Um bebê abandonado em uma sacola ‘gourmet’

Não há dor que possa absolver Sandra Queiroz, que abandonou a filha recém-nascida

Mãe de dois outros filhos, ela trabalha em Higienópolis, bairro nobre de São Paulo

Por CAMILA MORAES, do El Pais 

A câmera de segurança de um prédio de classe alta, no bairro de Higienópolis, em São Paulo, capta a imagem de uma mulher que desce cabisbaixa os últimos degraus de uma escada, em direção à rua. Debaixo do braço esquerdo, ela carrega uma sacola de papel, cujo peso ajuda a sustentar com a mão direita. Passa por uma porta e desaparece.

O desfecho da história de Sandra Maria dos Santos Queiroz, a empregada doméstica de 37 anos que foi presa por abandonar uma recém-nascida na rua, em Higienópolis, é contado por outra câmera de segurança – desta vez, um aparelho instalado na calçada de um prédio na rua paralela à casa da patroa, onde ela vive –, e o Brasil inteiro já sabe. A menina que tinha apenas um dia de vida quando Sandra a depositou ao lado de uma árvore, dentro da sacola que ela carregava com medo de rasgar, foi encontrada por um porteiro que trabalha a poucos metros do lugar e entregue à polícia, que, em tempo hábil, solucionou o caso. E Sandra terá de solucionar seu caso com a Justiça, porque o que fez é crime.

O que não tem solução, e talvez nunca terá, é a vida dessa mãe de um adolescente de 17 anos (que vive com a avó na cidade onde Sandra nasceu, Vitória da Conquista, na Bahia) e de uma menina de três, que mora com a mãe na casa em que ela trabalha como empregada doméstica. Que horas ela volta – parafraseando, não à toa, o filme de Anna Muylaert – a ser tratada como uma cidadã comum, respeitada e digna de confiança e de afeto? Nunca. Porque Sandra abandonou um bebê numa sacola.

Ninguém se perguntou exatamente que sacola era essa, de papelão branco grosso e dizeres em francês. Não houve muito espaço para o fato de que Sandra – que escondeu a gravidez da dona da casa onde trabalha por nove meses, favorecida pelo excesso de peso – tenha parido no banheiro anexo ao seu quarto de empregada, cortado o cordão umbilical sozinha, limpado e vestido a criança com roupinhas herdadas de sua primeira filha e dado de mamar a ela no peito por um dia.

Tampouco foi dado destaque ao fato de ela ter circulado pelas ruas de Higienópolis com a bebê na sacola, debaixo do braço, por cerca de uma hora antes de criar coragem para deixá-la no chão, em uma área onde facilmente seria encontrada, como mostram os relógios de ambos os registros extraídos das câmeras de segurança (o primeiro, às 18h30, e o segundo, às 19h30). Depois de tomada a decisão, Sandra ainda se esconde a certa distância, esperando para ver a filha ser resgatada por Francisco de Assis Marinho, o porteiro-herói, que ia atrasado para a missa.

Continue lendo aqui 

 

 

+ sobre o tema

Estupro e consentimento explicados em simples tirinhas

Consentimento no sexo é ignorado o tempo todo, e...

O Mais Ordinário dos Estupros

Neste artigo de Patricia Valério, cuja inspiração é o...

para lembrar

Estupro e consentimento explicados em simples tirinhas

Consentimento no sexo é ignorado o tempo todo, e...

O Mais Ordinário dos Estupros

Neste artigo de Patricia Valério, cuja inspiração é o...
spot_imgspot_img

Epsy Campbell compartilha decálogo de poder e compaixão com líderes negras latino-americanas

Entre a comunidade negra latino-americana (especialmente a feminina), Epsy Campbell é um marco histórico: foi a primeira mulher afrodescendente a chegar a uma Vice-Presidência...

Feminicídio: DF supera quantidade de casos do mesmo período de 2024

O Mapa de Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira (11/6) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, revela que houve uma redução de 25,81% nos casos...

Justiça do Rio condena médico que estuprou mulheres na sala de parto

A Justiça do Rio condenou o médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra a 30 anos de prisão, em regime fechado, por estupro de vulnerável contra...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.