Uma carta de amor para as minhas amigas negras

Existem muitas pessoas bonitas no mundo , a beleza de outra mulher, não deve anular a sua beleza , poderia falar muitos motivos aqui aos quais nós mulheres negras fomos expostas , para cairmos sempre nessa eterna contradição da comparação , seja ela com as mulheres brancas , que são o padrão de beleza mais aceito socialmente , ou entre nós , mulheres pretas que por estratégias racistas nunca nos sentimos suficientes e assim caímos no abismo de nos comparar com nossas irmãs , quando alcançamos o pouco de amor e afeto que nos é oferecido , o pouco de visibilidade que / quando conseguimos alcançar , caímos mais uma vez no maldito mal da comparação.

Por Juliana Lopes, do Medium

@DAZZLE_JAM

Irmãs , esse é um plano muito bem projetado , que a gente odeie aqueles que são parecidos conosco , que nos matemos entre nós . Mas esse é um plano branco , colonizador de nossos pensamentos , e não estou aqui falando para ser hipócrita e dizer que amanhã uma vez que queiramos não iremos mais nos ferir , nos comparar , nos sentir inferiores ao ver outra de nos bonita , mas quero dizer que tenho fé que depois e depois de amanhã , que hoje mais do que ontem , nos fortaleceremos na energia do amor ,aonde as nossas belezas somarão .

Cairemos algumas vezes e voltaremos aos padrões repetitivos do passado , nos sentiremos diminuídas , nem todos os dias teremos auto estima para reconhecer a nossa beleza única , pois cada uma de nos é bela e especial da sua forma . Eu sei que a vida toda brigamos pelo pouco , pelo pouco de afeto, no fundo todas tão feridas , não sei se nessa guerra podemos falar a palavra vitória , sempre envolvidas em relacionamentos tão complicados , quase sempre muito menos do que merecíamos , muitas vezes sem ninguém.

Mais uma vez , não é o fim , é só o recomeço , ao ter consciência de todos esses processos dolorosos , estamos mudando , estamos deixando o amor adentrar as nossas vidas , principalmente entre nós . Não quero romantizar as relações , mas quero que hoje nos prometamos nos perdoar , perdoar a nós mesmas e as nossas . Não é fácil , não será amanhã . Mas será , aos poucos , com paciência , com a certeza de que estamos ressignificando o amor .

A todas as mulheres negras que um dia eu me senti diminuída por a sua beleza , eu te amo , sinto muito, me perdoe , eu sou grata por poder aprender com você aqui nessa vida , nesse mundo tão difícil . As mulheres negras que me ensinaram e me ensinam sobre o amor e o amadurecimento diariamente . As que me ensinaram que podemos brilhar muito mais juntas, as que assim como eu superamos o sentimento de comparação quando estamos juntas , mesmo que ainda assim eles venham em nossas mentes como padrões repetitivos , eu sinto em meu coração diariamente o amor que escolhemos nutrir entre nós e escolhemos ele todos os dias , toda a gratidão do meu coração .

Estamos mudando nossas crenças mais limitantes e aprendendo a amar , juntas , nossa beleza sustenta mutuamente uma a outra , nos erguemos nos dias em que não conseguimos enxerga-la, temos empatia umas com as outras , e quanto estamos radiantes a nossa luz ofusca a dor do racismo e da lugar para o amor . As mulheres brancas, nos respeitem e sejam humildes ao reconhecer seus privilégios , seus cabelos lisos não nos ofuscam mais , descobrimos que essencialmente somos belas assim como o seu padrão de beleza sempre foi representado , reconheçam isso e participem do nosso amor ou fogo nos racistas .

Asé, que Oxum abençoe cada uma dessas palavras e mais uma vezes as minhas amigas negras : Gratidão,por todas as vezes que compartilharam as suas fraquezas comigo, e eu pude me colocar em seu lugar e entender o quanto a baixa auto estima não passa de um grande padrão repetitivo , causado pelo impacto do racismo psicológico , eu tive essa certeza todas as vezes que as vi perfeitas em minha frente , não conseguindo enxergar isso .

Obrigada pelo colo e amor quando por vezes eu também estive na mesma situação.

Juntas somos incrivelmente fortes e potentes.

Eu amo vocês

Juliana Lopes, 31–08–2019

+ sobre o tema

para lembrar

Serena Williams protagoniza vídeo da Nike sobre empoderamento feminino

Vencedora de 23 Grand Slams, a tenista Serena Williams...

Precisamos reconhecer nossa palmitagem

Muito se tem discutido sobre a solidão da mulher...

Mulher negra sempre será subjugada, diz advogada Valéria dos Santos

Alvo de um episódio que causou revolta pelo racismo...

Um dia histórico para o Movimento das Mulheres

Ontem foi um dia histórico para o Movimento de...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=