Mulheres passam mais tempo na escola do que homens

Elas estudam cerca de seis meses a mais e só perdem na faixa acima dos 60 anos

 

As mulheres passam mais tempo nas salas de aula do que os homens em todas as faixas etárias analisadas pelo Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio). Em média, elas estudam um semestre a mais do que o sexo masculino, seja entre os 10 e 14 anos, 15 e 17 anos, 20 e 24 anos ou de 30 a 39 anos.

Apenas no grupo com 60 anos ou mais é que as mulheres perdem dos homens em anos de estudo, ainda assim por uma diferença de só três meses e meio (ou 0,3 anos) passados na escola.

O tempo médio que os brasileiros passam estudando (7,2 anos) cresceu bem pouco entre 2008 e 2009 – apenas 0,1 ano, o equivalente a pouco mais de um mês. Entretanto, no intervalo de meia década (entre 2004 e 2009), o aumento foi maior, igual a um semestre – passou de 6,6 para 7,2 anos de estudo.

O grupo com maior escolaridade no país é o de mulheres entre 20 e 24 anos de idade – elas têm média de dez anos de estudo. Na sequência estão as que têm entre 25 e 29 anos, com 9,8 anos passados nas escolas.

Uma das hipóteses para os dados positivos é a crescente entrada das mulheres no mercado de trabalho. A competição por emprego levou o sexo feminino a valorizar os estudos tanto ou mais do que os homens.

A diferença de tempo de estudo entre homens e mulheres na faixa dos 20 aos 24 é de quase um ano.

Presença na escola

Há desigualdade também na presença das pessoas dos dois sexos na escola. Em todas as faixas etárias – seja entre 6 e 14 anos, 15 e 17 anos e com 25 anos ou mais – as mulheres têm maior taxa de comparecimento às escolas.

A partir dos 18 anos, a presença das mulheres nos colégios (a chamada taxa de escolarização) chega a ser quase 4% maior que a dos homens.

O número de pessoas com mais de 11 anos de estudo chegou a quase 56 milhões em 2009, equivalente a um terço da população acima dos dez anos.

Mesmo com as melhoras, outros 36,2 milhões de pessoas, pouco mais de um quinto da população total, não têm nenhum tipo de estudo ou têm menos que quatro anos em sala de aula.

Fonte: R7

+ sobre o tema

Medalha Theodosina Ribeiro – Conheças as homenageadas 2015

Reconhecer o trabalho e as ações de mulheres que...

Os Estados e a universidade pública

Por: PAULO GABRIEL SOLEDADE NACIF   A rede de...

Negro demais para os brancos; branco demais para os negros

Certa vez assistindo uma entrevista com a atriz e...

Estudantes protestam contra adoção do Enem pela UFMG

Mais de mil alunos de cursinhos e escolas particulares...

para lembrar

Fabrício Boliveira: “O machismo é uma escravidão”

Capa da GQ de setembro ao lado de Emilio...

A igualdade de gênero e as barreiras do conservadorismo religioso

No Brasil do século XXI, as mulheres continuam largando...

Uso de meios digitais na educação pode melhorar aprendizagem

A inclusão de recursos digitais em salas de aula...

Número de mulheres na Assembleia de SP passa de 11 para 18; pretos são 5 de 94

Um terço dos deputados é milionário. Em 2014, apenas...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=