UFMG: Professores pedem punição

Faculdade de Direito instala processo administrativo contra os 198 estudantes envolvidos em trote

Por: ISABELLA LACERDA

Professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entraram com recurso contra decisão da Faculdade de Direito da instituição de instaurar processo administrativo contra 198 alunos que participaram de um polêmico trote em março deste ano. Para os docentes, é preciso que os estudantes envolvidos sejam punidos por terem praticado os crimes de racismo, apologia ao nazismo e sexismo.

Segundo a professora do Departamento de História Regina Helena Alves, que assina o recurso, toda a UFMG foi atingida pela decisão de “abrandar” a punição aplicada aos alunos. “Quando uma unidade acadêmica aceita que ações comprovadas de racismo e apologia ao nazismo sejam apenas brincadeiras de mal gosto, ela nos atinge diretamente ao jogar por terra todas as nossas ações e tudo que já produzimos em nossa universidade para combater esses dois crimes”, critica.

De acordo com o recurso, que é assinado por outros três professores, dos cursos de psicologia, ciência política e arquitetura, a atuação da universidade no que diz respeito à investigação “foi incoerente e atentatória ao princípio da moralidade”.

“Investigar apenas a realização da festa e a venda de bebidas na universidade não é suficiente. É preciso analisar os crimes cometidos, tão divulgados pela imprensa após a realização do trote. Estamos preocupados com a imagem da nossa universidade”, afirma Regina.

Ações. O recurso foi apresentado anteontem à congregação da Faculdade de Direito, responsável pela apuração do trote. No documento, que já foi recebido pela universidade, os professores pedem a anulação da portaria e a abertura de nova investigação, que, desta vez, deve ser conduzida pelo Conselho Universitário da UFMG. O grupo ainda pede para que a atuação de cada um dos alunos envolvidos seja individualizada, levando em conta a prática dos crimes.

Professores da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG também prometem fazer denúncias ao Conselho Universitário e às secretarias de Igualdade Racial e de Direitos Humanos, do governo federal. Os docentes ainda defendem que a universidade adote novas regras para regulamentar os trotes e festas internas, determinando formas rígidas de punições aos excessos, que não são raros.

Procurada, a Faculdade de Direito informou, por meio da sua assessoria, que vai analisar o recurso. A UFMG apenas vai se posicionar nos próximos dias, quando tomará uma decisão sobre o caso.

UFMG processa 198 alunos, mas não vê racismo em trote

 

Fonte: O Tempo 

+ sobre o tema

Brasil finalmente considera mulheres negras em documento para ONU

Finalmente o governo brasileiro inicia um caminho para a...

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas...

Instituto Geledés promove evento sobre empoderamento econômico para população negra

O Geledés – Instituto da Mulher Negra realizou nesta...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

para lembrar

Após sofrer racismo na escola, Kheris Rogers de 10 anos cria linha de roupas empoderadora

Você precisa conhecer Kheris Rogers, uma menina de 10...

A Discriminação de Boris Casoy: Isso é uma vergonha

Neste vídeo o apresentador da Band, Boris Casoy declara...

RACISMO NA ITÁLIA: Mais um capítulo do racismo na Itália

O prefeito de Brescia, Adriano Paroli, do PDL, informou...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=