Um ano depois da eleição, Obama é aprovado por 54% dos americanos

Fonte: G1 –

Já 45% deles desaprovam o presidente, segundo sondagem da CNN.
Índices praticamente ‘empatam’ com os de há um ano.

Um ano depois de ter sido eleito presidente dos Estados Unidos, Barack Obama conta com uma aprovação de 54% dos americanos, contra 45% que o desaprovam, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (3) pela CNN e feita em parceria com a Opinion Research Corporation.

“O índice de aprovação de Obama é quase idêntico aos 53% dos votos que recebeu há um ano”, comentou o diretor de pesquisas da CNN, Keating Holland.

“E, em quase todas as categorias demográficas, a porcentagem dos que aprovam hoje a gestão de Obama está dentro da margem de dois ou três pontos frente à porcentagem dos que votaram nele” em 4 de novembro de 2008, acrescentou.

O assunto, porém, toma outra direção quando considerado o fator ideológico.

A pesquisa da CNN destaca que entre os liberais o índice de aprovação de Obama está sete pontos acima da porcentagem das pessoas dessa linha de pensamento que votaram nele em novembro de 2008.

Entre os conservadores, o número dos que simpatizam com Obama caiu dez pontos em comparação com as pessoas desse mesmo grupo que votaram no atual presidente há um ano.

A pesquisa ressalta que o índice de aprovação do presidente se mantém acima dos 50% ainda quando a maioria dos americanos não está de acordo com a forma como Obama conduz assuntos como economia, saúde, Afeganistão, Iraque, desemprego, imigração ilegal e déficit do orçamento federal.

Matéria original

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...