UFV (MG) aceita inscrições para o Vestibular 2011 até 24/09

Estão abertas, até o dia 24 de setembro próximo, às 18 horas, as inscrições no Concurso Vestibular de 2011 da Universidade Federal de Viçosa, que oferece cursos nos campi de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. As provas serão realizadas nos dias 4 e 5 de dezembro, em cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo. Paralelamente, serão realizados os exames do Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (Pases), que proporciona aos candidatos três avaliações consecutivas (I, II e III), ao final de cada ano, durante o ensino médio.

A inscrição deverá ser feita no endereçowww.copeve.ufv.br, onde está disponível o Manual do Candidato, informa o diretor de Vestibular e Exames, Orlando Pinheiro da Fonseca Rodrigues. A taxa de inscrição é de R$115,00. Ao preencher e transmitir eletronicamente a inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto para pagamento da taxa, em qualquer agência bancária, preferencialmente nas agências do Banco do Brasil. A inscrição somente será confirmada após o pagamento do valor da taxa. Quatro dias após o pagamento do boleto, é importante verificar, no endereçowww.copeve.ufv.br, se ela foi confirmada. Não será devolvida a taxa de inscrição por motivo de erro ou desistência do candidato.

Sistema de Seleção Unificada – A UFV dedica 20% das vagas oferecidas em cada curso da Instituição aos candidatos que optarem pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O Sistema foi desenvolvido pelo MEC para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo.

Enem – O resultado das provas de Conhecimentos Gerais do Enem poderá ser utilizado como componente da avaliação no processo seletivo, se o candidato fornecer, no formulário de inscrição, o seu número de inscrição no Enem 2010, permitindo a obtenção pela Diretoria de Vestibular e Exames do resultado oficial do interessado junto ao INEP. Este resultado somente será utilizado caso venha beneficiar o candidato.

Provas – O Vestibular da UFV será aplicado em dois dias consecutivos, correspondendo o primeiro à fase eliminatória e o segundo à fase classificatória. A fase eliminatória é composta por uma prova contendo 80 questões objetivas (múltipla escolha). A fase classificatória é composta por uma prova de Língua portuguesa contendo oito questões objetivas (múltipla escolha) e produção textual, bem como por duas provas específicas para as áreas de conhecimento determinadas para cada curso.

Locais das provas – As provas serão realizadas nas cidades mineiras de Alfenas, Barbacena, Belo Horizonte, Divinópolis, Florestal, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Itaobim, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Muriaé, Patos de Minas, Rio Paranaíba, Ubá, Uberlândia e Viçosa, bem como Cachoeiro de Itapemirim e Vitória, no Espírito Santo. As provas para o curso de Medicina somente poderão ser realizadas nos municípios de Viçosa, Belo Horizonte e Juiz de Fora; as dos candidatos ao curso de Dança somente poderão ser realizadas nos municípios de Viçosa, Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES).

O candidato deverá definir, já na inscrição, o campus onde pretende estudar, ou seja, Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. Deverá, também, fazer a opção do curso pleiteado, pois, de acordo com o edital do processo seletivo, em hipótese alguma será autorizada a mudança do campus onde pretende estudar e, ou, do curso escolhido. Também não será autorizada a mudança do local escolhido para a realização da prova.

Candidatos aos benefícios da Política de Ações Afirmativas – Visando equalizar as oportunidades de ingresso em seus cursos de graduação, a Universidade Federal de Viçosa oferece aos candidatos que cursaram e concluíram todos os 11 anos do ensino fundamental e médio (ensino regular) em escolas públicas no Brasil um bônus no valor de 15% (quinze por cento) sobre a pontuação obtida no Vestibular. Mais informações, no endereço eletrônico www.copeve.ufv.br, clicando no item “Inscrição Política de Ações Afirmativas” (à direita da página).

Candidatos ao Curso de Dança – O candidato ao curso de Dança deverá ser aprovado nas Provas de Habilidades Específicas. Somente os candidatos aprovados nestas provas terão suas provas do Vestibular 2011 corrigidas e poderão ter classificação nas listagens finais de aprovados ou de excedentes, dentro das normas deste Processo Seletivo.

As provas, que serão realizadas no período de 6 a 8 de dezembro de 2010 em locais a serem definidos pela Universidade Federal de Viçosa e Publicados no site da Diretoria de Vestibular e Exames, constarão de uma Prova Técnica e uma de Criatividade.

O candidato ao curso de Dança somente poderá escolher como local de provas as cidades de Viçosa (MG), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), onde serão realizadas as Provas de Habilidades Específicas.

Mais informações referentes ao Concurso Vestibular 2011 poderão ser obtidas pelos telefones (31) 3899-2137 ou 3899-2154; por fax (31) 3899-1424; pela internet, no endereço www.copeve.ufv.br, pelo correio eletrônico [email protected]; ou na sede da Diretoria de Vestibular e Exames no Campus de Viçosa.

+ sobre o tema

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes...

para lembrar

‘Escola Sem Partido’ fere a educação, diz Janine Ribeiro

Reconhecido principalmente por sua atuação acadêmica como professor de...

Racismo entre nós

por:Paulo Moreira Leite Eu já não era tão jovem quando...

Escolas exigem compra de materiais proibidos

  As escolas não podem incluir na lista de material...
spot_imgspot_img

Quem se inscreveu no Enem 2024 tem até quarta-feira (19) para pagar taxa

O participante que se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até a próxima quarta-feira (19) para pagar a taxa de...

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançará na próxima terça-feira, 18, a plataforma Antonieta de...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...
-+=