UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

Enviado por / FonteBrasil de Fato

Esta é a segunda universidade federal do país a adotar tal medida, seguindo o exemplo da UFPel

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá um importante passo rumo à ampliação da  diversidade em seu quadro de servidores(as). A Procuradoria-Geral Federal emitiu parecer que autorizou o aumento do percentual de vagas para pessoas pretas e pardas nos concursos públicos para docentes. Com essa mudança, 40% das vagas nos concursos para professores(as) da UFRB serão destinadas a candidatos(as) negros(as).

A alteração, publicada na Resolução nº 144 pelo Conselho Acadêmico da Universidade, em 28 de janeiro, tem como objetivo compensar o desequilíbrio no quadro de docentes negros (pretos e pardos) da instituição. Dos 58 concursos para professores realizados entre 2014 e 2023, apenas 5% das 559 vagas ofertadas foram preenchidas por cotistas pretos ou pardos, número muito abaixo dos 20% estabelecidos pela Lei nº 12.990/14.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFRB, Flávia Sabina, explicou que, diante desse cenário, a gestão da universidade consultou a Procuradoria Federal, que, após análise jurídica, emitiu parecer favorável para o aumento temporário do percentual de cotas, tendo em vista a prorrogação da vigência da lei de cotas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Flávia, o novo percentual será mantido até que a UFRB alcance uma reparação adequada na representatividade de docentes pretos e pardos. Ela acrescentou que outras ações estão sendo estudadas para promover o acesso de candidatos negros às vagas e garantir a efetividade da medida. “Estamos buscando pesquisadores que possam nos apoiar no acompanhamento, tanto quantitativo quanto qualitativo, dessas ações”, afirmou.

Para a reitora da UFRB, Georgina Gonçalves, a medida é uma reparação histórica e que ilustra o papel da instituição. “Nós somos uma universidade do território, uma universidade que tem um público discente formado, em sua maioria, por pretos e pardos. É preciso que nosso quadro docente também seja representativo do nosso povo, e a publicação da portaria reforça nosso compromisso institucional com a diversidade do nosso corpo docente”, defendeu a gestora. 

A UFRB se torna a segunda universidade federal do país a adotar tal medida, seguindo o exemplo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

+ sobre o tema

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio...

Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas

Os novos alunos matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025 que foram...

Começa convocação de estudantes em lista de espera do Sisu

Os candidatos selecionados pela lista de espera do Sistema...

Inscrições para o Fies 2025 terminam nesta sexta-feira

Os interessados em participar do processo seletivo do Fundo...

para lembrar

O Preconceito Racial e suas Repercussões na Instituição Escola

INTRODUÇÃO por: Waléria Menezes A sociedade brasileira caracteriza-se por uma pluralidade...

Tia Nastácia: o STF julga, dia 15, livro de Monteiro Lobato

O plenário do STF julga agora, dia 15, um...

Estas são 27 melhores bolsas de estudo com inscrições abertas em setembro

Confira oportunidades para estudar na Nova Zelândia, apoio financeiro...

Educação em Portugal “não ultrapassou as desigualdades criadas pelo racismo”

A recém-criada Djass-Associação de Afrodescendentes organiza debate onde serão...
spot_imgspot_img

Chance de faculdade para jovem de classe média-alta é mais que triplo da registrada por pobre

A probabilidade de um jovem de classe média-alta cruzar a barreira do ensino médio e ingressar em uma universidade é mais que o triplo da registrada...

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio regular em escola pública em 2024 poderão sacar R$ 1 mil do programa Pé-de-Meia, do governo...

Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas

Os novos alunos matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025 que foram aprovados em um dos três processos seletivos do Ministério da Educação (MEC) já podem cadastrar...
-+=