Uma Seleção de negros e sem preconceito nos Jogos de Inverno de Sochi

Brasil leva a Sochi uma delegação em que, pela primeira vez, os negros são maioria. No total de 13 atletas, seis são brancos.

 

Na semana em que o volante Tinga, do Cruzeiro, foi alvo de provocações racistas no Peru, a delegação brasileira nos Jogos de Inverno de Sochi dá uma demonstração da pluralidade racial do País. Dos 13 atletas que estão na Rússia, sete são negros.

Em um país que não tem neve e em modalidades esportivas ainda consideradas por muitos elitista, o Brasil reuniu uma equipe em que a cor da pele é o que menos importa.

A postura do atleta influencia muito sobre como as pessoas vão nos ver. O nosso time tem uma postura boa, procuramos os integrar com as outras equipes. E, aqui, está aquele atleta que conquistou o seu espaço e todos se respeitam – disse a piloto do time feminino de duplas do bobsled, Fabiana Santos.

Fabiana lembrou que o fato de ser do Brasil também ajuda na comunicação. E ressaltou o carisma e mania do brasileiro em cumprimentar a todos, com o seu jeito expansivo.

Parceira de bobsled de Fabiana, Sally Mayara, logo descartou qualquer tipo de problema seja dentro da delegação ou fora dela em relação a cor da pele. E a loura fez questão de declara: “sou branca só por fora”.

Após ser ovacionada pelo público durante sua apresentação no esqui aéreo, na noite de sexta-feira, Josi Santos foi outra que não havia percebido a supremacia dos negros na Seleção dos Jogos de Inverno. E ressaltou que só há motivos para comemorar.

É um orgulho para a minha raça e é bom porque podemos mostrar as qualidades do negro. Mas isso não fazá diferença. O que faz a diferença é o calor do povo brasileiro – frisou Josi.

Josi foi a primeira atleta afrodescendente do mundo a participar da modalidade de esqui aéreo em uma edição dos Jogos de Inverno. E destacou que tanto em Sochi ou em sua vida nunca ter sido discriminada.

Para o chefe da missão brasileira em Sochi e presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), Stefano Arnhold, destacou que em Jogos Olímpicos não há espaço para o racismo. Lembrou que todos estão em busca da excelência, de resultados e que todo o resto é secundário.

– Mesmo no esqui alpino, o esporte mais elitista, nossos dois representantes são negros, a Maya (Harrisson) e o Jhonatan (Longhi).

 

 

Fonte: Notícias do Dia

+ sobre o tema

Eto’o chega à Rússia garantindo que não escolheu o Anzhi por dinheiro

Atacante, que deixará de vestir a camisa 9 por...

Escrita Feminina Negra

A pesquisadora Cristian Sales apresenta-nos em sua dissertação intitulada Composições e recomposições:...

Anderson Silva inaugura projeto no Corinthians e cogita academia em nova arena

Por: DANILO VITAL   Anderson Silva consolidou ainda mais sua relação...

para lembrar

Os letrados africanos dominam pouco as nossas línguas

Depois da entrada triunfal no universo da ficção...

‘Sou uma matriz. E isso não é ruim’, diz Djavan, que lança disco

'Rua dos amores' é primeiro CD de inéditas do...

Cantora Natina Reed é atropelada e morre nos EUA

Natina Reed, integrante do trio de R&B Blaque, foi...
spot_imgspot_img

Rebeca Andrade lidera Brasil à prata por equipes no Pan-Americano

Rebeca Andrade estreou com uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo, a campeã olímpica liderou o Brasil ao pódio por equipes em...

Queniano Kelvin Kiptum quebra recorde da maratona em Chicago

O corredor queniano Kelvin Kiptum venceu a Maratona de Chicago, na manhã deste domingo (8), completando o percurso de 42,195 quilômetros pela cidade americana em duas...

Ouro para o Brasil: Rebeca Andrade é bicampeã no salto no Mundial de Ginástica

Rebeca Andrade conquistou, neste sábado, a medalha de ouro no Mundial de Ginástica no salto. A brasileira, atual campeã olímpica, superou a norte-americana Simone Biles, que...
-+=