Um caso de amor entre vela e pólvora – por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva
Que cheiro de vela queimada, diz o motorista, apertando o nariz. Vela, não, parafina, oh animal, corrige o cobrador, meio embriagado. E do que é feita a vela? Pergunta o condutor, altivo. Eu falei que o cheiro é de parafina, só isso! Perguntei do que é feita a vela, insiste o motorista.
Ficam naquele vai-não-vai até o cobrador sair com essa: a vela só existe por causa do cordão. Como é que é? Estranha o motorista. Vela é vela, rapaz, com cordão ou sem cordão, o que vale é a forma, ela é vela. O cobrador retruca, descrente e sem alteração, vela só é vela se tiver pavio. Rapaz, diz o motorista, você é um defunto morto e eu não vou acender vela pra você. Vou dar outro exemplo: uma arma é uma arma, com bala ou sem bala, compreendeu truta?
A cronista ria, observava a paisagem humana no trajeto do coletivo enquanto buscava símiles, metáforas e metonímias para os textos diários. Em uma piscada de olhos compreendeu o cerne do debate filosófico entre o cobrador e o motorista, tratava-se ali da operacionalidade das coisas. O motorista era bom de lógica, daqueles que enxergam à frente, enquanto os outros pensam curto, no limite das coisas. Se voltar para a escola (é jovem) irá longe, tão longe quanto sua capacidade de raciocínio.
O preconceito racial é a parafina da vela, matéria prima que se fará notar pelo cheiro, caso o pavio seja aceso. A discriminação, então, seria o pavio? Não! Parafina e pavio apagado não cheiram à vela queimada. A discriminação é a pólvora que detona e exala o mau cheiro do preconceito. Provoca incêndios, destruição individual e em massa, desalento, cerceamento da liberdade e morte.
Pronto! Estava compreendida a operacionalidade das coisas. Tivesse a cronista um cachê qualquer e  justo seria dividi-lo com cobrador e motorista.

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Senadores se manifestam em favor de ações de Dilma contra corrupção

Parlamentares de vários partidos se revezaram em discursos na...

Turismo étnico afro-brasileiro é debatido no Salão

Fonte: PanRotas - O Portal do Profissional do Turismo...

Continua campanha para a Proposta Lei de Iniciativa Popular para Reforma Política

Apresentada pela Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do...

SBPC aprova moção em defesa do Estado laico

SBPC aprova moção em defesa...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

Frugalidade da crônica para quem?

Xico, velho mestre, nesse périplo semanal como cronista, entre prazos apertados de entrega, temas diversos que dificultam a escolha, e dezenas de outras demandas,...

O PNLD Literário e a censura

Recentemente fomos “surpreendidas” pela censura feita por operadoras da educação no interior do Rio Grande do Sul e em Curitiba a um livro de...
-+=