UFRB adota integralmente Lei de Cotas

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai aplicar integralmente a Lei 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas, já a partir do próximo processo seletivo, em 2013. A decisão do Conselho Universitário (CONSUNI) foi tomada por unanimidade na última quarta-feira (31/10).

Pela nova lei, as universidades e institutos federais devem reservar 50% das vagas ao sistema de cotas em um prazo de até 4 anos. O documento beneficia estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, além de prever diferenciação em relação ao critério econômico, com a previsão de 25% destas vagas para estudantes cujas famílias tenham renda per capita menor ou igual a um salário mínimo e meio.

Os critérios das cotas também vão variar de uma universidade para a outra, de acordo com a proporção de negros, pardos e indígenas de cada Estado, fornecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na UFRB, 76,67% dos 50% das cotas serão reservados para esta população.

“Esta é a nossa proposta para a sociedade. Somos a Universidade mais inclusiva do país e vamos continuar seguindo este caminho”, disse o reitor Paulo Gabriel Nacif.

Para ele, é possível, de fato, ampliar a diversidade étnica e social das universidades mantendo a qualidade acadêmica. “É imprescindível que a política de democratização de acesso seja seguida de uma política institucional de acolhimento e afiliação à vida universitária, e de uma política de assistência estudantil que possibilitem aos estudantes igualdade de oportunidades, culminando com o sucesso acadêmico desejado”, afirma.

A UFRB tem, em média, 84,3% de negros; a média nacional é de 40,8%. Desde a sua criação, em 2005, já adotava a reserva de 45% das vagas para cotistas. O processo seletivo continuará sendo feito através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base nas notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Fonte: Tribuna da Bahia

+ sobre o tema

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

para lembrar

Ana Maria Gonçalves: A mídia, as cotas e o sempre bom e necessário exercício da dúvida

Fonte http://www.interney.net/blogs/lll Tenho escrito alguns artigos sobre racismo e, em todos,...

Aborto, maconha, gays, cotas: cadê as polêmicas na campanha?

 A propaganda eleitoral gratuita na TV deveria servir para...

Nem pós-moderno ou governista. Apenas Prounista

O PROUNI (Programa Universidade para Todos) foi criado pelo...
spot_imgspot_img

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Ações afirmativas sob ataque

O receio e o sentimento de ameaça sentidos por parcelas da população como reação à crescente presença negra em lugares antes considerados apenas para...
-+=