‘Um Olhar Sobre a África’: Exposição fotográfica retrata religiosidade e dança em Togo

Mostra da Cia. Robson Correia entra em cartaz no Abril da Dança e vai até 07 de maio no Xisto Bahia

(Foto: André Frutuôso)

Um conjunto de imagens que mesclam religiosidade e dança faz parte da exposição fotográfica “Passos da Cia. – Um olhar sobre a África”, que fica em cartaz no Foyer do Espaço Xisto Bahia, de 1º de abril até 07 de maio, de segunda a domingo, com entrada gratuita, das 9h às 22h, integrando a programação do Abril da Dança no Estado.

A exposição, que conta com a curadoria da antropóloga e escritora Goli Guerreiro, mostra a experiência dos bailarinos da Companhia em viagem ao continente africano, onde representaram a Bahia e o Brasil na 7ª edição do Festival de Divindades Negras, ocorrido em dezembro do ano passado, na cidade de Aného, no Togo.

“Desde 2010, no mês da dança, sempre realizamos uma exposição fotográfica que retrata os passos das produções e progresso do grupo, e desta vez, com uma importância singular, afinal, trata-se do registro da primeira viagem internacional da Cia. E logo para África, berço de uma cultura plural e muito semelhante a nossa, devido ao processo histórico do nosso país”, destaca Robson Correia, responsável pela companhia.

Para o fotógrafo André Frutuôso, autor das imagens, é impossível dissociar a cultura afro-brasileira da mãe África. “Ir para Togo foi uma oportunidade representativa onde pude conferir e registrar de perto, um pouco dos costumes deste povo, protagonista de nossa história. Qual o negro, que tem orgulho de sua identidade étnica, que não gostaria de conhecer o continente africano?”, pondera.

As imagens mostram as apresentações artísticas do festival, visita à cultos das religiões de matriz africana e o espetáculo “Homens de Ogum”, que a Cia. baiana levou na bagagem para a África. Uma coreografia baseada na história do orixá guerreiro que representa o ferro, as construções e o desenvolvimento urbano.

A participação da Cia. de Dança Robson Correia, no Festival das Divindades Negras, organizado pela Associação para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Africano (Acofin), foi fruto do Edital de Mobilização Artística e Cultural, concedido pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura. Segundo Robson Correia, “quanto mais proximidade entre os países, melhor para estreitar os laços e preservar o legado histórico entre Brasil e África”, resume.

Serviço

Exposição Fotográfica: Passos da Cia. – Um olhar Sobre a África

Local: Espaço Xisto Bahia

Período: 01 de abril 2013 a 07 de Maio de 2013

Fotógrafo: André Frutuôso

Curadoria: Goli Gurreiro

Direção artística: Robson Correia

 

 

Fonte: Cultura.ba

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

Seminário aborda discriminação

A UEFA junta-se às federações holandesa e inglesa...

Provei que não sou marginal, desabafa Felipe após título carioca

Mesmo sem defender pênalti, goleiro do Flamengo se sentiu...

para lembrar

Seppir faz homenagem a Machado de Assis

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial...

Spike Lee confirmado para refilmagem de Oldboy

Foi confirmado nesta segunda-feira (11) o nome do diretor...

Congresso luso-afrobrasileiro traz escritor Mia Couto a Salvador

A cidade de Salvador foi escolhida para abrigar,...

Anderson Silva se inspira ao ver sua retrospectiva e posta no Twitter

"Espaço Octógono" especial sobre o Spider é assunto entre...
spot_imgspot_img

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...

“O batuque da caixa estremeceu”: Congado e a relação patrimonial

“Tum, tum-tum”, ouçam, na medida em que leem, o som percussivo que acompanha a seguinte canção congadeira: “Ô embala rei, rainha, eu também quero...
-+=