir,...

13 de maio: viva 20 de novembro!

Foto de capa: retrato de Luiz Gama por Raul...

A Bíblia como literatura africana: o discurso religioso no olhar da igualdade racial

Festival Ortodoxo em Lalibela – Divulgação: Holiday to Ethiopia Por...

para lembrar

Para escritora nigeriana, a África é mal compreendida pelo Ocidente

As pessoas costumam ter pena do continente e olham...

Africanos devem escrever História dos países

Iva Cabral, filha de Amílcar Cabral, disse, na sexta-feira,...

Exército amplia ofensiva contra radicais islâmicos na Nigéria

Fonte: Uol-   O Exército da Nigéria aumentou ontem o...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=