Uerj investiga denúncias de fraude no sistema de cotas

Universidade abre nove sindicâncias; ONG alerta para falsidade na declaração de raça

Por: RUBEN BERTA

RIO – Uma das primeiras universidades a adotar o sistema de cotas em seu vestibular no país, a Uerj convive agora com suspeitas de irregularidades no seu processo de seleção. A Sub-reitoria de Graduação da instituição instaurou nove sindicâncias desde outubro do ano passado para apurar denúncias de fraude na concessão do benefício no vestibular 2013. Três investigações foram iniciadas na semana passada e devem ter os trabalhos encerrados até o fim de fevereiro. Outras seis já teriam sido finalizadas, mas a assessoria de imprensa da Uerj não deu detalhes sobre as conclusões nem sobre o objeto preciso dos inquéritos.

Apesar de a questão vir sendo tratada de forma discreta pela universidade, o diretor-presidente da ONG Educafro, frei David dos Santos, acredita que os casos apurados se referem a alunos que supostamente mentiram a raça para poderem se beneficiar das cotas. Na Uerj, 20% das vagas são reservadas a estudantes negros e indígenas; 20% para oriundos da rede pública de ensino; e 5% para pessoas com deficiência e filhos de policiais civis, militares, bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

É um problema grave. Infelizmente para cada 20 denúncias que surgem, a Uerj só abre uma sindicância. E nem sabemos que fim essas apurações levam. Já reclamamos, apelamos para o governador (Sérgio Cabral), que pediu providências à reitoria. São pessoas brancas que se autodeclaram negras. Entendemos que, para ter direito às cotas, não basta dizer que tem um bisavô negro. É preciso provar com seus traços físicos alega Frei David.

A lei mais recente de cotas na Uerj, de dezembro de 2008, afirma que ficou mantido o procedimento de declaração pessoal para fins de afirmação de pertencimento à raça negra. Ou seja, a informação é passada pelo próprio candidato no processo de inscrição. Mas o texto também ressalta que cabe à administração universitária adotar as medidas disciplinares adequadas nos casos de falsidade.

Falsidade ideológica

Para Frei David, a questão teria que ser tratada com mais seriedade pela Uerj. Ele acrescenta que desde o início das cotas na instituição são constantes os relatos de possíveis fraudes:

A primeira denúncia que nos chegou foi de um aluno jovem de classe média alta, branco e honesto, que ficou indignado ao ver colegas que burlaram o sistema. Temos dois motivos claros para o quadro atual: falsidade ideológica motivada por donos de cursinhos caros e omissão do poder público em fazer uma séria fiscalização.

O presidente da Comissão de Educação da Alerj, deputado Comte Bittencourt (PPS), disse que vai pedir formalmente à Uerj detalhes sobre o conteúdo das investigações:

É uma política afirmativa que ainda traz muito debate na sociedade e precisamos de transparência completa.

Fonte: O Globo

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Diversidade além das cotas

Tatiana Lima Cotas- Conta Nelson Rodrigues em "O Óbvio Ululante"...

Um olhar sobre as mulheres negras e o ensino superior no Brasil

Se é factual que a política das cotas raciais...

Alckmin cria sistema de pontuação diferenciada para negro em concurso

Medida vale também para pardos e indígenas, segundo governo. Governador...

Alexandre Garcia diz que “o país não era racista até criarem as cotas” e vira piada

O jornalista Alexandre Garcia, da Globo, conseguiu falar outra...
spot_imgspot_img

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...
-+=