Ubuntu: o marketing invade a África

A visão de que o mundo construiu para o continente uma imagem negativa que não mais se justifica leva países africanos a investir na construção de marca deles mesmos.

Muitas revoluções estão em curso no continente africano. Troca de poder, mudanças de regimes políticos, uso de redes sociais para promovê-las e avanços econômicos.

Uma delas, no entanto, ainda tem feito pouco barulho além fronteiras mas promove uma ebulição interna que promete construir uma nova África em uma década. É o marketing.

“O mundo já foi muito eficiente em criar uma imagem para a África, e ela é negativa. Apesar de ter mais gente na miséria do que nós, não é a Índia ou a China que estampam as propagandas de ONGs pedindo doações para combater a fome”, diz a economista zambiana Dambisa Moyo, autora de Dead Aid, ou Ajuda Morta, em que defende o fim de interferência financeira de outros países no continente.

“Agora temos que criar a nossa própria imagem e ela não está relacionada com fome, violência e corrupção.”

Está relacionada a uma mistura de idiomas, danças, valores e cores de seus mais de 50 países. E, como a África do Sul é um dos países mais avançados nesse processo, tem emprestado um conceito que ajuda a definir essa nova identidade: ubuntu. A palavra zulu significa, em tradução livre, “eu sou porque você é”.

Na tradução mais filosófica, significa humanidade através dos outros. Maite Nkoana-Mashabane, ministra de Relações Internacionais da África do Sul, explica que ali não se usa a palavra primo ou conterrâneo, mas diz-se “meu irmão de outra mãe”. É essa ideia que o continente quer restituir e mostrar ao mundo.

O caminho não é feito apenas de discursos e desejos – está sendo trilhado com gordas verbas de marketing, publicidade e relações públicas, em logomarcas, campanhas e fóruns que reúnem as grandes agências inglesas e os nomes de destaque dessa indústria na África.

O primeiro passo é a criação de organizações nacionais de marcas, como a Brand South África, Brand Kenya e a Brand Ghana, secretarias de marcas em geral submetidas diretamente à presidência dos países, com status de ministério, para alinhar ações e estratégias para atrair investimento, comércio e turismo. Em processo de estruturação de sua secretaria, o Zimbábue não olha somente os vizinhos para traçar suas metas – compara nações com Coca-Cola, Walmart e Johnson&Johnson.

“Criar uma marca é gerir a reputação do país. Não basta dizer que está bem, os outros têm que concordar, e você tem que entregar o prometido”, define Arthur Mutambara, vice primeiro-ministro do Zimbabue. “O que há de se definir é como entregar essa promessa, assim como Wal-mart entrega o menor preço e o McDonalds entrega conveniência e segurança alimentar.”

Ele se baseia em teorias consagradas globalmente de construção de imagem, com CVS (Creating Shared Value), extensamente aplicada pela Nestlé por exemplo, e o chamado efeito de país de originação (country-of-origin effect), quando há uma associação de produto ou habilidade instantânea, como tecnologia e Japão, ou mercadorias de baixo custo e China.

“Temos que definir então qual é a reputação do país e posicioná-lo. Podemos perseguir o índice de felicidade, de competitividade, de desenvolvimento humano, qualquer que seja, e avançar nisso. É uma jornada de 20 anos”, diz Mutambara.

No caso de Gana, o foco é não se atrelar à indústria de petróleo para evitar a “doença holandesa” de países produtores da commodity, aponta Joseph Annan, do Ministério de Comércio e Indústria.

“Por uma Gana melhor é o lema que adotamos, enquanto tentamos evitar uma caça às bruxas na política e uma visão de curto prazo no processo de transição democrática”, diz.

Com países em iniciativas diferentes e em estágios diversos de desenvolvimento, conseguir uma unidade para a marca África é um dos maiores desafios e das maiores polêmicas.

“Primeiro os países precisam consolidar suas marcas nacionais para depois pensar em marcas internacionais. Além disso, a questão política é relevante, uma vez que é a democracia que traz previsibilidade e segurança para o investidor”, avalia David Haigh, presidente da consultoria inglesa Brand Finance.

Fonte: Brasil Econômico

+ sobre o tema

A importância da democracia direta

A Suíça vive nos últimos tempos um novo...

Brasil tem novo Centro de Estudos Africanos

  O Centro terá como sede a Universidade Federal do...

10 ideias errôneas que temos sobre a África

Uma jornalista da Namíbia, Christine Vrey, estava revoltada com...

para lembrar

Nasce um novo movimento social nos Estados Unidos

A presença de um amplo leque de sindicatos transformou...

Defensor dos direitos humanos é eleito presidente da Alemanha

O parlamento alemão elegeu neste domingo Joachim Gauck, um...

Funeral de Chris Lighty reúne estrelas do hip-hop em NY

Diddy, 50 Cent, LL Cool J, Q-Tip, Russell Simmons...

Bono desafia Lula: vamos fazer juntos um Bolsa Família planetário

Ex-presidente e vocalista da banda U2 se encontraram nesta...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=