Uma encalhada incomoda muita gente

O verbo encalhar, em Português, tem alguns significados: ele pode se referir a algo que encontrou um obstáculo para sua flutuação, algo que não teve continuidade, um produto que ninguém comprou ou a “não contrair o matrimônio, ficar solteiro”.

Por  Mari Do Lugar de Mulher

Como se não casar fosse o equivalente a ser um brinquedo da geração passada ou encontrar um banco de areia.

Semana passada me mandaram um vídeo de 4 minutos produzido pela marca de cosméticos SK-II. A postagem original no Youtube já teve mais de 1 milhão de views e mostra a pressão (social e familiar) pela qual passam as mulheres chinesas que, após os 25 anos, não casaram. Elas são chamadas de “mulheres sobra”.

Vejam, vale a pena:

O vídeo mostra alguns tipos de mulheres solteiras: a que tem outros objetivos (ser uma profissional foda), a que gosta de ser solteira e a que não quer se contentar com qualquer amor meia dúzia.

Quando terminei de assistir quis saber do que se tratava e procurei a #ChangeDestiny, que aparece no final. O que eu li foi um monte de mulheres do mundo inteiro emocionadas com o vídeo (e eu mesma estava). Só então parei para pensar que, talvez, uma das ideias da campanha fosse mostrar a diferença absurda da cultura chinesa para a cultura ocidental. O problema é que, no fundo, as coisas não são tão diferentes assim.

casamentoSe preciso for, casarei comigo mesma

Claro, pelo que eu li aqui na China existe, além da pressão social, uma pressão do Estado para que as mulheres se casem. Isso nós não passamos mas uma “mulher sobra” é, nada mais nada menos, que a “encalhada que não conseguiu ninguém que quisesse ficar com ela”. E por mais que, tanto no Brasil quanto na China, uma mulher solteira possa ser e ter muitas coisas, não vão ser poucas as vezes em que ela será vista como alguém que fracassou só porque não casou.

Porque a cultura pode ser um pouco mais sutil no jeito de falar disso, mas os relacionamentos continuam validando as mulheres por aqui, sim. E, depois de certa idade, o único relacionamento possível para uma mulher decente é o casamento.

O texto por trás de tudo isso é o mesmo: é o brinquedo “encalhado” nas prateleiras lá do primeiro parágrafo. Porque “se você realmente gostasse teria colocado um anel no dedo dela”, ou seja, teria escolhido e elevado o status da mulher tirando ela dessa vida.

cat(apenas vdds)

Só que tudo isso, colegas, é uma bela de uma patacoada, né. Primeiro porque mulher não é produto pra ser escolhido nem adquirido e segundo porque ninguém tem obrigação de se casar, mesmo amando. Casamento é uma opção (ou deveria ser).

Um casamento pode ser algo muito bonito, se ambos quiserem isso, mas a função dele não é nem deveria ser tornar ninguém uma pessoa de mais valor para a sociedade. E o fato de ainda pensarmos assim está diretamente relacionado com sermos incapazes de ver as mulheres como existências plenas, que não vieram ao mundo servir ninguém nem ser coadjuvantes da história de ninguém.

E quando a gente muda esse olhar sobre as mulheres até o casamento muda, pode notar, já que um casamento entre iguais, entre duas pessoas inteiras, não é a mesma coisa que um casamento por obrigação social.

Por isso é importante repetir, sempre, que somos as personagens centrais das nossas próprias histórias e, como disse o vídeo, não deixar que pressão nenhuma dite o nosso futuro (nem aqui nem na China. Rs).

eu-me-amoEu te amo, euzinha

Leia Também 

Solteiras aos 27 anos, o drama das ‘mulheres que sobraram’ na China

+ sobre o tema

“Estrelas Além do Tempo” é líder nas bilheterias dos EUA pela segunda semana

Estrelas Além do Tempo se manteve no topo das bilheterias...

Não há saída da pandemia sem olhar para todos, diz Jurema Werneck

Nesta quinta-feira (14), a ONG de luta pelos direitos...

Após um ano, lei de apoio à vítima de estupro não é cumprida em todo o País

Áreas longe de grandes centros são piores; médico do...

Michaëlle Jean

Michaëlle Jean, condecorada com a Ordem do Canadá, Ordem...

para lembrar

Vote agora! Laudelina um aplicativo que auxilia empregadas domesticas sobre seus direitos

VOTE AQUI Um app que fornece conhecimento e ferramentas para...

19 coisas pelas quais NENHUMA mulher deve pedir desculpas

1. Existir em um corpo, não importando a aparência...

Nos anos 50, homens frequentavam casa secreta para agir e vestir como mulheres

As fotos foram encontrados em um mercado de pulgas...

Ao reprimir direitos das mulheres Congresso coloca Brasil na contramão

O deputado Eduardo Cunha (PMDB) apresentou, nesta quarta-feira (21),...
spot_imgspot_img

Mulheres Negras: Encruzilhadas de Raça e Gênero

Encontro "Mulheres Negras: Encruzilhadas de Raça e Gênero" com Sueli Carneiro e Neon Cunha acontece amanhã, 19h on-line Sueli Carneiro e Neon Cunha, referências no...

Selo dos Correios celebra Luiza Bairros, ex-ministra e ativista negra

Os Correios e o Ministério da Igualdade Racial lançam nesta terça-feira (17) um selo em homenagem à socióloga gaúcha Luiza Bairros, ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção...

USP cria projeto para atendimento odontológico exclusivo para população transgênero

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP coloca em prática, a partir deste mês, o projeto DTM Trans para preencher as lacunas para...
-+=